Alemão triunfa em Interlagos pela segunda vez consecutiva e impede sonho do companheiro de levar a vitória inédita na terra do ídolo Senna. Felipe Nasr fica em 14º
TABELÃO:
Confira a classificação atualizada da temporada 2015
Nico Rosberg no alto do pódio do GP do Brasil 2015 (Foto: Getty Images)
Com a vitória em Interlagos, Rosberg garantiu o vice-campeonato, acabando com as chances matemáticas de Sebastian Vettel, da Ferrari, o terceiro colocado em Interlagos. A derradeira etapa da Fórmula 1 será disputada daqui a duas semanas, em Abu Dhabi.
+ Blog do Fábio Seixas: Rosberg, vitória e bi-vice
Nico Rosberg comemora a vitória tranquila no
GP do Brasil (Foto: Getty Images)
A corrida
O brasileiro Felipe Massa se manteve em oitavo, enquanto o xará Felipe Nasr ganhou uma posição e ainda ultrapassou Romain Grosjean no S do Senna, para delírio do público em Interlagos. No entanto, o francês da Lotus conseguiu retomar sua posição logo depois. O espanhol Carlos Sainz, que largou dos boxes após apresentar problemas mecânicos na STR, não conseguiu completar a primeira volta e abandonou, provocando uma bandeira amarela no setor 2.
Nico Rosberg domina toda a corrida e cruza
em primeiro em Interlagos (Foto: Getty Images)
Contrariando todas as previsões, Fernando Alonso conseguiu se manter na pista, apesar do festival de problemas apresentado por sua McLaren-Honda durante os treinos. Neste início de corrida, as Mercedes eram cerca de meio segundo mais rápidas que a dupla da Ferrari, enquanto a vantagem de Rosberg sobre o companheiro Hamilton atingia a casa de 1s2. Vettel até tentou apertar o ritmo para andar na mesma passada das Flechas de Prata, mas a briga pela ponta estava mesmo restrita aos dois pilotos da escuderia alemã.
Massa foi para os boxes na volta 10, colocou pneus médios e voltou em 14º, enquanto o companheiro Bottas retornou de sua parada em oitavo. Rosberg e Vettel foram para os boxes na 13ª volta e voltaram em segundo e terceiro, respectivamente, com Hamilton assumindo provisoriamente a dianteira. O inglês fez seu pit stop na volta seguinte e voltou atrás do companheiro alemão. Nasr estava em quinto quando foi para os boxes, na volta 14, e retornou à pista em 15º. Na sequência, o brasileiro ultrapassou Jenson Button para ganhar uma posição.
Com a primeira janela de pit stops completada, Massa havia caído para a nona posição, atrás de Daniil Kvyat. O brasileiro subiu uma posição após ultrapassar a Lotus de Pastor Maldonado, enquanto a disputa na dianteira começava a ficar mais acirrada. A diferença de Hamilton para Rosberg caiu para apenas 0s5, e o inglês ensaiava um ataque ao companheiro alemão a qualquer momento. No entanto, Rosberg tratou de apertar o ritmo e, algumas voltas depois, já estava com 2 segundos de vantagem, “passeando” no traçado paulista.
Nico Rosberg mantém a ponta depois da
largada (Foto: Getty Images)
Na volta 33, o sempre ousado Max Verstappen propiciou um espetáculo arrojado ao público de Interlagos com uma ultrapassagem por fora no S do Senna sobre Pérez, para assumir a nona posição. Grosjean aproveitou o vacilo do mexicano e também ganhou a posição do piloto da Force India, que caiu para 11º, logo à frente de Nasr. Na volta seguinte, Rosberg fez sua segunda parada e retornou à pista em terceiro, à frente de Vettel. Hamilton foi para os boxes logo depois, voltando em segundo. Raikkonen era o líder virtual, ainda com apenas um pit stop.
Maldonado forçou um toque em Ericsson, que rodou. Investigado pela direção e prova, o venezuelano da Lotus acabou punido com o acréscimo de 5 segundos em seu tempo total. Depois da segunda parada, a diferença de Rosberg já era de 3s5, deixando Hamilton sem chances de atacar. Massa estava em sétimo, sem conseguir ultrapassar a RBR de Kvyat, quando fez seu segundo pit stop. O brasileiro voltou em nono, mas permaneceu atrás do jovem russo.
Nico Rosberg controla a vantagem em relação
ao campeão da temporada (Foto: Getty Images)
Apostando em uma estratégia de apenas três paradas, Kimi foi o último a fazer o segundo pit stop, já na volta 47. O finlandês voltou em quarto, à frente de Bottas, e o companheiro Vettel resolveu adiantar a terceira parada na volta seguinte, conseguindo manter a terceira colocação. Rosberg e Hamilton também fizeram o terceiro pit na sequência, e a configuração da corrida se manteve inalterada, com o inglês em segundo, cerca de 1s5 atrás do líder.
Com 15 voltas para o fim da prova, Hamilton decidiu arriscar e chego a reduzir a diferença para apenas 0s8. Rosberg respondeu à ameaça e elevou a vantagem para o patamar de 1s6, se mantendo tranquilo na ponta. Enquanto isso, Nasr conseguiu se recuperar após a terceira janela dos pits e era o 11º na volta 58, tentando uma chance de ultrapassar algum dos pilotos da Lotus, Grosjean ou Maldonado, para beliscar a zona de pontuação. No entanto, o brasileiro foi atacado por Verstappen e Pérez, caindo para 13º.
A ameaça de chuva ficou mais forte a menos de 10 voltas para o fim da corrida, mas não chegou a se concretizar. Nasr voltou a sofrer com a Sauber e caiu para 14º após ser ultrapassado pela RBR de Daniel Ricciardo. Enquanto isso, Rosberg já ampliava sua vantagem sobre Hamilton para mais de 4 segundos, apenas administrando a diferença para confirmar a vitória, e Massa se mantinha inalterável em oitavo, sem condições de atacar Kvyat. Verstappen mais uma vez protagonizou momentos de emoção na pista, ao ultrapassar Maldonado para chegar à 10ª posição e marcar um pontinho em Interlagos.
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2015/11/implacavel-rosberg-vence-em-sp-e-adia-sonho-de-hamilton-mais-uma-vez.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário