sábado, 15 de setembro de 2012

Gol de Cidinho em passe de Jeferson confirma boa fase da base do Bota


Ainda jovens, jogadores revelados no clube se tornam peças importantes em sequência de bons resultados do time no Campeonato Brasileiro

Por Thales Soares Rio de Janeiro

 O gol do Botafogo (veja o vídeo) no empate em 1 a 1 com o Internacional, quinta-feira, no Engenhão, chamou mais uma vez a atenção para as promessas reveladas pelas categorias de base do clube. Em passe do meia Jeferson, Cidinho dominou a bola dentro da área e fez o gol. Naquele momento, cinco crias alvinegras estavam em campo de um total de seis que atuaram na partida.

Nos últimos três jogos, o aproveitamento desses jogadores vem sendo uma tônica. Contra o Cruzeiro, quando o Botafogo venceu por 3 a 1, seis revelações da base atuaram. Na vitória por 3 a 1 sobre o Náutico, houve o auge, com sete em campo ao mesmo tempo.

Se em outras oportunidades, as atuações de Dória, de 17 anos, Jadson, de 19, e Gabriel, de 20, titulares do Botafogo no momento, chamaram a atenção, desta vez, o destaque ficou por conta de Cidinho, de 19. O meia teve seu nome gritado pela torcida e entrou no lugar de Fellype Gabriel para marcar o gol de empate.

- Cidinho já teve momentos importantes conosco esse ano, fez gols, tem qualidade, está participando mais do jogo, ficando mais competitivo e absorvendo mais características de maturidade. Acho que ainda vai crescer bastante - analisou o técnico Oswaldo de Oliveira.

Cidinho, Botafogo x Internacional (Foto: Wagner Meier / AGIF)Cidinho chuta para fazer o gol do Botafogo no empate com o Internacional (Foto: Wagner Meier / AGIF)

Depois do jogo contra o Náutico, o comandante citou a fábula da águia, que é criada com os pintos e não consegue voar. Só o faz obrigada, quando é jogada do precipício. No próximo jogo, domingo, contra a Ponte Preta, em Campinas, ele terá novos desfalques, como Elkeson, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. No momento, Sassá, de 18 anos, que entrou no segundo tempo contra o Internacional, é um dos candidatos à vaga, mas Oswaldo mostra cautela.
Não é todo mundo que a gente vai empurrar do precipício"
Oswaldo de Oliveira

- Não é todo mundo que a gente vai empurrar do precipício. Não podemos permear a equipe com muitos jovens. Tem que ser aos pouquinhos. Vou sentindo neles se estão preparados. Quando achar que devo, darei chance, sim. O próprio ambiente acaba propiciando isso. Um puxa o outro. Eles se olham, são companheiros, jogam e andam juntos - comentou Oswaldo.

Para efeito de comparação, o treinador lembrou o momento em que colocou Sassá em campo para mostrar o peso que um garoto pode carregar. Aos 12 minutos, Forlán, melhor jogador da Copa do Mundo de 2010, entrou para aumentar o poder de fogo do Internacional. O jovem atacante do Botafogo substituiu Lodeiro aos 27. Mesmo com a diferença de status, conseguiu ajudar o Botafogo a conseguir o empate.

- A minha preocupação era que, quando há muito equilíbrio em um jogo, o grande jogador desequilibra. No momento em que coloco o Sassá ainda desconhecido em campo, o Internacional vem com Forlán. Você fica preocupado. Mas os meninos resistiram bem e tiveram força para arrancar um empate que era difícil - disse Oswaldo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/09/gol-de-cidinho-em-passe-de-jeferson-confirma-boa-fase-da-base-do-bota.html

Nenhum comentário: