quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Apontado como suspeito, Djoko nega manipulação e critica jornal: "Absurdo"


Jornal italiano afirma que sérvio estaria sendo investigado por ter supostamente entregue um jogo contra Fabrice Santoro em 2010: "Não é verdade. Perdi"




Por
Melbourne, Austrália



Nadal x Djokovic - semifinal atp finals tênis (Foto: Getty Images)Djokovic nega ter participado de esquema
(Foto: Getty Images)


Dois dias depois de afirmar que recebeu uma oferta de R$ 80 mil para entregar uma partida,

 Novak Djokovic, atual número 1 do mundo, é o personagem de uma matéria polêmica do jornal italiano "Tuttosport", publicada nesta quarta-feira. Segundo informações da publicação, o sérvio é alvo de uma investigação na Itália por supostamente perder um duelo de propósito no ano de 2007 contra o francês Fabrice Santoro por 2 a 0 (6/3 e 6/2) pelo Masters 1000 de Paris. O atleta, por sua vez, se defendeu das acusações.

Após bater o francês Quentin Halys por 3 a 0 pela segunda rodada do Aberto da Austrália também nesta quarta-feira, Djokovic falou sobre a suposta investigação trazida à tona pelo periódico italiano ao ser questionado por um repórter.

- Não é verdade. Perdi o jogo. Não sei se você está tentando criar uma história sobre este jogo ou sobre qualquer partida que um tenista top tenha perdido nas primeiras rodadas. É um absurdo. Qualquer pessoa pode criar uma história sobre qualquer jogo. Este é o meu ponto. Não aconteceu muito nos últimos anos de tenistas top perderem cedo. Você pode escolher qualquer um que quiser desses e criar algo em cima. Não é apoiado por nenhum tipo de prova, é só especulação. Uma parte da mídia está só tentando criar uma história a partir de nenhuma prova. Enquanto for isso, é só uma matéria - disse o atleta que, ainda segunda a reportagem, teria tirado os sisos poucos dias antes do duelo contra Santoro, o que teria prejudicado seu rendimento em quadra.

A exemplo do suíço Roger Federer, Djoko solicitou que parassem de fazer perguntas sobre o assunto. De acordo com a reportagem publicada pelo "Tuttosport", o Ministério Público de Cremona, na Itália, analisa o jogo entre Djokovic e Santoro, entre outros que supostamente teriam sido manipulados.

Djokovic vai à terceira rodada do Aberto da Austrália (Foto: EFE)
Djokovic falou sobre o caso após vencer na 
segunda rodada do Aberto da Austrália 
(Foto: EFE)


O órgão investigou o Calciopoli, um dos maiores escândalos do futebol italiano, que culminou no rebaixamento de Juventus, Fiorentina e Lazio para a Série B e tirou 15 pontos do Milan por manipulação de resultados.

A notícia sobre a suposta manipulação do sérvio chega logo após o escândalo no mundo do tênis ser revelado pela "BBC" e pelo site" BuzzFeed", que apresentaram documentos que dão evidências para a suspeita envolvendo jogadores da elite do tênis nos últimos anos. De acordo com essas publicações, nos últimos 10 anos, 16 jogadores do top 50 da ATP foram tidos inúmeras vezes como suspeitos por órgãos de integridade do esporte.

A "BBC" e o "BuzzFeed" prometeram divulgar nesta terça-feira os nomes dos atletas envolvidos, contudo, não o fizeram por não ter condições de acessar os registros telefônicos, bancários e de computadores dos possíveis envolvidos. Dessa forma, não podem dar certeza sobre os esportistas que supostamente teriam participado de manipulação de resultados.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2016/01/djoko-nega-ter-perdido-de-proposito-e-diz-que-midia-cria-historias-absurdo.html

Nenhum comentário: