quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Suárez tem recurso negado, mas pode treinar e será apresentado na segunda

Tribunal mantém punição de nove jogos pelo Uruguai e quatro meses fora do esporte, mas libera atacante para trabalhar com elenco. Luisito pode até jogar o Joan Gamper


Por Barcelona, Espanha

 

A angústia de Luis Suárez continua, mas recebeu um alívio. Após julgar recurso do atacante, apoiado pela Federação Uruguaia e pelo Barcelona, o Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) resolveu manter a pena de novo jogos oficiais pela seleção e quatro meses fora do esporte imposta pela Fifa pela mordida no zagueiro Chiellini (reveja o lance no vídeo). No entanto, ele está livre para treinar com o resto da equipe do Barça, o que acontecerá já nesta sexta-feira, às 4h30 (de Brasília), e participar de qualquer compromisso oficial pelo clube.

A apresentação está marcada para a próxima segunda, no Camp Nou, coincidindo com a disputa do Troféu Joan Gamper, contra o León, do México. O jogo pode significar a estreia do camisa 9 com a camisa azul-grená e também marcar o retorno de Neymar aos campos após a fratura sofrida na vértebra nas quartas de final da Copa do Mundo.

A decisão foi divulgada pelo TAS na manhã desta quinta-feira, quando seu site chegou a ficar fora do ar pela grande quantidade de acessos. O comunicado cita que Suárez está novamente apto a realizar "treinamentos, atividades promocionais e questões administrativas", afirmando que o jogador está "proibido de participar de jogos oficiais de qualquer nível" por quatro meses. A interpretação do Barça, neste sentido, é de que Suárez está livre para disputar o último amistoso da pré-temporada.


saiba mais
- O júri do TAS acredita que as sanções impostas sobre o jogador foram, no geral, proporcionais à infração cometida. Porém, considerou que o banimento dos estádios e de "qualquer atividade relacionada ao futebol" foi excessivo, dado que tais medidas não são apropriadas à infração cometida pelo jogador e ainda teria impacto sobre a sua atividade após o fim da suspensão - disse o Tribunal.

Estreia oficial contra o Real
Já morando na casa de seu sogro, em Castedefells, Suárez deve iniciar sua agenda oficial como jogador do clube catalão nesta sexta-feira. O atacante pode ser apresentado pela equipe e já participar das atividades com o elenco do técnico Luis Enrique no CT Joan Gamper. O uruguaio deve ficar fora de oito partidas do Campeonato Espanhol, contra Elche, Villarreal, Athletic Bilbao, Levante, Málaga, Granada, Rayo Vallecano e Eibar. Além disso, perderá três rodadas da fase de grupos da Liga dos Campeões.

A expectativa fica por sua estreia oficial, que deverá ocorrer no primeiro clássico da temporada contra o Real Madrid, ainda sem data confirmada - está entre 25 ou 26 de outubro. Suárez estará apto para ambos os dias. 

luis Suarez deixa a corte arbitral do esporte (Foto: Agência Reuters)
Suárez esteve no TAS na última semana 
para depoimento (Foto: Agência Reuters)
Relembre o caso:

Há 50 dias, Suárez mordeu Chiellini durante duelo contra a Itália e, dois dias depois, recebeu a pesada punição da Fifa, nove jogos oficiais de suspensão e quatro meses de banimento da prática esportiva profissional - que se encerram no dia 25 de outubro -, além de multa de € 85 mil (R$ 255 mil). O atacante veio a público no dia 30, admitindo o erro e pedindo desculpas.

No dia 10 de julho, Suárez entrou com um recurso no TAS, apoiado pela Federação Uruguaia, solicitando a revisão de sua punição. A função do Tribunal é verificar se as suspensões estão adequadas com as normas da justiça desportiva. Um dia depois o atacante foi anunciado como novo reforço do Barcelona, que em seguida divulgou que o apoiaria no TAS.

A apresentação do caso de Suárez aconteceu há seis dias, na Suíça. Os advogados do Uruguai reclamaram das acumuladas punições, enquanto o Barça focou no fato de o profissional ter um contrato com o clube e estar sendo impedido de realizar seu trabalho, não podendo nem participar dos treinamentos do time.



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2014/08/luis-suarez-tem-recurso-negado-no-tas-mas-recebe-liberacao-para-treinar.html

Nenhum comentário: