sábado, 15 de setembro de 2012

Em seis dias, Franco vai de eliminado a semifinalista com Bruno Schmidt


Aos 45 anos, cearense ganha sobrevida na competição após pedir chance em telefonema no último domingo. SporTV transmite as semifinais ao vivo

Por Helena Rebello Direto de Cuiabá

Comente agoraUma ligação na hora certa deu a Franco a oportunidade de disputar a etapa de Cuiabá do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia. Eliminado da etapa estadual, que classifica o campeão e o vice para a disputa nacional, o jogador de 45 anos soube que Pedro Solberg ainda se recuperava de lesão. No domingo, entrou em contato com Bruno Schmidt, parceiro do carioca, e propôs a união pontual para jogar no Mato-Grosso. Os dois superaram o calor de 45 graus na arena montada no Parque de Exposições e, invictos, avançaram às semifinais, onde enfrentarão Evandro e Vitor Felipe.

Franco e Bruno Schmidt volei de praia cuiabá (Foto: Divulgação / CBV)Franco conversa com Bruno Schmidt: dupla alcança as semifinais em Cuiabá (Foto: Divulgação / CBV)

Franco é parceiro do jovem Daniel Souza, de 23 anos. Na etapa nacional, os dois se despediram na quarta colocação. Foi quando o cearense recebeu a dica de Moisés: Solberg ainda estava tratando uma lesão no pé, e Bruno Schmidt não tinha com quem jogar. Atleta mais experiente em atividade no Circuito, Franco teve a humildade de pedir uma chance. E a recebeu junto com muitos elogios.

- Para mim é uma honra poder jogar ao lado de um cara como ele. É um exemplo de longevidade com qualidade no esporte e estou podendo aprender um pouquinho do que ele sabe - disse Bruno.

Franco e Bruno Schmidt volei de praia cuiabá (Foto: Divulgação / CBV)Franco e Bruno Schmidt se abraçam: série invicta
até o momento (Foto: Divulgação / CBV)

Mesmo sem sofrer lesões, Franco sabe que a idade pesa em quadra e dificulta a busca por parceiros em alto nível. No início deste ano, teve três duplas diferentes nas quatro primeiras etapas do Circuito nacional (antes da mudança do formato). Ficou fora de uma e jogou ao lado de Márcio, Oscar e Juca.

- Apesar de eu ser muito versátil e jogar tanto na defesa quanto no bloqueio, acho que as pessoas não acreditam mais em mim como parceiro, ficam achando que daqui a pouco eu vou parar. Sei que a idade atrapalha e eu não tenho o vigor de 20 anos atrás, mas a experiência conta muito e vou dosando bem o gás que tenho. Todas as vezes que tive uma dupla experiente consegui chegar bem, como com o Márcio no início do ano (vice-campeões na etapa de Salvador) - disse.

Franco é bastante realista quanto ao futuro. Se sente ainda em plenas condições de seguir jogando, mas só vai continuar no Circuito enquanto puder brigar por pódios. Falar sobre a aposentadoria não o incomoda, mas ele prefere não estabelecer prazos ou metas mais precisas.

- Estou com um planejamento legal com o Daniel e vivendo todas as etapas intensamente. Se eu conseguir manter o nível, eu continuo. Se for para perder em classificatória estadual, assistir aos outros pela televisão, eu paro. Mas não adianta eu anunciar nada, precisa ser algo brusco, uma decisão acertada. De preferência já emendando em outra atividade direto. Quero seguir contribuindo com o esporte de alguma forma.

Para alcançar a final em Cuiabá, Franco e Bruno Schimidt precisam vencer Evandro e Vitor Felipe, invictos até o momento, na noite deste sábado. Quem ganhar encara o vencedor do confronto entre Alison/Emanuel e Bruno/Hevaldo na decisão. O SporTV transmite as semifinais ao vivo a partir das 18h (horário de Brasília).

Franco e Bruno Schmidt volei de praia cuiabá (Foto: Divulgação / CBV)Aos 45 anos, cearense é o jogador mais velho em atividade no Circuito (Foto: Divulgação / CBV)

FONTE:

Nenhum comentário: