quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Lesões em série e alto investimento: Galo se vê em dilema com Guilherme

Contrato vence em março e meia pode assinar pré-contrato com outro clube esse ano. Jogador tem histórico de contusões, e Galo tenta renovar para minimizar prejuízo


Por Belo Horizonte

 

Alçado ao posto de sucessor de Ronaldinho Gaúcho após a saída do meia do Atlético-MG, em julho, Guilherme finalmente parecia ter encontrado seu espaço depois de mais de três anos no clube e, justamente, na reta final de seu vínculo, que se encerra em março do próximo ano. Vieram algumas boas atuações, outras nem tanto, mas o problema que o persegue desde que chegou à Cidade do Galo voltou a dar as caras no último domingo dia do Palmeiras, ainda no primeiro tempo (relembre a última contusão do jogador no vídeo ao lado): Guilherme sofreu um novo estiramento muscular, desta vez no músculo adutor da coxa direita, e não tem prazo para voltar a atuar, segundo o departamento médico do clube alvinegro. A lesão é mais uma no histórico do jogador pelo Galo. Em meio a essa situação, o atleta negocia a renovação de contrato, mas tem duas propostas do exterior na mesa.

A lesão tirou o jogador da partida contra o Palmeiras. O problema é que as lesões musculares têm sido recorrentes na passagem de Guilherme no Galo: onze desde que chegou ao clube em março de 2011. Uma delas, em novembro de 2013, foi qualificada apenas como uma fisgada na coxa, mas ele só voltou a ficar à disposição no Mundial de Clubes, no Marrocos. No entanto, não entrou em campo. E o número sobe para 12 quando entra na lista uma forte torção no tornozelo esquerdo, sofrida em maio deste ano, após a partida contra o Goiás, pelo Campeonato Brasileiro.



saiba mais

Como o vínculo de Guilherme está perto de ser encerrado, com vencimento em março de 2015, ele pode assinar um pré-contrato com outro clube a partir de outubro deste ano. Caso isso ocorra, ele sai sem render nenhum centavo aos cofres do Galo, algo impensável, tendo em vista o alto investimento feito pelo clube quando adquiriu os direitos econômicos do jogador, em valores que giram a casa dos cinco milhões de euros.

Com este panorama, a direção do Atlético-MG encontra-se numa verdadeira sinuca de bico: é preciso prorrogar o contrato do jogador a fim de tentar negociá-lo e reaver parte do investimento, mas ao mesmo tempo o clube corre o risco de continuar convivendo com as contusões do atleta. 
Guilherme, inclusive, vem sendo pressionado pela diretoria para que renove. Por outro lado, o atleta teria pelo menos duas propostas do exterior sobre a mesa e pensa em deixar o clube, apesar de confirmar que já conversa no intuito de permanecer por mais tempo.

Guilherme, Atlético-MG x Olimpia (Foto: Reuters)
Apesar das lesões, Guilherme contribuiu 
decisivamente para a conquista da 
Libertadores em 2013 (Foto: Reuters)

Por outro lado, o custo-benefício de Guilherme em campo está longe de ser o ideal, já que ele ficou praticamente um terço do tempo em que há jogos, pelas diversas competições disputadas pelo Atlético-MG, no departamento médico. Em quase três anos e meio no clube, o jogador fez apenas 118 jogos, com 21 gols marcados. Deste total, ele começou como titular em 70 e jogou o tempo todo apenas em 34 oportunidades. Nas outras, entrou ou saiu no decorrer dos jogos. Para se ter uma ideia, Ronaldinho Gaúcho ficou no Atlético por pouco mais de dois anos e fez um total de 88 jogos. Jô, no clube desde o fim de maio de 2012, já tem 106 partidas disputadas.
Temporada 2011

O atacante Guilherme chegou ao Galo apresentado como presente de aniversário em março de 2011. Como as inscrições para o estadual estavam encerradas, ele teve 57 dias para se preparar para o Brasileirão e a Sul-Americana. Porém, logo no terceiro jogo sofreu um estiramento na coxa direita e ficou 21 dias fora. Voltou a atuar e, em julho, mais um novo problema na coxa direita o afastou por 38 dias. Novamente recuperado teve o terceiro problema na mesma coxa em setembro. Ficou 20 dias fora, voltou a jogar no dia 8 de outubro, mas sentiu novamente e só voltou a atuar no ano seguinte. Fez 16 jogos em 2011 e marcou apenas dois gols.

Atacante Guilherme, do Atlético-MG (Foto: Bruno Cantini / Atlético-MG)Guilherme estreou pelo Galo contra o Atlético-PR em 2011 (Foto: Bruno Cantini / Atlético-MG)

Temporada 2012
O ano de 2012 e Guilherme iniciou os trabalhos com a esperança de uma temporada diferente. E o começo foi bom, com uma sequência de 12 jogos e cinco gols para Guilherme, mas já em abril, após uma partida da Copa do Brasil, sofreu um estiramento grau um na panturrilha esquerda, o que o levou a ficar por duas semanas no departamento médico e desfalcar a equipe nas semifinais do Campeonato Mineiro.

Voltou a atuar no dia 6 de maio, na primeira final do Campeonato Mineiro, contra o América-MG. Os times empataram, mas no segundo duelo, no dia 13, Guilherme teve grande atuação nos primeiros 45 minutos em que esteve em campo, e foi decisivo para a conquista do título, com a vitória por 3 a 0. Novamente com um problema na panturrilha esquerda voltou para o estaleiro, de onde só saiu no dia 14 de julho.

A partir daí teve a maior sequência ininterrupta de jogos com a camisa do Atlético-MG, num total de 26 até o final da temporada. Ao todo, em 2012, fez 40 jogos e marcou oito gols.

2013: ano de glórias
 O ano mal havia começado para os jogadores do Atlético-MG. No segundo dia de treinos da pré-temporada, 15 de janeiro, Guilherme voltou a reclamar de dores na mesma panturrilha esquerda. Por causa disso, só estreou no dia 17 de março, novamente contra o América-MG. 

 

O jogador ficou à disposição até o dia 7 de maio, quando foi constatado um estiramento grau um na coxa esquerda. Voltou contra o Coritiba, no dia 26, mas completou sua nona lesão constatada após a partida decisiva da Libertadores contra o Olimpia, no dia 24 de julho. À época, o jogador confessou que sabia que iria se lesionar, mas não poderia deixar a equipe na mão àquela altura da decisão contra o Olimpia, só decidida nos pênaltis, onde inclusive ele bateu e fez o gol. Guilherme, inclusive, ganhou um presente em ser decisivo na Libertadores (veja no vídeo acima).

Um mês depois, no dia 22 de agosto, já estava novamente em combate, e inclusive marcou um gol contra o Botafogo, no Maracanã, pela Copa do Brasil. Mas a sequência durou pouco, já que no dia 13 de setembro sofreu um estiramento grau dois na região adutora da coxa esquerda.

Ao todo foram 49 dias no estaleiro, e a volta foi justamente numa derrota para o time carioca. O drama do retorno ao departamento médico se tornou uma realidade mais uma vez, já que no dia 14 de novembro sentiu uma fisgada na coxa direita e não atuou mais na temporada. Ele chegou até a fazer parte do grupo que fracassou no Mundial de Clubes, mas não entrou em campo em nenhum dos jogos. Ao todo, na temporada, foram 29 jogos e seis gols marcados.


Temporada 2014

Guilherme, Atlético-MG (Foto: Reprodução \Sportv)
Guilherme ainda convive com as contusões 
durante a temporada: a última foi 
contra o Palmeiras (Foto: 
Reprodução \Sportv)

Com imbróglio que envolveu a renovação de Ronaldinho Gaúcho, Guilherme começou o ano com mais oportunidades. Aparentemente livre dos problemas musculares, o jogador começou a acumular bons jogos, assistências e gols, mas no dia 4 de maio, num lance casual, acabou tendo uma entorse no tornozelo esquerdo e logo depois um problema às vésperas da partida contra o Nacional-PAR, a única das 12 lesões até então que não foram musculares.

Recuperado, voltou a atuar no dia 25 de maio, e vinha numa boa sequência de 13 jogos, até que no domingo, dia 10 de agosto, voltou a apresentar um problema muscular. Desta vez um estiramento na coxa direita, sem tempo para retorno informado pela assessoria do clube. Na atual temporada foram 33 jogos, com cinco gols marcados.


TOTAL DE 118 JOGOS, COM 21 GOLS
Titular em 70 jogos
Reserva em 48 jogos
Substituído em 36 jogos



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-mg/noticia/2014/08/lesoes-em-serie-e-alto-investimento-galo-se-ve-em-dilema-com-guilherme.html

Nenhum comentário: