sábado, 7 de março de 2015

Melo e Soares confirmam favoritismo, e Brasil fica a uma vitória das quartas

COPA DAVIS

Argentinos apostam na troca de duplas, com Berlocq e Schwartzman, mas brasileiros anotam 3 sets a 0 para colocar a equipe em vantagem para o último dia de confronto


Por
Direto de Buenos Aires


A Argentina bem que tentou. Apostou no mistério, trocou a dupla em cima da hora, mas o favoritismo de Bruno Soares e Marcelo Melo falou mais alto, e o Brasil está na frente da disputa no Grupo Mundial da Copa Davis com 2 a 1 no confronto. Por 3 sets a 0, parciais de 7/5, 6/3 e 6/4, os brasileiros venceram Carlos Berlocq e Diego Schwartzman após 2h09 de partida. Desta forma, cabe a Feijão ou Thomaz Bellucci conseguir ao menos mais uma vitória no domingo para colocar a equipe brasileira nas quartas de final da competição para enfrentar a Sérvia - do número 1 do mundo Novak Djokovic -, que superou a Croácia por 3 a 0 neste sábado.

- É a melhor dupla de Copa Davis do mundo (Bruno e Marcelo). Nos dá uma referência muito forte dentro e fora de quadra. Eles estão sempre ali, sabem o que é um confronto de Copa Davis, têm uma liderança forte dentro do grupo. Essa consolidação como uma grande dupla é um fator fundamental para a gente - elogiou o capitão João Zwetsch.

A partida foi mais parelha do que se imaginava. Com Berlocq no lugar de Federico Delbonis, os argentinos deram trabalho, fizeram um jogo de risco e, principalmente no primeiro set, deram pinta que poderiam alongar o confronto. Porém, o entrosamento da dupla brasileira foi ganhando força na partida até a vitória, a oitava consecutiva de Bruno e Marcelo na Copa Davis, incluindo o triunfo sobre os irmãos americanos Bob e Mike Bryan, em 2013, em Jacksonville, por 3 sets a 2. A única derrota da dupla foi em setembro de 2010, quando foram superados pelos indianos Mahesh Bhupathi e Leander Paes. No total, são nove vitórias em 10 jogos na Davis.

Bruno Soares e Marcelo Melo Copa Davis (Foto: Vipcomm)
Bruno Soares e Marcelo Melo chegaram a nove 
vitórias em 10 jogos na Copa Davis 
(Foto: Vipcomm)


- Eu e Bruno sempre jogamos juntos, desde pequenos. A gente começou nos torneios juvenis, jogamos dois anos juntos nos ATPs... hoje a gente vive a melhor fase separado e juntos, vamos dizer assim. Na Copa Davis, quando a gente fica um tempo sem jogar, a gente volta e jogamos melhor e melhor. O fato de a gente se conhecer bem, ter todo esse lado fora de quadra soma muitas coisas positivas, desde quando tínhamos seis anos até agora. Nós temos uma química forte e esperamos manter isso para o futuro - comemorou Marcelo Melo.

A disputa entre Brasil e Argentina prossegue neste domingo, em Buenos Aires, com a equipe visitante à frente por 2 a 1. A partir de 11h (de Brasília), Feijão enfrenta Leonardo Mayer. Se o brasileiro não vencer, Thomaz Bellucci e Federico Delbonis se enfrentam na sequência. Para esse último jogo, Berlocq seria o representante argentino, mas o capitão Daniel Orsanic optou por fazer a troca, como fez neste sábado. O país que perder terá que encarar a repescagem, em setembro, para tentar se manter na elite.

Veja como foi a vitória de Feijão sobre Berlocq no primeiro jogo do confronto
Confira como foi a derrota de Bellucci para Mayer que empatou a disputa


O SporTV.com acompanha a série entre Brasil e Argentina em Tempo Real. O SporTV transmite as partidas ao vivo pelo SporTV 2. E assinantes do Canal Campeão também podem seguir pelo SporTV Play na internet.


o jogo

Marcelo Melo Copa Davis (Foto: Vipcomm)Marcelo Melo fez uma ótima partida ao lado de Bruno Soares neste sábado (Foto: Vipcomm)


O início de partida mostrou que os argentinos não dariam vida fácil para a dupla brasileira. Bruno e Marcelo precisaram decidir o game após iguais, enquanto os donos da casa tiveram mais facilidade para confirmar o serviço. Após o quarto game, conforme o público ia melhorando, os argentinos passaram a cantar mais, tentando intimidar os visitantes. No entanto, a torcida brasileira respondia na mesma moeda apesar de estar em bem menor número.

Mesmo com Schwartzman na rede, os argentinos conseguiam fazer um bom jogo, com o baixinho voleando bem. O jogo dos donos da casa era claro: sacar bem para dificultar a recepção dos brasileiros e não alongar os pontos. Com as duplas confirmando seus serviços, o Brasil conseguiu duas chances de quebra quando tinha 6/5 e fechou o set na boa devolução cruzada de Bruno.


Nada que abalasse os argentinos. A quebra dos donos da casa veio logo no primeiro game do segundo set, com Bruno Soares dando de bandeja duas duplas faltas. Depois, com mais erros, principalmente de Bruno na recepção, Berlocq e Schwartzman abriram 2/0.  A provocação da torcida aos brasileiros só aumentou depois do ponto, como sempre, com músicas relacionadas ao futebol e, especialmente, à Copa do Mundo de 2014.

Berlocq e Schwartzman Copa Davis Tênis (Foto: Cristiano Andujar/CBT)
Schwartzman e Berlocq lutaram muito, mas 
não conseguiram segurar os favoritos 
(Foto: Cristiano Andujar/CBT)


Porém, Bruno e Marcelo provaram o porquê de seu favoritismo na disputa, anotando uma sequência de cinco games vencidos. À medida que o jogo passava, a velha forma e o entrosamento eram exibidos com maior naturalidade. Os argentinos ainda levariam mais um game e dificultariam os brasileiros com um break point, mas Soares e Melo confirmaram e fecharam o período em 6/3.

Garra jamais faltou para os argentinos. Ainda contando com o apoio do torcedor, Berlocq e Schwartzman salvaram uma chance de quebra no princípio do terceiro set e ainda conseguiram um break point no sexto game, salvo pelos brasileiros. Porém, Bruno e Marcelo voltaram a ter uma oportunidade no game seguinte e, mesmo com a pressão da torcida, conseguiram confirmar a quebra para abrirem vantagem de 4/3. Os brasileiros ainda colocaram uma pitada de drama, levando o último game para iguais para fechar o set e o jogo em 6/4 após um voleio de Marcelo Melo.


argentina x brasil - resultados e programação

Sexta-feira
Carlos Berlocq (ARG) 2 x 3 Feijão (BRA) - 6/4, 3/6, 5/7, 6/3 e 6/2
Leonardo Mayer (ARG) 3 x 1 Thomaz Bellucci (BRA) - 6/4, 6/2, 1/6 e 6/3

Sábado
Carlos Berlocq/Diego Schwartzman (ARG) 0 x 3 Marcelo Melo/Bruno Soares (BRA) - 7/5, 6/3 e 6/4

Domingo
11h - Leonardo Mayer (ARG) x Feijão (BRA) - transmissão do SporTV 2
Em seguida - Federico Delbonis (ARG) x Thomaz Bellucci (BRA) - transmissão do SporTV 2


FONTE:
http://glo.bo/1EB5kyr

Nenhum comentário: