sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Líder Cruzeiro e lanterna Criciúma se opõem na classificação e estatísticas

Raposa tem melhor ataque, mais assistências e jogadores decisivos do que o Tigre, que sofre com a escassez de gols. Times se enfrentam neste domingo, no Mineirão


Por
Rio de Janeiro

Header Espião Estatístico 3 (Foto: Infoesporte)

Atacante Marcelo Moreno, do Cruzeiro, na partida diante do Sport na Arena Pernambuco (Foto: Anderson Stevens/Light Press)Ricardo Goulart, com 11 gols, e Marcelo Moreno, com 13, têm mais gols do que o Criciúma, 23, no Brasileirão (Foto: Anderson Stevens/Light Press)


Ninguém é líder do Campeonato Brasileiro por acaso, e o mesmo vale para o lanterna. Ambos fizeram por onde chegar à posição que ocupam na tabela de classificação. Cruzeiro e Criciúma colocam essa diferença de campanha à prova no próximo domingo, no Mineirão. Posição, gols marcados, gols sofridos, titulares utilizados, artilheiros, garçons, jogadores decisivos, enfim, os adversários deste fim de semana estão nos extremos em boa parte das estatísticas.

A cada rodada que passa, a Raposa fica mais perto do título e já soma 64 pontos na primeira colocação, mais que o dobro dos ínfimos 30 conquistados pelo Tigre, 20º e último colocado. Se o assunto for bola na rede, é vitória celeste de goleada. O Cruzeiro tem o melhor ataque com 56 gols, e o Criciúma é justamente o pior, com apenas 23. Em gols sofridos, a vantagem não chegar a ser tão grande, com 33 bolas na rede dos mineiros contra 44 dos catarinenses. No entanto, a equipe do Sul é a segunda que mais teve os goleiros buscando a pelota no fundo da meta, e o líder é o quinto que menos exigiu essa ação do seu camisa 1.

Um time-base é outro aspecto fundamental que explica uma campanha com regularidade. Mesmo com um elenco forte, o Cruzeiro utilizou 27 atletas no time titular. Pelo lado do Criciúma, 36 diferentes jogadores foram escalados de início. E, apesar dessa diferença, 16 cruzeirenses fizeram gols contra 11 da equipe catarinense. Por sinal, enquanto Marcelo Moreno está firme na disputa da artilharia com 13 gols - o líder Henrique, do Palmeiras, tem 15 -, o melhor do Tigre na lista é o centroavante Souza, que marcou cinco, mas um deles quando ainda atuava pelo Vitória.

No índice de assistências, o líder e o lanterna divergem com força total. Enquanto 18 cruzeirenses já distribuíram passes para gols, apenas sete do Criciúma fizeram isso, o que torna seu ataque mais prevísivel.

Quando juntamos todos os jogadores decisivos das duas equipes (que fizeram gols ou deram assistências quando a equipe perdia por um gol ou empatava), encontramos 18 na Raposa e 12 no Tigre, o que novamente os coloca na primeira e na última colocação desse ranking. Quanto mais atletas com potencial de garantir um resultado em campo mais difícil para a defesa adversária armar um bom esquema para impedir a armação de jogadas do rival.


O jogo é no domingo e o futebol é um dos poucos esportes em que é possível que o primeiro colocado seja derrotado pelo último. Mas, para deixar isso ainda mais difícil, o Cruzeiro é o melhor mandante do Brasileirão com 79% de aproveitamento dos pontos em disputa no Mineirão. Já o Criciúma é o pior visitante com nenhuma vitória e 10% de aproveitamento quando atua longe de seus domínios. A missão pode não ser impossível, mas passa bem perto disso.

Veja comparações entre as equipes com quem lidera e é lanterna nos fundamentos:

Comparação entre Criciúma e Cruzeiro (Foto: GloboEsporte.com)

*A equipe do Espião Estatístico é formada por: Bruno Marques, Eduardo Souza, Igor Gonçalves, Leandro Silva, Pedro Lopes, Pedro Venancio, Roberto Teixeira e Valmir Storti.



FONTE:
http://glo.bo/1zASNKe

Nenhum comentário: