segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Jacque Valente busca 1º pódio do país nos 20m: "Cada um com sua loucura"

Primeiro brasileira a disputar o Circuito Mundial, artista de circo de 29 anos tenta fazer história no Mundial de Kazan, saltando do alto da imensa plataforma no rio Kazanka



Por
Direto de Kazan, Rússia


Jacqueline Valente, salto sobre penhasco (Foto: Romina Amato/Red Bull Content Pool )

Jacqueline Va


Jacqueline Valente, salto sobre penhasco (Foto: Romina Amato/Red Bull Content Pool )Jacqueline Valente e os detalhes do salto sobre penhasco (Romina Amato/Red Bull Content Pool )


Jacqueline Valente perdeu a conta de quantas vezes foi chamada de "maluca", "doida", "sem juízo". 

A atleta não se abala. Entende a reação das pessoas quando descobrem que costuma saltar em queda livre de uma altura de 20 metros. Ela aprendeu até a transformar o estranhamento dos outros em motivo de piada. Costuma dizer por aí que cada um tem a sua loucura. A dela exige também responsabilidade e dedicação. Nesta terça-feira, a ideia ousada promete ganhar ainda mais sentido na carreira da ex-ginasta. Em sua estreia em Mundiais, a gaúcha tem a chance de virar a primeira brasileira campeã mundial da prova.

- Já escutei muito: “Sua doida, maluca”; “O que você está fazendo?”; “Quer se matar?”. Mas eu não sou a única. Tem muita gente na competição também, todos apaixonados pelo mesmo esporte. Normalmente, quando me perguntam isso, eu respondo que cada um nasceu com sua loucura dentro de si, e a minha é essa - brincou.

O início no esporte foi na ginástica artística, que é uma porta de entrada comum de futuros saltadores. Há dez anos, Jacqueline passou a fazer parte de um grupo de circo, chamado “Circo Dragone”, onde se apresentava pelo Europa dando piruetas. Depois de quatro anos, foi surpreendida pela notícia de que o grupo pretendia investir em números de saltos ornamentais. Foi aí que a gaúcha correu atrás para aprender a praticar o esporte. Primeiro saltando de 5m, depois de 10m, 18m e, finalmente, 20m.

Jacqueline Valente, salto sobre penhasco (Foto: Romina Amato/Red Bull Content Pool )Jacqueline Valente, salto sobre penhasco (Foto: Romina Amato/Red Bull Content Pool )


Mais do Mundial:
+ Após 6º, Cielo lamenta preparação feita para Kazan: "Não saí do ordinário"
 Confira a programação da natação e as provas dos brasileiros no Mundial
 Atleta de Mianmar de 12 anos nada sozinho e levanta a torcida em Kazan


Jacqueline, que antes achava uma loucura a ideia de saltar de 20 metros de altura, se apaixonou. Tanto que foi convidada para participar do circuito profissional da modalidade. Desde então, a primeira brasileira a praticar o esporte vem conhecendo diversões cartões postais pelo mundo do alto de uma plataforma de 20 metros de altura. A saltadora gaúcha mora na Cidade do México, onde treina diariamente com o objetivo de se especializar cada vez mais na modalidade.

O reconhecimento do esporte pela Federação Internacional de Natação (Fina) também ajudou a impulsionar Jaqueline. Na estreia da disputa no Mundial, em Barcelona 2013, a brasileira teve de ficar fora para se recuperar de uma cirurgia no joelho. Dois anos depois, ela se sente pronta e privilegiada por poder brigar pela medalha na primeira participação do Brasil nesta prova.

- Estou me sentindo muito honrada, não tenho palavras para explicar a felicidade de estar fazendo parte de um Mundial. Em 2013 eu estava com cirurgia no joelho e não pude participar. Mas estou feliz de estar aqui sendo a única brasileira. A minha expectativa é fazer meus três saltos da melhor maneira que eu posso, e o resultado a gente vai descobrir depois da competição - completou.


Jacqueline Valente, salto sobre penhasco (Foto: Getty Images)
Brasileira de 29 anos responde aos comentários 
de quem estranha a prática: "Cada um com 
sua loucura" (Getty Images)


FONTE:

Nenhum comentário: