sábado, 15 de setembro de 2012

América-MG toma sufoco do Avaí, mas volta a vencer no Independência

Alessandro marca gol solitário da partida que foi dominada pelo Leão 


 A CRÔNICA
por Léo Simonini

Não foi com bom futebol e tampouco com facilidade, mas depois de sete jogos sem vencer em casa, o América-MG voltou a ganhar diante de sua torcida. O Coelho bateu o Avaí por 1 a 0, gol do atacante Alessandro, o nono dele na Série B. O placar apertado acabou injusto, já que o Avaí foi melhor durante quase todo o tempo, pressionando o rival, que se defendeu do jeito que deu, com direito a muitos chutões. Mas, como no futebol justiça não vale três pontos, o Coelho comemora e deixa a torcida satisfeita.

América-MG e Avaí (Foto: Léo Simonini / Globoesporte.com)O América-MG conseguiu reencontrar a vitória diante do Avaí (Foto: Léo Simonini / Globoesporte.com)

Com a vitória, o América-MG se manteve na sétima posição, agora com 40 pontos, seis atrás do São Caetano, quarto colocado até o momento. Já o Leão sai de campo frustrado com a derrota e permanece com 37 pontos, em nono lugar.  

Na próxima rodada, o América-MG joga na terça, às 21h (de Brasília), contra o Bragantino, em Bragança Paulista. Já o Avaí recebe o Guaratingueta na próxima sexta, às 19h30m.

Quem não faz, leva

Goleado em casa na última rodada pelo São Caetano, por 5 a 2, o América-MG até que começou com postura diferente nesta sexta, jogando mais adiantado. Como o Coelho tentou colocar suas peças mais à frente, sobrou espaço no campo de defesa para que o Avaí chegasse com perigo. Mais organizado e sem pressão, o time de Santa Catarina passou a dominar as ações ofensivas e com menos de 16 minutos chegou com perigo em pelo menos cinco oportunidades, enquanto, do outro lado, Marcelo Moretto teve que sair do gol apenas uma vez para cortar um cruzamento.

Mauro Fernandes teve que mexer logo cedo no time americano, mas por conta de lesão. Com dores nas costas, o experiente Fábio Júnior deu lugar a Ewerthon, aquele mesmo, com passagens por Corinthians, Palmeiras e até Seleção Brasileira.

Só que futebol tem dessas coisas. Após sofrer pressão e não conseguir se encontrar em campo, o América-MG chegou ao primeiro gol do jogo. O atacante que havia entrado havia pouco recuperou a bola no meio, deu passe na direita para Boaideiro, que cruzou na cabeça de Alessandro. O artilheiro do Coelho na Série B, agora com nove gols, sozinho, cumprimentou Marcelo Moretto, que nada pôde fazer.

O Avaí sentiu o gol e passou a ser pressionado pelo time da casa. Após dois escanteios perigosos, Geovanni errou o alvo por pouco em cobrança de falta. Mas a grande chance de ampliar foi de Ewerthon. Após falha da defesa, o jogador pegou na intermediária, ganhou na corrida e bateu para o gol, mas errou o alvo por pouco.

Depois do lance, o Avaí reequilibrou as ações e chegou uma vez com perigo. Camilo chutou forte de longe, a bola desviou em Diogo Campos e quase enganou Neneca, mas o lance já estava parado por impedimento.

Pressão sem gol


Em desvantagem, o Leão começou o segundo tempo em cima do Coelho. Apesar de não conseguir finalizar, o time tinha mais posse de bola e não deixava o adversário jogar. Quando finalizou pela primeira vez, aos seis minutos, Cléber Santana quase deixou tudo igual após cobrança de falta frontal.

O susto acordou o América-MG, que em dois lances seguidos teve a chance de ampliar, uma com Everton Luís, a outra com Alessandro, após saída de bola errada do time catarinense. A essa altura a correria era a tônica da partida, e o Leão também perdeu uma chance para empatar com Pirão.

Como o placar não se alterava, Hemerson Maria fez sua segunda alteração,já que na etapa inicial havia colocado Cássio no lugar de Renato Nunes, machucado. Desta vez ele tirou o meia Camilo para a entrada do centroavante Nunes. Por sua vez, Mauro Fernades sacou Geovanni, muito mal na armação, para a entrada do experiente Gilberto.

Melhor no jogo, mas sem conseguir a igualdade, Hermeson deu sua última cartada e colocou Wagner Diniz no lugar de Rodrigo Thiensen, deixando o Avaí ainda mais ofensivo, com dois centroavantes de ofício, além de Diogo Costa e Cléber Santana próximos a eles.

As alterações mudaram o ritmo da partida e o Avaí voltou a chegar com perigo. Com Cléber distribuindo o jogo, a defensiva americana sofreu até o fim do jogo para evitar o empate. Foram jogadas pelos dois lados, mas na hora do arremate os catarinenses não foram felizes.

No fim do jogo, com o Leão desesperado, o Coelho colecionou chances, com Gilberto e Alessandro, mas não conseguiu ampliar. Já nos acréscimos, Ewerthon ainda arrumou tempo para receber o segundo amarelo e consequentemente o vermelho. O curioso é que nas duas oportunidades foram por simular pênaltis. Mas, mesmo jogando pior do que o rival, o América-MG suspirou aliviado por reencontrar com a vitória.


FONTE:

Nenhum comentário: