sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Grêmio vence Figueirense com gol de Barcos e fica a um ponto do G-4

Atacante marca pela 13ª vez no Brasileiro, chega à vice-artilharia e decide placar de 1 a 0 em pênalti que gera muita reclamação dos catarinenses


 A CRÔNICA


por GloboEsporte.com


O Grêmio venceu o Figueirense por 1 a 0 na noite desta quarta-feira, na Arena, pela 30ª rodada do Brasileirão. O placar magro dá o tom do jogo, que teve alguns momentos de maior volume, mas no geral foi morno. O único gol foi anotado por Barcos, num pênalti que gerou muita reclamação, ainda no primeiro tempo. Na etapa final, com ataque pouco efetivo e levando pressão do adversário, 
Felipão chegou a deixar o Tricolor com quatro volantes para segurar o resultado.

A vitória reforçou dois aspectos da campanha gremista. Primeiro, o impressionante desempenho da defesa, que em 18 das 30 partidas não levou gol. É a menos vazada, com 17 gols sofridos. E apareceu mais uma vez a dependência de Barcos, que marcou 13 dos 25 gols do time e é o vice-artilheiro do Brasileiro. 


saiba mais

O placar não mexeu na posição de nenhuma das equipes. O Grêmio continua em sexto lugar, mas agora tem 50 e está a apenas um do G-4. O Figueirense é o 13º, com 35, quatro acima do primeiro time no Z-4. Na próxima rodada, o Tricolor enfrenta o Coritiba fora de casa, e o time catarinense recebe o líder Cruzeiro no Orlando Scarpelli.

O Grêmio começou o jogo apostando mais pela direita, e o Figueirense se esforçava para sair da marcação fechada. Barcos aparecia como a principal peça tricolor, buscando os lances fora da área e marcando presença dentro dela. Foi dele um cruzamento rasteiro que passou por todo mundo na frente do gol. O Figueira, por sua vez, teve boas oportunidades com Rivaldo, que parou em defesa de Marcelo Grohe, e Giovanni Augusto, que arriscou chute de efeito para fora.

Luan chegou mais próximo do gol e cabeceou na trave após cruzamento de Dudu. E aí a rede finalmente balançou. Em lance de muita reclamação do técnico Argel, o árbitro assinalou pênalti para o Grêmio aos 36 minutos. Zé Roberto cruzou, e a bola bateu no braço de Nirley, que deu carrinho. Barcos cobrou e fez 1 a 0.

Depois do intervalo, o Figueirense voltou pressionando, com maior participação de Marco Antônio. Aos poucos o Grêmio se recompôs, e Luan exigiu boa defesa de Thiago Volpi. No rebote, Barcos tentou de calcanhar, e a zaga afastou. As chances surgiram para os dois lados nos minutos seguintes, mas sem muito perigo. Grohe foi um pouco mais exigido e teve de fazer algumas defesas mais difíceis.

Nos ataques gremistas, houve pouca efetividade. Até que Felipão resolveu tirar Luan e colocar Walace, deixando quatro volantes em campo. Já perto dos 30 minutos a ideia passou a ser segurar o placar. O técnico ainda promoveu a estreia do garoto Erik, que mostrou boa movimentação. Pelo lado do Figueirense, o ponto negativo, além da derrota, foi a expulsão de Rivaldo, aos 44, por falta dura em Barcos. Ele saiu de campo fazendo sinal de "roubo" com as mãos.

Barcos comemora gol do Grêmio contra o Figueirense (Foto: Getty Images)
Barcos comemora seu 13º gol no Campeonato 
Brasileiro (Foto: Getty Images)




FONTE:

Nenhum comentário: