segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Após W.O., Djokovic recebe troféu de campeão e vence Murray em exibição

Sérvio fatura o tetra sem precisar jogar e leva a melhor sobre britânico por 8 a 5 em set profissional. Federer desistiu da decisão por dores nas costas


Por  
Londres



Depois da desistência de Roger Federer na final do Torneio dos Campeões da ATP, neste domingo, em Londres, Novak Djokovic entrou em quadra para receber o troféu de campeão da competição. Foi o quarto título do sérvio e o terceiro conquistado de forma consecutiva. Após a cerimônia de premiação, que não contou com a presença do suíço, o número 1 do mundo disputou um "set profissional" (de oito games ganhos) com o britânico Andy Murray e levou a melhor por 8 a 5.

- Obviamente não é a forma como queria ganhar esse torneio. Sinto por Roger. Estou no tênis há 10 anos e sei que Roger e Rafa (Nadal) têm sido os maiores competidores e sempre dão o 100% deles. Se Roger pudesse aparecer e jogar, ele jogaria. Sinto por vocês (torcedores). Era uma partida muito esperada entre os números 1 e 2 do mundo e todos estavam ansiosos para ver isso. Não sou o tipo de jogador que comemora vitórias como essa, mas tenho que festejar toda a temporada, e esse troféu é a coroa da temporada - disse Djokovic, ao levantar a taça do Torneio dos Campeões, lembrando também do espanhol que não disputou o evento por causa de uma cirurgia no apêndice.

Djokovic, ATP de tênis (Foto: Agência Reuters)
Djokovic conquistou o título deste ano do 
Torneio dos Campeões com desistência 
de Federer (Foto: Reuters)


Federer anunciou a desistência diante do público, logo depois da entrega dos troféus para os finalistas da chave de duplas - o brasileiro Marcelo Melo foi vice-campeão ao lado do croata Ivan Dodig. O suíço revelou ter sentido dores nas costas depois da semifinal de quase três horas contra o compatriota Stan Wawrinka e não se sentiu em condições de encarar Djokovic.

- Infelizmente eu não estou apto a jogar. O ano inteiro tentei chegar preparado para o Torneio dos Campeões e não queria que terminasse assim. Tentei de tudo na noite passada, e hoje também - analgésicos, tratamento, descanso, aquecimento - até o final, mas eu simplesmente não posso competir nesse nível com Novak. Seria muito arriscado, na minha idade, fazer isso agora e espero que vocês entendam. Parabéns, claro, para Djokovic, que fez uma temporada incrível e um torneio fantástico também. Espero que possamos jogar mais grandes partidas, talvez ano que vem - explicou Federer, que tem 33 anos de idade.

tenis andy murray novak djokovic atp finals (Foto: Reuters)
No lugar da final do Torneio dos Campeões, 
Murray e Djokovic jogaram set profissional 
(Foto: Reuters)


Além do set profissional entre Djkovic e Murray, a final do Torneio dos Campeões também foi substituída por uma exibição de duplas entre a parceria formada por Murray e John McEnroe e a equipe composta por Tim Henman e Pat Cash.

Se a final tivesse sido realizada, seria o 37º confronto entre Djokovic e Federer no circuito profissional. O suíço leva vantagem com 19 vitórias, enquanto o sérvio tem 17. Nos cinco encontros que tiveram nesta temporada, Nole (apelido do atual líder do ranking) havia ganhado todas as finais que disputou contra o rival (Masters 1.000 de Indian Wells e Wimbledon), e o ex-número 1 do mundo, todas as semifinais (ATP 500 de Dubai, Masters 1.000 de Monte Carlo e Masters 1.000 de Xangai).

Djokovic encerra a temporada invicto em quadra coberta há 31 partidas. E neste ano o sérvio conquistou sete títulos: Masters 1.000 de Indian Wells, Masters 1.000 de Miami, Masters 1.000 de Roma, Wimbledon, ATP 500 de Pequim, Masters 1.000 de Paris e o Torneio dos Campeões


FONTE:
http://glo.bo/1y8rovi

Nenhum comentário: