sexta-feira, 10 de agosto de 2012

EUA vencem tira-teima contra a Argentina e vão à final no basquete


Americanos abrem vantagem no terceiro quarto, ganham por 109 a 83 e vão decidir o ouro contra a Espanha, no domingo

Por GLOBOESPORTE.COM Londres

O encontro entre Estados Unidos e Argentina nas semifinais do torneio masculino de basquete transformou-se numa tradição recente das Olimpíadas. Começou com uma surpresa de proporções históricas em Atenas 2004, quando os argentinos, comandados pelo atual técnico da seleção brasileira, Rubén Magnano, eliminaram os favoritos: 89 a 81. O troco veio em Pequim, com vitória dos americanos por 101 a 81. No tira-teima desta sexta-feira, em Londres, o jogo ficou equilibrado durante os dois primeiros quartos, porém, no terceiro, Kevin Durant acertou a mão nos arremessos de longa distância e comandou o massacre americano por 109 a 83.

Kevin Durant, Basquete, Estados Unidos x Argentina (Foto: Agência Reuters)Cestinha do jogo, Kevin Durant comemora arremesso certeiro de três pontos (Foto: Agência Reuters)

O time de LeBron James e Kobe Bryant garantiu vaga na final de domingo, contra a Espanha, às 11h (de Brasília), em reedição da decisão de Pequim, vencida pelos americanos. Já os argentinos disputarão o bronze contra os russos, às 7h (de Brasília) de domingo.

- Nosso time é melhor do que as equipes americanas dos outros anos. Sempre nos divertimos quando estamos ganhando e assim espero que seja na final contra a Espanha - afirmou Kobe ao Sportv.

Embalados pela vitória sobre o Brasil nas quartas de final, os argentinos mantiveram o jogo equilibrado no início, assim como acontecera no confronto da primeira fase, quando os americanos venceram por 126 a 97. Ao fim do primeiro quarto da semifinal desta sexta, os Estados Unidos, que contaram com Kobe Bryant inspirado, tinham apenas cinco pontos de vantagem: 24 a 19. No segundo período, Ginóbili e Delfino fizeram a Argentina continuar no jogo, mas LeBron James não permitia a aproximação no placar. No intervalo, os americanos venciam por 47 a 40.

Lebron James, Basquete, Estados Unidos x Argentina (Foto: Agência Reuters)LeBron James passa pela marcação de Delfino e
parte para a enterrada (Foto: Agência Reuters)

Na jogada inicial do terceiro quarto, Ginóbili acertou cesta de três pontos e reduziu a vantagem para 47 a 43, empolgando a torcida argentina. Foi a senha para começar o show particular de Kevin Durant. O astro do Oklahoma City Thunder, cestinha da partida com 19 pontos, acertou quatro arremessos de três pontos e acabou com qualquer equilíbrio possível no jogo. Ao fim da parcial, os americanos já ganhavam por 74 a 57.

Com o confronto definido, o quarto final serviu como palco para o espetáculo dos americanos. Nos últimos minutos, os técnicos das duas equipes pouparam seus principais jogadores para as partidas decisivas de domingo. No fim do jogo, os americanos levaram um susto, quando o armador Russell Westbrook torceu o tornozelo e deixou a quadra mancando, direto para o vestiário.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/olimpiadas/noticia/2012/08/eua-vencem-tira-teima-contra-argentina-e-vao-final-no-basquete.html

Nenhum comentário: