segunda-feira, 23 de junho de 2014

Fifa aprova segurança no Maracanã, e gramados recebem atenção especial

Entidade diz que objetivos foram alcançados no jogo entre Bélgica e Rússia. Mais treinamentos oficiais podem ser alterados para preservar os campos da Copa


Por Rio de Janeiro

Gramado Maracanã após jogo Bélgica x Rússia (Foto: Cíntia Barlem)Gramado Maracanã depois do jogo Bélgica x Rússia (Foto: Cíntia Barlem)

Depois dos problemas de segurança ocorridos no jogo entre Espanha e Chile, quando um grupo de torcedores invadiu o Maracanã após derrubar grandes, a Fifa e o comitê organizador da Copa fizeram uma operação especial para o duelo entre Bélgica e Rússia, no último domingo. Na avaliação da entidade, o objetivo de melhorar a segurança e o acesso ao estádio foi alcançado.

Com a área de interdição maior desta vez, policiais fizeram um filtro bem mais rigoroso para evitar que pessoas sem ingressos chegassem próximo ao Maracanã. A medida deixou o entorno do estádio mais tranquilo para a movimentação dos torcedores. Apesar da vigilância, muitos cambistas tentaram agir perto do perímetro, e os policiais efetuaram diversas prisões.

- O cambista está com ingresso em mãos, por isso que consegue chegar dentro do perímetro. Muitos foram presos, o que mostra que a polícia atuou bem. Neste jogo ampliamos o perímetro e o objetivo principal foi plenamente alcançado: os acessos foram facilitados e houve segurança. Se a polícia avaliar que ainda precisamos de ajustes, vamos fazer - afirmou Saint-Claire Milesi, diretor de comunicação da Fifa no Mundial.

Para o jogo entre Bélgica e Rússia, o efetivo de segurança pública, de 3.100 agentes, recebeu um contingente de 600 cadetes, além de grades móveis, para reforçar a vigia de áreas mais vulneráveis. O número de seguranças privados também passou de 1.037, número utilizado no jogo entre Espanha e Chile, para 1.100. O COL trabalha com uma oscilação de efetivo de 700 a 1.200 stewards por jogo, dependendo da análise de risco de cada um.

<b>Qualidade dos gramados entra em pauta</b>

Durante entrevista coletiva nesta segunda-feira, no Maracanã, a qualidade dos gramados dos estádios da Copa também foi abordada. Alguns têm sido alvo de críticas, como o da Arena Corinthians, classificado pelo técnico do Chile, Jorge Sampaoli, como "deteriorado" para o duelo entre sua equipe e a Holanda. A Arena Pantanal também também já recebeu más avaliações.

Na Arena da Baixada, Espanha e Austrália não puderam fazer o treino oficial de véspera de jogo com o objetivo de poupar o campo, principalmente por causa da grande quantidade de chuva em Curitiba. Na avaliação da Fifa, no entanto, não são motivo para preocupação. 



saiba mais

- Não recebemos reclamação oficial, mas nossa avaliação é de que não há grandes problemas. Nós temos uma atenção especial com este tema, foram investidos mais de 1,2 milhão de euros em pesquisas que envolveram clima, incidência solar, iluminação artificial... O que acontece é que os jogos de Copa são muito intensos, mas todas as equipes de manutenção estão de olho - disse Saint-Claire Milesi.

Delia Fischer, secretária de comunicação da Fifa, afirmou que existe a possibilidade de outros treinos oficiais de véspera de jogos serem mudados de local caso haja a necessidade de preservar o gramado para o dia da partida.

-  Nós temos coordenadores em cada estádio e, como medida de precaução, eles podem tomar a decisão de não realizar um treino oficial, por exemplo. Estamos sempre monitorando para termos as melhores condições de gramado na hora dos jogos. 



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2014/06/fifa-aprova-seguranca-no-maracana-e-gramados-recebem-atencao-especial.html

Nenhum comentário: