sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Croata de 17 anos elimina Rafael Nadal nas quartas do ATP da Basileia

Jogando sob efeitos de antibióticos por conta de uma apendicite, espanhol número 3 do ranking não resiste e acaba perdendo para o jovem Borna Coric por 6/2 e 7/6


Por Basileia, Suíça


Jogando sob efeitos de antibióticos por conta de uma apendicite, o espanhol Rafael Nadal foi surpreendido nesta sexta-feira pelo croata Borna Coric, de apenas 17 anos, e acabou eliminado nas quartas de final do ATP 500 da Basileia. Com 6/2 no primeiro set e 7/6 no segundo, o jovem tenista número 124 do ranking passou pelo Touro Miúra, número 3, e avançou para a semifinal do torneio, onde enfrentará o belga David Goffin, que venceu o canadense Milos Raonic em outro confronto pelas quartas.

Após atuação impecável no primeiro set, quando chegou a abrir 5/0 e precisou de apenas 34 minutos para fechar em 6/2, o croata continuou jogando bem no segundo, resistiu à pressão de Nadal e se aproveitou de três erros seguidos do espanhol no tie-break para fechar em 7/6. Este foi apenas o segundo jogo de Coric contra um tenista do top 10 do ranking. A primeira vez foi no ano passado, quando perdeu para Andy Murray na Copa Davis (6/3, 6/0 e 6/3).

Além de Borna Coric x David Goffin, a outra semifinal do ATP da Basileia será entre o tenista da casa, Roger Federer, e o também croata Ivo Karlovic. O suíço segue na busca pelo sexto título em casa após vencer Grigor Dimitrov nas quartas de final.

Borna Coric vence rafael nadal no atp de basileia (Foto: Reuters)
Croata Borna Coric, de apenas 17, extasiado 
após vitória sobre Rafael Nadal na Basileia 
(Foto: Reuters)


Após a derrota para o jovem croata, Rafael Nadal confirmou que terá que passar uma cirurgia para tratar do problema de apendicite e não joga mais na temporada. O espanhol começou a sofrer com o problema durante o Masters 1.000 de Xangai, há três semanas. Desde então, vinha sendo taxativo sobre a necessidade de operação, mas lutava para não encerrar precocemente a temporada. Tanto é que entrou em quadra na Basileia sob efeito de analgésicos.

Mais cedo, a organização do Masters 1.000 de Paris já havia anunciado que Nadal não disputaria a competição na próxima semana por "motivos pessoais", sem citar o problema de saúde. Porém, ainda havia uma expectativa de que o espanhol estivesse no ATP Finals, torneio que reúne os oito melhores tenistas do ano, em novembro, em Londres.


o jogo

Coincidentemente no mesmo dia em que anunciou que não jogará o Masters 1.000 de Paris, Nadal apresentou a pior performance no torneio da Basileia durante o primeiro set. Apesar dos 17 anos de idade, Coric mostrou inteligência ao trocar bolas com o espanhol à espera dos constantes erros do Miúra. Foi assim que o croata surpreendentemente fez 5/0 em pouco mais de 20 minutos. 

A última vez que Nadal levou um pneu (6/0) foi contra Roger Federer em 2011. E o espanhol conseguiu evitar que o placar voltasse a se repetir nesta sexta. Sacando para o set, Coric saiu da estratégia, arriscou em vão alguns ataques mais ousados e perdeu uma das quebras de frente logo após ter salvado dois break points, ao atacar para fora uma direita curta. Depois de confirmar o serviço, Nadal trocou de raquete, mas a nova peça não lhe ajudou muito a reagir já no primeiro set. No game seguinte, Coric usou bem o saque e fechou a parcial em apenas 34 minutos.

Rafael Nadal tênis ATP Basileia (Foto: AFP)
Se recuperando de uma apendicite, Rafael Nadal 
não resistiu ao croata e caiu nas quartas de final 
(Foto: AFP)


Precisando da virada, Nadal diminuiu um pouco os erros não forçados, mas seguia lidando com um adversário que não tinha medo de encará-lo. Se o primeiro set foi praticamente um domínio de Coric, as forças se equivaleram no segundo e a primeira oportunidade de quebra só foi acontecer no oitavo game. Nadal teve o break point em mãos, mas o croata salvou e confirmou o serviço com mais uma bola mal rebatida pelo espanhol.

No game seguinte, foi a vez de o Coric desperdiçar uma chance de quebrar o saque de Nadal. Os dois continuaram confirmando seus serviços até o tie-break, onde o croata atuou como um veterano. Após começar atrás (0/1), Coric não permitiu que Nadal abrisse vantagem e, quando o game decisivo estava empatado em 4/4, mostrou paciência e tranquilidade para fechar em 7/4 após três erros seguidos do espanhol (7/6 para o croata no set).

No ATP 500 de Valencia, na Espanha, o brasileiro Thomaz Bellucci foi eliminado por David Ferrer, número 5 do mundo, nas quartas de final. Agora, o espanhol encara o britânico Andy Murray na semifinal do torneio.


saiba mais


FONTE:
http://glo.bo/1sitS59

Nenhum comentário: