domingo, 15 de novembro de 2015

Clube grande comemora título de Série B? Para ídolos do Botafogo, sim


GloboEsporte.com ouve personagens que marcaram história. É quase consenso: Alvinegro deve celebrar em caso de conquista da Série B, mas Sandro discorda





Por
Rio de Janeiro



A festa do acesso foi bonita, e os jogadores foram recebidos nos braços da torcida na chegada ao Rio de Janeiro. Neste sábado, no entanto, pode ter mais comemoração. O Botafogo está próximo de garantir o título da Série B.

Uma questão, porém, divide os torcedores. Afinal, clube grande deve comemorar a conquista da Segunda Divisão? O GloboEsporte.com ouviu jogadores e personagens que marcaram a história do clube e conquistaram títulos importantes pelo Botafogo. E é quase consenso. Se vier, o troféu será muito bem vindo.


Confira abaixa as opiniões de algumas personalidades do Botafogo:

JAIRZINHO

Jairzinho, Botafogo, Engenhão (Foto: Divulgação / Botafogo)
Jairzinho (Foto: Divulgação / Botafogo)


Todo título tem que ser comemorado. Todos têm sua importância e refletem um objetivo alcançado. Título é título. Vai entrar para a história do Botafogo. Na Série A, o principal objetivo é o título. Na Série B é a mesma coisa. Temos que parabenizar essa nova diretoria do Botafogo, a comissão técnica e os jogadores. Ainda mais sabendo dos problemas financeiros que o clube enfrenta.

Jairzinho, campeão do mundo com a Seleção na Copa de 1970, bicampeão carioca e campeão brasileiro com o Botafogo em 1968.


CARLOS ALBERTO TORRES

Carlos Alberto Torres CBF (Foto: Rafael Ribeiro / CBF)
Carlos Alberto Torres  (Foto: 
Rafael Ribeiro / CBF)


Acima de tudo é obrigação do time grande voltar para a Série A, independe de ser campeão ou não.
Mas acho válido comemorar. Não é uma questão de se apequenar. É uma conquista. Temos que respeitar os outros clubes. Grande parte dos que disputam a Série B têm muita tradição e já estiveram na Série A. Na minha opinião, vale comemorar. Especialmente no caso do Botafogo, pelas dificuldades enfrentadas nos últimos dois anos. A diretoria se esforçou para pagar os salários em dia. Valeu muito esse esforço, e o time correspondeu.

Capitão da Seleção na Copa de 1970, ídolo do clube na década de 70 e treinador do Botafogo no título da Conmebol, em 1993.


CARLOS ALBERTO MONTENEGRO

Thiago Alvim, Durcesio Mello e Carlos Augusto Montenegro botafogo (Foto: Jessica Mello)
Carlos Augusto Montenegro  (Foto: Jessica Mello)


Tem que comemorar muito. Não vejo como uma mancha. Quem tem mancha é o Fluminense, que foi rebaixado e voltou à elite sem disputar a Série B. É como se um pedaço da vida deles não tivesse existido. Eu morro de orgulho de ter voltado para a Primeira sem usar nenhum advogado. O título é para ser comemorado, sim. É um momento ruim quando desce, mas depois é um momento alegre quando você dá a volta por cima.

Carlos Augusto Montenegro, presidente do Botafogo no título brasileiro de 1995


GONÇALVES

Gonçalves Botafogo em Florianópolis (Foto: Globoesporte.com)
Gonçalves (Foto: Globoesporte.com)


Tem que pensar na essência do futebol. O
 torcedor quer sempre vencer, ficar alegre e zoar os amigos que são de outros clubes. Acho que por isso a comemoração é algo natural, espontâneo, assim como você fica feliz quando vence uma pelada. Ninguém gosta de perder. Torcedor, atletas e direção têm que comemorar, mas claro que cada título tem o seu peso. Não dá para comparar com uma Série A, por exemplo. Levantar a taça e dar a volta olímpica são importantes porque significa o ápice do trabalho, o alcance de um objetivo. O que não se deve comemorar é o acesso à Série A. O Botafogo tinha obrigação total de voltar, por sua história e tradição. Todos têm o direito de ficarem alegres, mas não comemorar. Nada disso pode ser separado da conjuntura atual do clube, que ainda precisa crescer em estrutura e receitas para formar um elenco mais forte em 2016. Mesmo que não haja estrelas, precisa ser competitivo.

Gonçalves, campeão brasileiro (95) e carioca (97) pelo Botafogo


SANDRO

Frame- Sandro-Botafogo (Foto: Reprodução / youtube)
Sandro (Foto: Reprodução / youtube)


É muito estranho comemorar um título da Série B para um clube da grandeza do Botafogo, mas vai ter que comemorar. O título que a torcida precisa celebrar é o de 95. A obrigação é subir, mas não é um título que o Botafogo merece. O acesso é o mais importante. Com todo respeito, quem tem que comemorar título da Série B é Luverdense e ABC de Natal, por exemplo. Botafogo, Vasco, Corinthians e Atlético-MG, não.

Sandro, que jogou pelo Botafogo de 1999 a 2004 e foi vice campeão da Série B, em 2003


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2015/11/clube-grande-comemora-titulo-de-serie-b-para-idolos-do-botafogo-sim.html

Nenhum comentário: