sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Uefa pune Albânia e Sérvia por jogo interrompido por sobrevoo de drone

Entidade dá vitória aos sérvios, mas tira os pontos das suas seleções. Federações dos dois países são multadas pelo incidente em jogo das eliminatórias da Euro


Por Nyon, Suíça


saiba mais

A Uefa anunciou na manhã desta sexta-feira as punições para Sérvia e Albânia. Por conta da interrupção da partida pelo sobrevoo de um drone (equipamento guiado por controle remoto, semelhante a um pequeno helicóptero) com uma bandeira albanesa, no dia 14 de outubro, no Estádio Partizana, pelas Eliminatórias da Eurocopa, a entidade bateu o martelo e determinou a vitória sérvia por 3 a 0, mas puniu a equipe com a perda dos três pontos. Além disso, as duas federações foram multadas em € 100 mil (R$ 316 mil). 

A paralisação da partida aconteceu aos 41 minutos do primeiro tempo, quando o placar indicava 0 a 0. O objeto invadiu o gramado com a bandeira, que foi recolhida pelo meia sérvio Mitrovic. A atitude causou revolta nos jogadores albaneses, que reprovaram a ação do rival e partiram para a briga iniciando uma confusão generalizada.

Com a presença apenas de torcedores sérvios no estádio por questões de segurança, eles invadiram o gramado e aumentaram ainda mais a confusão. O árbitro inglês Martin Atkinson suspendeu a partida válida pelo Grupo I das Eliminatórias da Euro. 


Os jogadores da Albânia acusaram jogadores e torcedores da Sérvia, além de membros da equipe de segurança do Estádio Partizana, de agressão durante a briga.

-  Nós reclamamos ao delegado do jogo que membros da segurança do estádio nos agrediram fisicamente, assim como torcedores e alguns jogadores - explicou Giovanni de Biazzi, o treinador da seleção da Albânia.

Droner, Servia X Albânia (Foto: Agência Reuters)Bandeira pró-Albânia que sobrevoou estádio em um drone (Foto: Agência Reuters)


Um dia após a briga, o capitão da Albânia, Lorik Cana, justificou a atitude de seus colegas na confusão que deu início a uma briga no estádio do Partizan.


- Não havia más intenções de nossos jogadores quando eles correram para pegar a bandeira. Só queríamos nos assegurar de que nada aconteceria a ela e trazê-la, como é possível ver nos vídeos, antes de sermos parados pelos torcedores. A qualquer lugar que vamos, nossa seleção representa toda a nação albanesa pelo mundo, e tentamos dar a melhor imagem que podemos do nosso país e da nossa nação – afirmou Cana, em entrevista ao GloboEsporte.com.

O conflito político entre Sérvia e Albânia é de longa data. As tensões tiveram início no século 19, com expansão do território sérvio, que deslocou grande número de muçulmanos de suas terras. Desde então, as divergências só aumentaram e estão presentes no cotidiano dos dois países.

Stefan Mitrovic, Servia X Albânia (Foto: Agência Reuters)
Stefan Mitrovic pega a bandeira que sobrevoou 
o estádio em jogo das eliminatórias da Euro 
(Foto: Agência Reuters)

Lorik Cana da Albânia (Foto: Reuters)
Lorik Cana, capitão da Albânia, durante a briga 
generalizada em partida das eliminatórias da 
Euro (Foto: Reuters)

Confusão, Albânia X Servia (Foto: Agência Reuters)
Torcedor atira banco em cima de jogador da 
Albânia durante briga generalizada 
(Foto: Agência Reuters


FONTE:

Nenhum comentário: