domingo, 15 de novembro de 2015

Mancini destaca superação e explica manutenção de Escudero no 2º tempo


Vitória bate Ceará por 1 a 0 no Barradão e fica a um ponto de garantir o acesso. Treinador diz que não tirou Escudero por opção: “Ele daria a vida nos últimos minutos”




Por
Salvador


O Vitória está muito perto de garantir vaga na Série A de 2016. Depois de bater o Ceará na tarde deste sábado por 1 a 0, com gol de Kanu, o Rubro-Negro precisa apenas de um empate nos dois próximos jogos, contra Luverdense e Santa Cruz, para selar o acesso (assista aos melhores momentos da partida contra o Vozão no vídeo, clicando no LINK da FONTE, no final da Postagem abaixo).

Após a partida, o técnico Vagner Mancini avaliou o jogo e destacou a superação do Leão da Barra diante das dificuldades apresentadas pelo Vozão. Ele lembrou os desfalques de última hora da equipe baiana: o lateral Diogo Mateus sentiu dores antes da partida, e o zagueiro Ramon se machucou durante o aquecimento. No meio do jogo, foi a vez de Euller reclamar de dores na coxa.

- Sem dúvida que sim. Com muita superação, porque não tínhamos Diogo Mateus, que sentiu antes do jogo. Depois Ramon, no aquecimento, acabou tendo lesão de última hora. Mas o nosso elenco sabia a importância do jogo de hoje e sabia que deveria ter uma postura realmente de superação. Desde o início foi o que vimos no jogo. Um time que jogou, teve dificuldades, brigou muito, lutou muito durante o jogo, fez valer o fato de estar jogando no Barradão. No final, todos nós saímos felizes pelo resultado – afirmou Mancini.

Vagner Mancini; Vitória (Foto: Francisco Galvão/EC Vitória/ Divulgação)
Mancini destaca luta dos jogadores dentro de 
campo (Foto: Francisco Galvão/EC 
Vitória/ Divulgação)


E o triunfo chegou, mesmo após um segundo tempo apertado, no qual o meia Escudero perdeu um pênalti quando o Vitória era pressionado pelo adversário. A penalidade sem sucesso foi o motivo para que o argentino não saísse de campo: quando cobrou, o argentino era o escolhido para dar lugar a Flavio. Mancini explicou:
- Na verdade, o jogador que iria sair quando chamei o Flavio era o Escudero. Só que estávamos esperando ele bater o pênalti e fazer o gol. Como ele perdeu, mudei a substituição. Porque não acho justo que o atleta que perde um pênalti saia numa situação dessa. Sabia também que ele daria a vida nos últimos minutos, passaria por cima de qualquer outro incômodo. Foi uma opção minha. O próprio Flavio me perguntou se não seria o Escudero a sair, mas falei: “Agora vai sair o Pedro Ken, até para que você passe confiança numa situação difícil como essa” - revelou.


Saiba mais:
Em casa, Vitória bate Ceará e fica a um ponto de garantir acesso à Série A
Confira as notícias do esporte baiano
Clique aqui e assista a vídeos do Vitória


O técnico ainda lembrou o “fantasma” do Ceará, que foi responsável pela eliminação do Vitória na Copa do Nordeste neste ano. Ele revelou que usou o tabu como combustível para os jogadores durante a semana.

- Nós tivemos a felicidade de vencer o Ceará duas vezes esse ano, no Brasileiro, que foi algoz do Vitória em outras oportunidades. Isso foi usado durante a semana para os atletas. Óbvio que, diante de tanta dificuldade, ou você se esconde ou você tem que ir enfrentar. E o grupo de jogadores resolveu enfrentar. Um grande jogo. Volto a dizer, um jogo difícil, onde o Ceará dificultou demais, ainda mais no segundo tempo. Acho que nosso objetivo foi alcançado, e hoje estamos numa situação bem melhor do que aquela que encontramos antes da partida.


Confira abaixo outros assuntos abordados por Vagner Mancini.

BATEDOR OFICIAL DE PENALTI
- Os atletas já sabem, momentos antes do jogo. Temos uma folha de cartolina no vestiário. O Escudero é sempre a primeira opção de batida. O Jorge Wagner também, mas, naquele momento, o Escudero era a opção.

"BRIGAS" COMO FATOR MOTIVACIONAL
- Às vezes, a gente, dentro do jogo, mas fora de campo, nota realmente que esse tipo de coisa fica muito em evidência em alguns jogos. Hoje tive muita briga fora e dentro de campo, no vestiário, antes do jogo, durante... Tudo para que possa ligar todo mundo. Aquilo que foi visto contra o Náutico, quando a equipe foi bem no primeiro tempo e voltou sonolenta, nós aprendemos. A briga faz parte do dia a dia, não só do jogo. Diariamente, tem que tentar chamar atenção e mostrar ao atleta o que pode acontecer na partida.

DIFICULDADES EM CAMPO
- Não tenha dúvida que, quando você tem que decidir algo na vida, e no esporte não é diferente, tem que ter equilíbrio emocional para suportar tudo. Óbvio que não tem como ter 90 minutos sem se assustar num jogo desse. Vai ter lance que o torcedor, a gente de fora, vai ficar apertado, esperando a bola ser tirada. Acho que o equilíbrio da equipe foi muito bom, aliado a uma força que pedi para eles. Hoje pedi que o Vitória saísse até da maneira de jogar, que fosse de mais força física, dividisse bolas, passasse ao torcedor mais confiança. Felizmente, foi o que vimos.

FAMÍLIA POR TRÁS DOS ATLETAS
- Dou parabéns a todos, não só aos que entram, mas há uma família por trás deles, de funcionários, gente que sofre com a gente, alguns viajam, nos jogos fora. - Outros, não, e ficam aqui rezando. É um momento realmente muito legal, que faz com que tudo valha a pena. Porque não é fácil você ter que conviver com derrotas, a pressão exercida no futebol, mas é gostoso quando atinge o objetivo e passa para todo mundo, não só o que sai na TV, mas toda a família rubro-negra que agora está vibrando com a gente.

POSICIONAMENTO DE VANDER E ESCUDERO
- No primeiro tempo, a definição tática nossa era Escudero aberto pela esquerda e Vander pela direita. Embora os dois se sintam mais à vontade pela esquerda. Tem uma variação no decorrer do jogo. Isso funcionou melhor até certa altura do primeiro tempo e voltou a funcionar bem no segundo tempo. São atletas dotados de inteligência, técnica, e por isso se dão bem na posição.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/vitoria/noticia/2015/11/mancini-destaca-superacao-e-explica-manutencao-de-escudero-no-2-tempo.html

Nenhum comentário: