sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Caso Fifa: polícia norte-americana prende mais um acusado em cruzeiro


Secretário-geral da Federação Guatemalteca de Futebol, Héctor Trujillo é detido em navio na costa da Flórida: o terceiro preso entre os 16 indiciados pela Justiça dos EUA



Por
Port Canaveral, Florida


Hector Trujillo Guatemala Fifa (Foto: AFP)Hector Trujillo: preso em cruzeiro na Flórida(Foto: AFP)


A polícia dos Estados Unidos deteve nesta sexta-feira mais um dos 16 indiciados pela Justiça do país por envolvimento em esquemas de corrupção ligados ao futebol. O secretário-geral da Federação Guatemalteca de Futebol, Héctor Trujillo, de 62 anos, foi preso em um cruzeiro ancorado em Port Canaveral, na costa da Flórida, um dia depois de ser anunciado como um dos envolvidos no processo. Trujillo também é juiz na Corte Constitucional da Guatemala.

Agora são três os detidos na nova fase da operação que dá continuidade àquela iniciada em maio deste ano. Na última quinta, foram presos Juan Ángel Napout e Alfredo Hawit, presidentes da Conmebol e da Concacaf, respectivamente, no hotel Bar Au Lac, em Zurique, onde foi realizado mais um encontro do Comitê Executivo da Fifa.


LEIA MAIS
Conheça os 16 dirigentes indiciados pela Justiça americana no caso Fifa
Corrupção e direitos de TV: o elo comum entre acusados do caso Fifa


Entre os outros 13 acusados pela procuradora-geral dos Estados Unidos, Loretta Lynch, estão o presidente licenciado da CBF, Marco Polo del Nero, e o ex-mandatário Ricardo Teixeira. O Comitê de Ética da Fifa abriu investigação sobre Del Nero, que pediu licença de seu cargo na CBF por 150 dias.

Basicamente, todos os envolvidos têm a mesma acusação: fraude eletrônica, lavagem de dinheiro e corrupção. O que os diferencia é a área na qual atuaram. Os dirigentes sul-americanos são citados em esquemas criminais (são 22 ao todo no relatório) relacionados à venda de direitos de transmissão e patrocínio da Copa América, incluindo a versão Centenário, marcada para 2016, e da Libertadores.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2015/12/caso-fifa-policia-norte-americana-prende-mais-um-acusado-em-cruzeiro.html

Nenhum comentário: