sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Federer vence Dimitrov e garante vaga nas semifinais do ATP da Basileia

Apesar de enfrentar dificuldades no primeiro set, suíço faz 7/6 e 6/2 sobre búlgaro e se aproxima da nona decisão em casa; adversário na semi será o croata Ivo Karlovic


Por Basileia, Suíça


saiba mais


Vencer Roger Federer não é algo fácil. Quando ele está em casa então, a missão se torna ainda mais complicada. Apesar de enfrentar dificuldade no primeiro set, o suíço passou pelo búlgaro Grigor Dimitrov nas quartas de final do ATP 500 da Basileia (7/6 e 6/2) e segue firme na caminhada para sua nona decisão consecutiva no torneio. Na semifinal, Federer, que ocupa a vice-liderança do ranking mundial, terá pela frente o croata Ivo Karlovic, número oito.

Roger Federer tem chegado à decisão na Basileia desde 2006, período em que conquistou os cinco títulos que tem no torneio da Suíça (2006, 2007, 2008, 2010 e 2011). Nas últimas duas edições, ele perdeu a final para o argentino Juan Martín Del Potro, que está lesionado e não disputa o campeonato deste ano.

Federer ATP Basileia (Foto: AFP)
Com apoio da torcida, Federer venceu Dimitrov 
e avançou às semifinais do ATP da Basileia 
(Foto: AFP)


Na briga para ser novamente número 1 do mundo, Federer atualmente possui 9.080 pontos e tem a defender 1.060 até o final da temporada (300 do ATP 500 da Basileia, 360 do Masters 1.000 de Paris e 400 do ATP Finals). Djokovic, líder do ranking (11.510), tem mais de dois mil pontos de vantagem para o suíço, mas precisa defender 2.500 até o fim do ano (1.000 do título do Masters 1.000 de Paris e 1.500 do título do ATP Finals). Recordista de semanas (302) na liderança do ranking, Federer foi número 1 do mundo pela última vez na semana do dia 29 de outubro de 2012.

Além do confronto entre Federer e Karlovic, a outra semifinal do torneio da Basileia terá o canadense Milos Raonic diante da jovem revelação croata Borna Coric, de apenas 17 anos, que surpreendeu Rafael Nadal nas quartas de final. As partidas estão marcadas para este sábado, com a decisão no domingo.


o jogo

O búlgaro não se intimidou com o apoio das arquibancadas ao tenista da casa e fez jogo duro com Federer no primeiro set. Mostrando bastante concentração, o número 11 do ranking foi pressionado, mas foi conseguindo confirmar todos seus serviços. No 12º game, Dimitrov teve sua melhor oportunidade na partida, quando chegou a ter quatro set points, mas acabou não conseguindo quebrar o serviço de Federer.
Após se recuperar na parcial, o suíço entrou fortalecido no tie-break e abriu rapidamente 4/0, arrancando muitos aplausos da torcida. Dimitrov ainda esboçou uma recuperação (5/4), mas Federer seguiu em bom momento e fechou o game desempate em 7/4, fazendo 7/6 no set.

A tendência do fim do primeiro set continuou no segundo, com Federer jogando melhor. Logo no segundo game, o suíço conseguiu uma quebra e abriu vantagem. Apesar do esforço, 
confirmando seus dois serviços seguintes, Dimitrov não conseguiu ameaçar muito nos games em que Roger estava sacando. Em situação confortável, o suíço conseguiu mais uma quebra no oitavo game, ao desafiar um ataque do búlgaro no fundo da quadra que o árbitro marcou dentro mas a revisão de vídeo acabou confirmando bola fora: 6/2 para Federer no game e dois sets a zero na partida.


FONTE:
http://glo.bo/12sKAKb

Nenhum comentário: