sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Jogador de futebol tem fôlego para a corrida de rua? Preparadores avaliam

Manter o ritmo forte durante muito tempo pode ser tão difícil para um jogador quanto seria para um corredor encarar uma partida de futebol de 90 minutos


Por  
Rio de Janeiro




Correr é um verbo cada vez mais conjugado no futebol. Mas será que os jogadores de futebol têm fôlego para a corrida de rua?  Domingo tem a terceira edição da Corrida Eu Atleta 10K Rio, no Aterro do Flamengo. Será que alguns se habilitariam? Com a palavra, as feras dos gramados.

- Acho que faria num tempo bom. Não igual aos profissionais, mas faria facilmente - disse o meio-campo Fabrício, do Vasco.

Perguntado sobre o tema, o meia Wagner, do Fluminense, também demonstrou confiança.

- Eu teria um desempenho na rua ainda melhor - garantiu.

Os jogadores teriam fôlego para concluir essa distância na rua, mas toda diferença está no ritmo. Durante uma partida de futebol, cada atleta pode percorrer 10km como se estivesse numa esteira. Em alguns momentos, caminhando, dando um trote leve, pique mais rápido ou longo, enquanto o corredor de rua de elite faz toda distância de maneira acelerada. 

Corrida Eu Atleta BH (Foto: Douglas Magno)
Craques do gramado teriam fôlego para fazer 
bonito nos 10km, como os corredores? 
(Foto: Douglas Magno)


- Quem vai correr na frente de uma corrida faz em torno de 21 ou 22km/h e quem está mais atrás em 19 ou 18km/h. Esse ritmo é o constante durante a prova toda - disse o preparador físico do Botafogo Moraci Sant`Anna.

Ter essa constância no ritmo durante muito tempo pode ser tão difícil para um jogador quanto seria para um corredor encarar uma partida de futebol.

- O atleta se desloca em várias movimentações e intensidades diferentes durante a partida. De frente, de lado e de costas - explicou o preparador físico Rodrigo Poletto, do Fluminense.

Se alguém que vai largar no pelotão de elite na corrida tentasse jogar uma partida oficial de futebol teria dificuldades.

- Um atleta especialista em correr prova de 10km não levaria os 45 minutos de um jogo de futebol - encerrou Antônio Mello, preparador físico do Flamengo.


saiba mais

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/corridas-e-eventos/corrida-eu-atleta/guia/jogador-de-futebol-tem-folego-para-corrida-de-rua-preparadores-avaliam.html

Nenhum comentário: