segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Dor, suposta discussão e dúvida na Davis: o final turbulento de Federer

Ausência na decisão do ATP Finals no último domingo levanta questões polêmicas


Por
Rio de Janeiro

tenis roger federer atp finals (Foto: Reuters)A desistência de Federer na decisão do ATP Finals é rodeada de mistérios (Foto: Reuters)


O dia 16 de novembro de 2014 ficará marcado na vida de Roger Federer. Após um duro confronto com seu compatriota Stanislas Wawrinka na semifinal do ATP Finals, no dia anterior, o suíço alegou não ter condições de jogo para encarar Novak Djokovic na grande decisão entre os dois atuais melhores tenistas do mundo no ranking. O próprio Federer foi até a quadra central da Arena O2, em Londres, e anunciou sua desistência ao público. Para muitos, ele estaria se resguardando para a disputa da final da Copa Davis contra a França no próximo fim de semana, título que ele ainda não tem em sua carreira.

Porém, por baixo dos panos do W.O da final do Torneio dos Campeões, parece haver muito mais na história da desistência de Roger Federer. Uma possível ausência também na decisão da Copa Davis ainda paira no ar. Além disso, há rumores de uma discussão com Wawrinka, que pode ter envolvido a esposa de Federer. Um domingo que será lembrado por muito tempo e ainda deve render histórias ao longo da semana.

dores e desistência

A caminhada de Roger Federer até o centro da quadra principal da Arena O2, momentos antes do horário previsto para o embate com Novak Djokovic, foi cercada de mistério. O que o suíço faria ali sem o uniforme de jogo? O anúncio de sua desistência pegou o público de surpresa. Porém, algumas horas antes, já havia o rumor nos bastidores que o tenista número 2 do mundo não teria condições de atuar, como informou Maria Esther Bueno durante a transmissão do canal SporTV.

A partida contra Wawrinka, no sábado, se estendeu por longas 2h48m, e terminou tarde da noite em Londres. O tempo de descanso até o embate com Djokovic era curto. Mesmo com fisioterapia e tratamento, Federer sequer conseguiu se aquecer, com dores nas costas.

- Infelizmente eu não estou apto a jogar. O ano inteiro tentei chegar preparado para o Torneio dos Campeões e não queria que terminasse assim. Tentei de tudo na noite passada, e hoje também - analgésicos, tratamento, descanso, aquecimento - até o final, mas eu simplesmente não posso competir nesse nível com Novak. Seria muito arriscado, na minha idade, fazer isso agora e espero que vocês entendam. Parabéns, claro, para Djokovic, que fez uma temporada incrível e um torneio fantástico também. Espero que possamos jogar mais grandes partidas, talvez ano que vem - disse Federer em seu pronunciamento.


discussão com wawrinka

Porém, parece que não foram apenas as dores nas costas que desestabilizaram Roger Federer na noite de sábado. Segundo o ex-tenista John McEnroe, comentarista da ESPN, o suíço discutiu com seu compatriota e companheiro de disputas na Copa Davis no vestiário após o embate entre ambos na semifinal do ATP Finals. O motivo seria os barulhos vindos do camarote de Federer a cada serviço de Wawrinka na partida. 

Wawrinka, tênis (Foto: Reuters)Wawrinka e Federer teriam discutido no vestiário após a semifinal (Foto: Reuters)


Fato é que o descontrole de Stan Wawrinka foi percebido pelas câmeras e pelo público, principalmente no terceiro set da partida. O adversário de Federer reclamou por diversas vezes, e seria justamente por causa do barulho vindo da equipe de Roger. Há rumores de que a reclamação seria direcionada à esposa de Federer, Mirka. Segundo uma TV francesa, o áudio da transmissão captou Wawrinka dizendo: "Ela fez a mesma coisa em Wimbledon".

- Alguma coisa aconteceu no vestiário entre Federer e Wawrinka e se estendeu ao longo da noite - disse McEnroe durante a transmissão de sua emissora.
- Isso torna tudo mais complicado para Severin Luthi porque ele terá que tentar contornar o problema entre esses dois jogadores e ter certeza que ambos estão felizes - concluiu.


dúvida para a copa davis


A possível tensão entre os companheiros de seleção suíça levantou então a dúvida sobre a participação de Federer na final da Copa Davis, que começa na sexta-feira (21) e dura até domingo. A princípio, o tenista número dois do mundo corre contra o tempo para se recuperar da lesão, mas os rumores da discussão com Wawrinka levantaram a questão se seria apenas isso.

Apesar da especulação de que Federer só não jogou a decisão do ATP Finals para se resguardar para a final da Copa Davis, Djokovic afirmou que, em conversa com Federer, o suíço não garantiu participação no confronto com a França, que começa na sexta-feira, 21 de novembro.

- Eu falei com ele e há um ponto de interrogação para a final da Copa Davis. Ele não sabe ainda. Eu não sei se ele estava calculando e tentando poupar seu corpo para a Copa Davis. (...) Eu tenho certeza que não é o caso. Essa é provavelmente uma das grandes partidas do ano para ele. Eu tenho certeza que se ele pudesse, estaria em quadra - disse Djokovic.

Federer e Wawrinka jogo duplas Copa Davis tênis (Foto: Reuters)
Federer e Wawrinka formam a dupla da Suíça 
durante a disputa da Copa Davis (Foto: Reuters)


murray e o "mario kart"


Enquanto Federer não pôde disputar a final do ATP Finals, a organização do torneio decidiu convocar o britânico Andy Murray para uma partida de exibição contra Djokovic, vencida pelo sérvio por 8 a 5, em set único. A situação curiosa foi uma medida para entreter o público, que havia lotado a arena para ver a decisão.

No entanto, a surpresa com a presença de Murray na partida contra Djokovic não pegou apenas o público, mas também o tenista britânico. Curtindo o domingo de folga antes de voltar aos treinos para a próxima temporada, Murray jogava videogame quando recebeu o convite para o confronto.

- Eu estava jogando "Mario Kart" (jogo de videogame) no meu sofá quando recebi a ligação. Eu estava ganhando naquele momento, o que já é melhor que meu tênis atualmente - disse ele, em tom de brincadeira.

tenis andy murray novak djokovic atp finals (Foto: Reuters)
Andy Murray disse que jogava videogame 
quando foi chamado para enfrentar 
Djokovic (Foto: Reuters)


FONTE:

Nenhum comentário: