sábado, 7 de março de 2015

"Decime qué se siente": argentinos provocam e fazem caldeirão na Davis

Torcedores que foram a Tecnópolis fizeram muito barulho, levantaram jogadores locais e irritaram o árbitro; disputa segue neste sábado com confronto de duplas


Por
Direto de Buenos Aires


Entre os gritos de apoio dos argentinos, as provocações aos brasileiros e as respostas também da torcida do Brasil, ouvia-se um incessante "Gracias" vindo do microfone dos árbitros centrais, pedindo silêncio para a continuação do jogo já com um pedido de agradecimento. As arquibancadas não estavam completamente lotadas nesta sexta-feira. No entanto, quem foi torcer pela Argentina na Copa Davis fez muito barulho. Incomodou. Assoviou a cada saque de Feijão e Thomaz Bellucci. E fez com que o ambiente se transformasse num "caldeirão", criando um clima hostil para os visitantes, que mais parecia os estádios de futebol da Argentina.

Torcidas de Brasil e Argentina na Copa Davis (Foto: Thiago Quintella)Banco da Argentina roda toalhas no ar incentivando torcida (Foto: Thiago Quintella)


Se Leonardo Mayer reclamou da falta de educação dos brasileiros no Aberto do Brasil, os argentinos tampouco foram anfitriões receptivos. Antes do primeiro jogo começar, alguns torcedores já provocaram a entrada dos jogadores do Brasil com o cântico "Brasil, decime qué se siente", que ficou famoso na Copa do Mundo. Depois, além de outras músicas, com provocações a Pelé e o 7 a 1 sofrido para a Alemanha - todas direcionadas aos torcedores - havia também uma pressão sobre os atletas. A cada saque do Brasil, alguns assovios eram ouvidos. A cada serviço para fora, os argentinos imitavam o árbitro de linha.

- Aqui fizeram mais barulho, mas não disseram más palavras. No Brasil, me xingaram muito. Uma coisa é você cantar, outra coisa é se meter com sua família numa partida de tênis como fizera - disse Leonardo Mayer após sua vitória sobre Thomaz Bellucci, ainda lembrando o caso no Aberto do Brasil.


Veja como foi a vitória de Feijão sobre Berlocq no primeiro jogo do confronto
Confira como foi a derrota de Bellucci para Mayer que empatou a disputa


Torcidas de Brasil e Argentina na Copa Davis (Foto: Thiago Quintella)
Como no futebol: torcida da Argentina canta 
com paixão na Copa Davis (Foto: 
Thiago Quintella)


E os incentivos não ficaram apenas fora de quadra. Dentro dela, os jogadores também incentivavam a pressão sobre os brasileiros. Em muitos momentos pôde-se ver Carlos Berlocq vibrando em direção aos argentinos e apontando para a torcida rival dizendo "Aqui não". Do banco da Argentina, a equipe rodava toalhas no ar para pedir o apoio dos torcedores. O árbitro central precisou esfriar os ânimos em diversos momentos, já que as músicas e gritos se seguiam por muito tempo entre os pontos. Na partida de Bellucci, foi a vez dos argentinos pegarem no pé do brasileiro, que demorava para sacar reclamando do barulho dos torcedores.


Porém, a torcida brasileira foi aprendendo a lidar e irritar, de certa forma, os argentinos. O "Aqui não" de Berlocq foi muito direcionado aos gritos dos rivais nas arquibancadas, que entoavam "Brasil, Brasil" e músicas como a "Mil Gols" e "Sou brasileiro com muito orgulho e muito amor". A partir do quarto set do jogo de Feijão, os visitantes passaram a imitar os "hermanos" e, a cada saque errado de Berlocq, imitavam o juiz de linha, para resposta dos argentinos, que chiavam pedindo silêncio. A estratégia pareceu funcionar e, após a vitória de Feijão, os brasileiros foram à forra, fazendo muita festa na quadra de Tecnópolis (veja no vídeo acima).

Bruno Soares e Marcelo Melo jogam neste sábado

copa davis Feijão X Berlocq tenis torcida brasil (Foto: Cristiano Andujar/CBT)Torcida brasileira compareceu e fez o seu barulho em Buenos Aires (Foto: Cristiano Andujar/CBT)


Os próximos a provarem da pressão argentina vinda da arquibancada serão Marcelo Melo e Bruno Soares, que jogam o confronto de duplas neste sábado. O público deve ser bem melhor que o visto na sexta-feira, em partidas que aconteceram num horário de difícil acesso para os que trabalham durante a semana.

Com a série empatada em 1 a 1, o jogo de duplas deste sábado define quem entrará em vantagem no último dia da disputa. Às 13h (de Brasília), Marcelo Melo e Bruno Soares, respectivamente os 3º e 12º colocados no ranking de duplas da ATP, enfrentam Federico Delbonis (150º em duplas) e Diego Schwartzman (74º em duplas). Porém, a parceria adversária dos tenistas mineiros pode ser outra, como os brasileiros acreditam que vá acontecer. O capitão argentino Daniel Orsanic tem a opção de mudar os integrantes da dupla até, no máximo, uma hora antes da partida.

-  A série está muito igual. Marcelo e Bruno tem um favoritismo por ranking, por retrospecto. Mas as condições aqui não são fáceis. A quadra está lenta e isso faz a partida ser muito disputada. As duplas vão ser decisivas. Quem entrar no domingo com 2 a 1 vai ter uma condição muito interessante. Ter que ganhar os dois jogos não é tão fácil. É assim, emocionante, foi um grande primeiro dia, muito disputado, muito comprometimento dos jogadores. Que siga assim - disse o capitão brasileiro, João Zwetsch.

Marcelo Melo e Bruno Soares Copa Davis (Foto: Vipcomm)
Marcelo Melo e Bruno Soares são favoritos no 
confronto de duplas deste sábado na Copa 
Davis (Foto: Vipcomm)


Juntos, Melo e Soares têm sete vitórias consecutivas na Copa Davis, incluindo o triunfo sobre os irmãos americanos Bob e Mike Bryan, em 2013, em Jacksonville, por 3 sets a 2, parciais de 7/6(6), 6/7(7), 6/4, 3/6 e 6/3. Eles não perdem desde setembro de 2010, quando foram derrotados pelos indianos Mahesh Bhupathi e Leander Paes por 3 sets a 0, parciais de 6/4, 7/6(5) e 6/1, em Chennai. Essa foi a única derrota de Bruno Soares na competição. Marcelo Melo tem uma derrota a mais, quando atuou ao lado de André Sá e perdeu para os irmãos equatorianos Giovanni e Nicolás Lapentti, em 2009, em Porto Alegre.

A partir de 11h de domingo, serão disputados os confrontos invertidos de simples em Buenos Aires. Primeiro Feijão pega Mayer. Em seguida, se necessário, Bellucci enfrenta Berlocq.

O vencedor da série entre Brasil e Argentina pega nas quartas de final, em julho, o ganhador da série entre Sérvia e Croácia - os sérvios abriram 2 a 0 nesta sexta. Quem perder terá de disputar a repescagem em setembro para tentar se manter na elite.

SporTV.com acompanha a série entre Brasil e Argentina em Tempo Real. O SporTV transmite as partidas ao vivo pelo SporTV2. E assinantes do Canal Campeão também podem seguir pelo SporTV Play na internet.


FONTE:
http://glo.bo/1MhkKdL

Nenhum comentário: