sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Com 16 medalhas garantidas, Brasil quebra recorde em Olimpíadas


Com a vitória do vôlei masculino nas semifinais e a prata já garantida, Brasil supera recorde de medalhas de Atlanta-96 e Pequim-2008

Por GLOBOESPORTE.COM Londres, Inglaterra

Com a vitória da seleção masculina de vôlei sobre a Itália, o Brasil garantiu sua 16ª medalha nos Jogos Olímpicos de Londres. O ouro ou a prata do duelo com a Rússia no domingo consolidará o maior número de medalhas já conquistadas pelo país em Olimpíadas, superando o recorde de 15 em Atlanta-96 e Pequim-2008. A dois dias do fim de Londres-2012, o país já contabiliza 12 medalhas, com duas de ouro, duas de prata e oito de bronze (28ª posição no ranking), e agora tem mais quatro garantidas: duas no vôlei (masculino e feminino), uma no futebol masculino e uma no boxe (peso-médio, com Esquiva Falcão).

Apesar de ter somado apenas 10 medalhas em 2004, os Jogos de Atenas ainda marcam a melhor campanha do país em Jogos Olímpicos. Na Grécia, o Brasil conquistou cinco ouros, duas pratas e três bronzes e terminou a competição em 16º lugar. Em Atlanta-96 e Pequim-2008, o país ficou com três ouros, mas a prata a mais na última edição faz da campanha na China a segunda melhor da história, com o 23º lugar. A melhor posição no ranking, no entanto, foi o 15º lugar em Antuérpia-1920, com um ouro, uma prata e um bronze. A edição disputada na Bélgica, no entanto, teve participação de apenas 29 países.

Montagem Sara Menezes e Zanetti  (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)Sarah Menezes e Arthur Zanetti garantiram dois ouros para o Brasil (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)

Os dois ouros do Brasil em Londres são da judoca Sarah Menezes e do ginasta Arthur Zanetti. O nadador Thiago Pereira e a dupla do vôlei de praia Alison e Emanuel ficaram com a prata. O judô conquistou três bronzes, para Felipe Kitadai, Mayra Aguiar e Rafael Silva. O nadador Cesar Cielo, a boxeadora Adriana Araújo e o boxeador Yamaguchi Falcão também levaram bronze, assim como as duplas Robert Scheidt e Bruno Prada, na vela, e Juliana e Larissa, no vôlei de praia.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/olimpiadas/noticia/2012/08/com-cinco-medalhas-ja-garantidas-brasil-quebra-recorde-em-olimpiadas.html

Nenhum comentário: