sábado, 15 de setembro de 2012

Dupla triunfa e, nove anos depois, Brasil retorna à elite da Copa Davis


Bruno Soares e Marcelo Melo confirmam favoritismo e fazem 3 a 0 na série melhor de cinco contra a Rússia em São José do Rio Preto (SP)

Por Alexandre Cossenza Direto de São José do Rio Preto (SP)

Em seis anos nos playoffs do Grupo Mundial da Copa Davis, o Brasil sofreu duras e seguidas derrotas. Algumas frustrantes, outras inesperadas. Nesta sétima tentativa, em São José do Rio Preto (SP), a expectativa era tão boa que o calor de cerca de 40 graus pouco pareceu incomodar a torcida. Faltava, afinal, apenas uma vitória que o Brasil voltasse à primeira divisão. Dentro de quadra, Bruno Soares e Marcelo Melo agarraram a oportunidade com todas as forças. Por 7/5, 6/2 e 7/6(7), a dupla mineira bateu Alex Bogomolov Jr. e Teymuraz Gabashvili e, nove anos depois, concretizou a volta do país ao Grupo Mundial.

O triunfo da dupla concluiu uma vitória iniciada na sexta-feira com Rogerinho derrotando o lesionado Igor Andreev, que abandonou a partida depois de dois sets. Em seguida, o número 1 do Brasil, Thomaz Bellucci, marcou o segundo ponto da equipe ao superar Gabashvili por 3 a 1. Em 2013, o time do capitão João Zwetsch disputará o Grupo Mundial da Davis pela primeira vez desde 2003, ano em que foi rebaixado.

Marcelo Melo, Copa Davis, Tênis (Foto: Luis Pires / VipComm)Marcelo Melo e Bruno Soares, de costas, comemoram um ponto do Brasil (Foto: Luis Pires / VipComm)

O primeiro adversário na elite sairá de um sorteio realizado na próxima quarta-feira. Os possíveis rivais são Espanha, Argentina, Sérvia, República Tcheca, França, Estados Unidos, Croácia e Áustria. Caso encare Espanha, República Tcheca, Croácia, ou Áustria, o Brasil jogará dentro de casa. Se o oponente for Argentina, França ou Estados Unidos, Thomaz Bellucci e companhia terão de sair do país. Se o sorteio apontar Sérvia, um novo sorteio indicará a sede do confronto.

Sustos no primeiro e no terceiro sets

O começo foi uma montanha russa. A dupla brasileira venceu os quatro primeiros games e parecia rumar para um massacre. Aos poucos, porém, os visitantes foram equilibrando a disputa. Perderam break points no saque de Soares, mas quebraram Melo e diminuíram a vantagem para 4/2. Os brasileiros tiveram três set points com o placar em 3/5, no serviço de Gabashvili, mas não converteram. O castigo veio rápido, com uma dupla falta de Soares que cedeu outra quebra e o consequente empate em 5/5. Nos momentos decisivos, porém, o Brasil brilhou. Primeiro, quebrando Bogomolov no 11º game. Depois, confirmando o saque de Melo sem perder um ponto sequer. Com um ace, o mineiro fez 7/5 e selou a parcial.

O bom momento do fim do primeiro set continuou no começo do segundo. Mais uma vez, Soares e Melo abriram 4/0, colocando-se em posição bastante confortável. Desta vez não houve vacilo. Os brasileiros mantiveram a solidez durante todo o período e, com um voleio vencedor de Melo, fizeram 6/2 e se colocaram a um set do Grupo Mundial.

No terceiro set, a dupla russa finalmente saiu na frente, com Bogomolov confirmando seu serviço. Soares teve de salvar dois break points com seu serviço no segundo game e, a partir dali, houve poucas chances de quebra. O Brasil quase conseguiu uma quebra no nono game, com Bogomolov no saque. Um bom voleio de Soares deu ao Brasil um break point, mas, em seguida, Marcelo Melo foi forçado a errar. Pouco depois, os russos confirmaram e jogaram a pressão para o lado do time da casa.

Os brasileiros salvaram um set point no 5/6, graças a um belo voleio de Soares, e forçaram o tie-break. O game de desempate foi parelho e, na primeira virada de lado, o placar mostrava 3/3. Quando Bogomolov jogou uma direita na rede, deu um mini-break aos mineiros, que abriram 5/3. Soares teve o saque em 5/4, pouco depois, mas uma devolução vencedora de Gabashvili deixou tudo igual: 5/5. Um bom saque de Soares deu um match point ao Brasil, mas Gabashvili também acertou um ótimo serviço e manteve a Rússia viva. Durou pouco, porém, a esperança dos visitantes. Um excelente saque de Melo e um voleio de Soares deram outro match point. Um voleio errado de Gabashvili, enfim, deu ao Brasil a vitória e a sonhada vaga na elite.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/copa-davis/noticia/2012/09/dupla-triunfa-e-nove-anos-depois-brasil-retorna-elite-da-copa-davis.html

Nenhum comentário: