quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Joia brasileira da sub-20 veste a 10 de Portugal e admite: "Coração dividido"

Na Europa desde os 4 anos e com mais de 60 convocações para time luso, meia Rony Lopes elogia CR7 e Neymar e aguarda convocação da Seleção para definir futuro


Por Rio de Janeiro

Rony Lopes  (Foto: Reprodução / Facebook)Pelo City, Rony Lopes conquistou o título da Copa da Liga Inglesa (Foto: Reprodução / Facebook)

Aos 4 anos, Marcos Paulo Mesquita Lopes deixou Belém, no Pará, e mudou-se com a família para o interior de Portugal. Hoje, com 18 anos, o garoto tornou-se jogador profissional e está colhendo os frutos de boas atuações por onde passa. Mas a vida pregou uma peça em Rony Lopes, 
como passou a ser conhecido o apoiador, atualmente no Lille, da França. Defender a seleção lusa ou a equipe brasileira, caso seja convocado no futuro por Dunga ou Alexandre Gallo, coordenador das categorias de base da CBF.

A indecisão de Rony surgiu após um contato de Alexandre Gallo no início de 2014. O jogador já vinha atuando pelas divisões de base de Portugal  quando surgiu a possibilidade de defender o Brasil nas divisões inferiores. No entanto, o meia ainda não tomou uma decisão sobre o futuro.

- Eu ainda estava no City quando o Gallo veio à Europa conversar com os brasileiros que atuam por aqui. Ele apresentou o projeto da Seleção e que disse que ficaria a meu critério fazer a escolha. Ele disse que gostariam de me ter atuando pelo Brasil. Mas é difícil. Não penso muito nisso agora.
Vou deixar as coisas acontecerem. Sem acontecer uma convocação é difícil saber a resposta. Só tomarei uma decisão definitiva quando isso acontecer - disse o jogador, por telefone, com o sotaque de um legítimo português, nascido em Portugal.


Rony Lopes  (Foto: Reprodução / Facebook)
Rony Lopes recebe premiação de 
Patrick Vieira, treinador nas 
categorias de base do City (Foto: 
Reprodução / Facebook)

O caminho de Rony Lopes em Portugal começou no pequeno Poiares. Não demorou para o Benfica contratar o apoiador, que rapidamente foi convocado para as seleções de base de Portugal.  E foi aí que começou a ligação do jogador com a equipe nacional do país. De lá para cá, já foram mais de 60 convocações. Mas o convite de Gallo o fez balançar,
principalmente pelo fato de o jogador ainda ter familiares no Brasil.


Rony Lopes  (Foto: Reprodução / Facebook)
Rony Lopes comemora um de seus gols 
com a camisa do Manchester City (Foto: Reprodução / Facebook)

- É uma situação difícil. Apesar de ter vivido minha vida toda aqui (em Portugal), ainda tenho família no Brasil. Meu coração fica meio dividido pelos dois lados. Ao mesmo tempo é bom saber que Portugal e Brasil acompanham o meu trabalho. Fico ainda mais motivado para seguir a minha trajetória no futebol - afirmou o jogador. 

Para se ter uma ideia do interesse da CBF em contar com o jogador, após a visita a Rony Lopes em fevereiro, Alexandre Gallo foi assistir à reta final do Europeu sub-19. Na ocasião, Portugal ficou com a segunda colocação ao ser derrotado pela Alemanha na decisão (1 a 0).  O coordenador das categorias de base da Seleção falou da vontade de contar com o atleta na equipe canarinho em futuras convocações. 

- Fizemos um contato com o Rony antes do torneio de Toulon, mas ele teria uma preparação para o Europeu sub-19 com Portugal e não pôde ser chamado. Ele se mostrou interessado em trabalhar conosco no segundo semestre. Ele é um excelente jogador, canhoto, forte. Vamos deixar claro que ele é um atleta que nos interessa. É o camisa 10 de Portugal, já foi chamado mais de 60 vezes e é um jogador importante. A escolha precisa ser dele e precisa ser natural. Se ele topar, nós vamos convocar para ver como ele se comporta com a camisa da Seleção - afirmou Gallo, em entrevista na Granja Comary.


cristiano ronaldo ou neymar?

Rony Lopes  (Foto: Reprodução / Facebook)Rony Lopes exibe camisa autografada do ídolo Cristiano Ronaldo (Foto: Reprodução / Facebook)

A possibilidade de defender Brasil ou Portugal tem um ingrediente a mais na decisão. Atuar ao lado de Cristiano Ronaldo ou Neymar? Ao ser questionado sobre o fato, o jogador riu e preferiu ficar apenas nos elogios aos dois jogadores.

- É verdade. É uma escolha difícil jogar com um ou com outro. Gosto dos dois. Admiro os dois. Seria um prazer jogar ao lado de qualquer um deles. Espero que isso um dia aconteça e vamos ver por qual seleção será.
Cristiano Ronaldo, por sinal, é um assunto à parte no bate-papo com Rony Lopes. Apesar de não conhecer o astro do Real Madrid e da seleção portuguesa pessoalmente, o jogador é só elogios ao craque luso.

- Gosto muito do Cristiano Ronaldo pela maneira como ele trabalha fora e dentro de campo. Pela maneira como se entrega ao futebol. Não é fácil ser assim. É um exemplo para todas as pessoas. Além dele, gosto do Messi, Neymar... São todos grandes jogadores.

Mas não é apenas com o Ronaldo luso que o meia tem ligação. Marcos Lopes de nascimento. Rony Lopes nos gramados. Mas de onde surgiu o apelido?

- Foi quando comecei a jogar no Poiares. Eu sempre treinava com a camisa do Ronaldo Fenômeno. Eu jogava com uma camisa que tinha o seu nome e todos me chamavam de Ronaldo. O meu treinador disse que Ronaldo era grande demais e que iria diminuir para Rony. E todos passaram a me chamar de Rony. Acabou ficando Rony Lopes. 


estilo de jogo e aprendizado no city

Rony Lopes vai defender o Lille por uma temporada (Foto: Reprodução/Site Lille)
Rony Lopes vai atuar no Lille 
(Foto: Reprodução/Site Lille)

Apesar de o primeiro grande clube ter sido o Benfica, o jogador destacou-se de fato no Manchester City. Foi lá que ele chamou a atenção da Seleção. Nos Citizens, ele foi importante na conquista da Copa da Liga Inglesa. Na ocasião, a equipe bateu o Sunderland por 3 a 1 e ficou com o caneco.

- Deu tudo certo porque já estava trabalhando com todos esses jogadores há dois anos. Foi muito bom aprender com eles e treinar com eles. Fiquei mais à vontade nesta temporada. Aprendi muito e senti confiança. As coisas foram surgindo. Não é fácil jogar com tantas estrelas, mas estando lá eu tenho que pensar que estou na equipe porque tenho o meu valor. Tenho que esquecer que estou do lado de estrelas e pensar que estou ao lado de companheiros.


Cheguei ao Lille na semana passada e fui bem recebido por companheiros e comissão técnica 
Rony Lopes

Pouco conhecido no Brasil, Rony Lopes definiu o seu estilo de jogo e falou da importância de alguns jogadores do City em sua formação.

- Gosto de jogar na posição de camisa 10, mais livre. Sou um jogador mais criativo. Foi importante a convivência com os jogadores do City para essa evolução. Todos conversavam muito comigo. Javi Garcia, Negredo, Agüero... Eu conversava mais com o Fernandinho porque falamos o mesmo idioma. 

Com um talento em mãos, o City decidiu emprestar o jogador sem o preço dos direitos fixados. A intenção é dar experiência e mais minutos para o atleta em competições importantes. Por conta disso, Rony Lopes foi cedido ao Lille por uma temporada.

- Cheguei ao clube na semana passada e fui bem recebido por companheiros de time e da comissão técnica.Tem sido uma ótima experiência. Temos outros jogadores que estão há mais tempo no clube e vou procurar buscar o meu espaço - disse o jogador, que já foi utilizado pelo clube na primeira partida do Campeonato Francês.
 
dificuldades no brasil

Rony Lopes já tem 16 internacionalizações pela seleção de Portugal (Foto: Site da Federação Portuguesa)Rony Lopes com a camisa da seleção de Portugal (Foto: Site da Federação Portuguesa)

A história da família de Rony Lopes se confunde com a de muitos brasileiros que buscam condições melhores de vida no exterior. E foi justamente o que os pais do jogador, Marcos e Luiza Lopes foram buscar em Portugal. 

- Mudamos do Brasil para Portugal porque a nossa vida não era fácil. Não tínhamos as mesmas condições. A minha avó já vivia aqui e decidimos arriscar, tentar uma vida melhor. Comecei a jogar no Poiares, que era perto de onde eu morava e de lá surgiu o convite do Benfica. Fiquei cinco anos no Benfica e, em seguida, eu fui para o Manchester City - contou o jogador, em entrevista por telefone ao GloboEsporte.com.

Desde que saiu do Brasil, com apenas 4 anos, Rony Lopes ainda não conseguiu retornar ao país para rever os familiares, que moram no Pará.

- Tem sido difícil. Muitas vezes não tenho tempo de férias. Muitas vezes minha família tem outros planos. Desde que saí do Brasil não voltei a ver a minha família. Tenho que matar as saudades. E nunca voltamos porque não tínhamos muitas condições. Sai um pouco caro. Estamos vendo a melhor oportunidade. As coisas estão melhores agora e só falta ter tempo.


Rony Lopes  (Foto: Reprodução / Facebook)
Ao lado dos pais, Marcos e Luiza, e 
dos irmãos Daniella e Gabriel, Rony 
comemora boa fase 
(Foto: Rep. Facebook)


FONTE:

Nenhum comentário: