sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Desfile de estrelas e luta para impedir deca do Rio agitam início da Superliga

Com 13 medalhistas olímpicas de ouro e dez das 14 atletas da seleção no último Mundial, disputa feminina começa nesta sexta com cariocas encarando o Rio do Sul


Por
São Paulo


A bola vai subir nesta sexta-feira para o início da estrelada edição 2014/2015 da Superliga feminina. A valorizada competição, cuja partida de abertura vai reunir o atual campeão, Rio de Janeiro, e o Rio do Sul, às 21h30 (de Brasília), no ginásio da Tijuca, no Rio, com transmissão ao vivo do SporTV, reúne quatro bicampeãs olímpicas e nove campeãs olímpicas, bem como dez das 14 jogadoras presentes na conquista da medalha de bronze da seleção brasileira no Mundial da Itália, no mês passado – estão fora apenas Jaqueline (sem time), Sheilla (na Turquia), além de Fernanda Garay e Fabíola (na Rússia). Em busca do seu décimo título, o time carioca terá de superar ao longo dos próximos meses as fortes equipes do Osasco e do Sesi-SP, os perigosos times do Praia Clube, e do Brasília, além dos outros oito participantes do certame, que estão doidos para mostrar o seu valor no vôlei nacional.

- É sempre desafiador o começo de cada temporada. Mesmo o nosso time tendo disputado tantas finais desde que eu cheguei aqui, a parte boa de ser atleta é que o título mais importante é sempre o que está por vir. E como temos já uma tradição de estar sempre na briga, quem chega quer brigar também e quem fica na equipe quer continuar o ritmo. Este ano acredito que teremos um campeonato muito equilibrado - afirmou a líbero Fabi, que deu adeus à seleção brasileira com dois títulos olímpicos, mas segue com tudo defendendo o Rio de Janeiro.

Lançamento Superliga 2014-2015 (Foto: Marcos Ribolli)
Fabi, Juciely e Fofão são as mais experientes 
jogadoras do atual campeão, Rio de Janeiro 
(Foto: Marcos Ribolli)

Além da segurança defensiva da veterana Fabi, o Rio de Janeiro também contará com a classe e a experiência da levantadora Fofão, que aos 44 anos vai fazer a última competição de sua vitoriosa carreira, coroada com o título olímpico em Pequim 2008 e duas medalhas olímpicas de bronze (Atlanta 1996 e Sydney 2000). O time do técnico da seleção brasileira masculina, Bernardinho, também se reforçou com as chegadas da ponteira Natália (campeã em Londres 2012) e da oposta Andréia Laurence.


saiba mais
Com três titulares da seleção brasileira (Dani Lins, Thaisa e Camila Brait), o Osasco, que acabou de conquistar o tricampeonato paulista, tem um incentivo a mais para demonstrar a sua força nesta edição da Superliga. Na última temporada, apesar de ter ficado 26 partidas sem perder, o time da Grande São Paulo caiu na semifinal diante do Sesi-SP e ficou fora da final pela primeira vez desde a temporada 2000/2001. De lá para cá, foram cinco títulos e sete vices.

Apresentação Osasco vôlei (Foto: João Pires/Fotojump)Thaisa, Camila Brait e Dani Lins são os maiores destaques do Osasco (Foto: João Pires/Fotojump)


- Não queremos deixar o título da Superliga escapar novamente neste ano. Foi sofrido ter perdido na semifinal da última temporada. Todo mundo se dá muito bem nesse nosso elenco e vamos chegar fortes para brigar para sermos campeãs nesta temporada. Vai ser uma briga boa, mas estaremos muito bem preparadas - afirmou Thaisa, lembrando a eliminação precoce para o Sesi-SP na última edição.

Vice-campeão na última temporada e responsável por quebrar uma sequência de nove finais entre Rio de Janeiro e Osasco, o Sesi-SP perdeu a levantadora Dani Lins para o Osasco e está mais fraca com Claudinha na função. Porém, o time da capital paulista manteve figuras importantes como a central bicampeã olímpica e capitã da seleção, Fabiana, bem como a ponteira Suelle e a líbero Suelen. Além disso, o time contratou a valorizada oposta Monique Pavão. É uma equipe para brigar novamente pelas primeiras posições.

- Nós esperamos fazer mais uma grande Superliga e chegar em mais uma final. Acabamos surpreendendo um pouco por ter chegado na decisão da última temporada e queremos isso de novo. Sabemos que com bastante empenho e dedicação, nós podemos vencer partidas importantes mais uma vez e brigar - disse Fabiana.

Lançamento Superliga 2014-2015 (Foto: Marcos Ribolli)
Sesi-SP, de Fabiana (à direita) espera ir à 
final pela segunda temporada consecutiva 
(Foto: Marcos Ribolli)


Time da forte oposta Tandara, campeã olímpica em Londres 2012 e maior pontuadora da última Superliga, o Praia Clube, de Uberlândia, tem tudo para incomodar bastante os principais favoritos e tentar beliscar uma vaguinha na semifinal. A equipe mineira também conta com a experiência e o belo passe da ponteira Sassá, campeã em Pequim 2008, que volta ao Brasil após passagem pelo vôlei polonês.

O Brasília aparece fechando a lista de principais postulantes aos voos mais altos nesta Superliga. Liderado pela ponteira bicampeã olímpica Paula Pequeno e comandada por Sérgio Negrão, a agremiação do Distrito Federal, que também tem nas suas fileiras a oposta Érika Coimbra e a ponteira Michelle Pavão, tem um time perigoso e experiente.

Lançamento Superliga de vôlei 14-15 (Foto: Marcos Ribolli)
Principais atletas da Superliga feminina se reúnem 
para foto no lançamento desta temporada 
(Foto: Marcos Ribolli)


galeria de campeãs na superliga 2014/2015
Bicampeãs olímpicas (Pequim 2008 e Londres 2012)
Fabi (Rio de Janeiro)
Fabiana (Sesi-SP)
Paula Pequeno (Brasília)
Thaisa (Osasco)

Campeãs olímpicas em Pequim 2008

Carol Albuquerque (Sesi-SP)
Fofão (Rio de Janeiro)
Mari (Osasco)
Sassá (Praia Clube)
Walewska (Minas)
Campeãs olímpicas em Londres 2012
Adenizia (Osasco)
Dani Lins (Osasco)
Natália (Rio de Janeiro)
Tandara (Praia Clube)
primeiros jogos (horários de Brasília)
07/11 - 21h30  - Rio de Janeiro x Rio do Sul
08/11 - 18h - Praia Clube x São Bernardo do Campo
10/11 - 18h30 - São José dos Campos x Sesi-SP
11/11 - 19h30 - Minas x Pinheiros
11/11 - 20h  - Araraquara x São Caetano
11/11 - 20h - Brasília x São Bernardo do Campo
11/11 - 20h15 - Maranhão x Osasco


FONTE:

Nenhum comentário: