sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Após bronze, Juliana e Larissa não garantem dupla junta para Rio 2016


10/08/2012 08h00 - Atualizado em 10/08/2012 08h08

Após bronze, Juliana e Larissa não garantem dupla junta para Rio 2016

Medalhistas em Londres contam o dia depois da semifinal perdida e lamentam não ter feito 'duelo de gigantes' contra Walsh e May na decisão

Por Diego Morais Fortaleza

Larissa foi recepcionada por amigos e familiares (Foto: Tuno Vieira / Ag. Diário)Larissa foi recepcionada por amigos e familiares
(Foto: Tuno Vieira / Ag. Diário)

Depois de desembarcarem em Fortaleza, na noite da última quinta-feira, com festa, flores e toda a receptividade de amigos e familiares, Juliana e Larissa falaram sobre o futuro da dupla. A batalha pelo ouro olímpico, a princípio adiada para 2016, não está garantida. Larissa preferiu desconversar, trazer o foco para o agora e curtir a conquista do bronze.

- A gente não está pensando nisso ainda. Queremos curtir essa medalha, pensar no que temos pra fazer ainda e fechar esse ciclo. Temos etapas do Circuito Mundial e do Brasileiro. A gente quer curtir esse momento especial. Semana que vem, já estamos indo pra a Polônia. Temos que pensar nesses títulos - disse Larissa.

Na primeira noite em solo brasileiro após os Jogos em Londres, a dupla brasileira já parecia recuperada do abatimento sentido com a derrota na semifinal para as americanas Kerry e Ross, na última terça-feira. Com as medalhas de bronze no peito, elas contaram como buscaram forças para não decepcionar a si mesmas na disputa pelo terceiro lugar.

- A gente estava muito confiante, vindo muito forte, com uma campanha impecável, sem perder nenhum set. Depois daquilo, passamos a noite inteira sem dormir. Foi muito dificil. No dia seguinte, com certeza, a gente estava com a ressaca do dia anterior. Por mais que a gente estivesse pensando 'vamos lá, medalha é medalha', foi dificil para caramba. Mas no outro dia, a gente sabia que merecia uma medalha. Devíamos isso pra nós mesmas. Não podíamos vir de lá sem essa medalha. Não seríamos Larissa e Juliana - contou Larissa.

Juliana e Larissa vôlei de praia Olimpíadas 2012 (Foto: AP)Juliana e Larissa conquistaram o bronze em Londres após vencerem as chinesas Zhang e Xue (Foto: AP)

Em vários momentos dos Jogos de Londres, a dupla brasileira - considerada uma das favoritas ao ouro - teve que buscar forcas fora da quadra. Larissa citou várias vezes a importância da torcida na arena. Juliana conta ainda que um filme de toda sua trajetória passou pela sua cabeça no jogo do bronze, contra as chinesas Zhang e Xue.

A vibração principal, no entanto, vinha da força da dupla. A cada partida, Larissa sempre puxava Juliana, com orientações e gritos mais incisivos, o que, em alguns momentos, chamou atenção para possíveis desentendimentos da dupla em quadra. As medalhistas negaram qualquer desavença.

- Larissa/Juliana é assim. Quem acompanha desde o início sabe que eu preciso falar pra jogar bem, e a Juliana precisa ouvir. Por mais que pareça que a gente estava brigando em alguns momentos, não era isso não. A gente estava com muita vontade de vencer, de ganhar. 
Principalmente nesse jogo do terceiro lugar. Eu estava falando bastante porque já tinha cometido erro na semifinal e eu não podia mais errar - explicou Larissa.]

Juliana ouviu atentamente a resposta da companheira e complementou que teve que se adaptar bastante para que a dupla pudesse seguir.

- Eu era muito pior que a Larissa. Falava muito mesmo. Quando meus amigos viram a gente jogando juntas, perguntaram como eu ia aguentar. Quando eu vi também, nem consegui acreditar. Jogar com a Larissa é muito bom porque ela é uma craque, mas nem todo mundo sabe administrar isso. No começo a gente brigava um pouco mais. Hoje, eu entendo muito mais e procuro entender - afirmou Juliana.

Juliana e Larissa lamentaram não poder fazer uma final contra as americanas Walsh e May (Foto: Tuno Vieira / Ag. Diário)Juliana e Larissa lamentaram não terem enfrentado as americanas Walsh e May (Foto: Tuno Vieira / Ag. Diário)

A grande lamentação das brasileiras foi não ter podido enfrentar a dupla americana Walsh e May em Londres. As americanas conquistaram o tricampeonato olímpico e não devem permanecer juntas para mais um ciclo. Para Juliana, vitória sobre elas era possível e era o 'duelo de gigantes' que todos queriam assistir na final.

- Nas Olimpiadas, os grandes às vezes tropeçam, e os pequenos se agigantam. Eu gostaria muito que esse jogo acontecesse, mas, ao mesmo tempo, eu tiro o chapéu pra elas, porque elas não chegaram ali à toa. Elas realmente são diferenciadas. Ser tricampeãs olímpicas não é qualquer coisa. Eu acredito que a gente tinha possibilidade de ganhar delas. Ali na Olimpiada não é só jogo, é o mental também. Ia ser um duelo de gigantes, e todo mundo gostaria de ter visto esse jogo. 
Mas infelizmente, não vai dar, porque elas estão se aposentando, e isso não vai existir mais.

Larissa tem 30 anos, e Juliana, 29. As Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, devem ser a última oportunidade para que as duas atletas cheguem a uma medalha de ouro. Walsh e May, por exemplo, chegaram ao tri olímpico em Londres com 33 e 35 anos, respectivamente.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/ce/noticia/2012/08/apos-bronza-juliana-e-larissa-nao-garantem-dupla-junta-para-rio-2016.html

Nenhum comentário: