domingo, 15 de novembro de 2015

Com Sharapova na torcida, Rússia cai nas duplas, e Rep. Tcheca é campeã


No 5º jogo, tchecas Pliskova e Strycova vencem russas Pavlyuchenkova e Vesnina, de virada, por 2 sets a 1, e conquistam 9º título do país na Fed Cup, desta vez, em Praga




Por
Praga, República Tcheca


Sharapova se une aos outros representantes de sua equipe para torcer pela Rússia na Fed Cup (Foto: Divulgação/Fed Cup)Sharapova se une aos outros representantes de sua equipe para torcer pela Rússia na Fed Cup (Foto: Divulgação/Fed Cup)


Há quatro anos, Rússia e República Tcheca se encontraram na final da Fed Cup. Foi a primeira vez que a atual geração tcheca levou um título da competição, com vitórias de Petra Kvitova e da parceria formada por Kveta Peschke e Lucie Hradecka, em Moscou. Desta vez, o reencontro foi em Praga, e a disputa do título ficou para o quinto ponto. Após o empate por 2 a 2, as donas da casa driblaram as dificuldades e conquistaram o quarto título em cinco anos. Em um duelo marcado por reviravoltas, as tchecas Karolina Pliskova e  Barbora Strycova venceram parceria formada pelas russas Anastasia Pavlyuchenkova e Elena Vesnina, de virada, por 2 sets a 1, neste domingo, com parciais de 4/6 6/3 e 6/2, em 2h09.

No currículo, a República Tcheca soma agora o seu nono título, sendo cinco deles ainda como Tchecoslováquia. Com o resultado deste domingo, o país igualou a marca da Rússia, campeã entre 2004 e 2008 (únicos troféus na competição). Só os Estados Unidos venceram mais do que os tchecos, com 17 conquistas no total.

B. STRYCOVA e . PLISKOVA, da República Tcheca, em ação contra dupla russa (Foto: Divulgação/Fed Cup)
B. Strycova e Pliskova, da República Tcheca, 
em ação contra dupla russa (Foto: 
Divulgação/Fed Cup)


Antes da vitória nas duplas, Pliskova também foi decisiva. Após Sharapova vencer Kvitova e colocar a Rússia na frente (2 a 1), a jogadora de 23 anos despachou Pavlyuchenkova e voltou às quadras para o último ponto, ao lado de Strycova. As tchecas começaram a partida final com uma quebra de saque, pressionando as rivais. As russas responderam na mesma moeda  e dominaram a parcial no brilho de Vesnina: 6/4. As donas da casa reagiram no segundo set, salvaram três breakpoints e, após outra quebra, abriram 3/0. Sem dificuldades, fecharam em 6/3. O último set foi amplamente controlado por Pliskova e Strycova. Pouco ameaçadas pelas russas, elas selaram o triunfo ao marcar 6/2.
Kvitova, que venceu um jogo e perdeu outro na disputa deste ano, faturou o tetracampeonato no torneio (2011, 2012, 2014 e 2015). Apesar de não ter entrado em quadra para a final, após uma mudança na escalação, Safarova também alcançou o mesmo número de conquistas. As maiores campeãs da Fed Cup são as americanas Chris Evert (8), Billie Jean King (7) e Rosie Casals (6).


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2015/11/com-sharapova-na-torcida-russia-cai-nas-duplas-e-rep-tcheca-e-campea.html

Nenhum comentário: