segunda-feira, 23 de junho de 2014

Juliana/Maria Elisa perde para tchecas na decisão do Grand Slam de Berlim

Dupla brasileira esboça reação, mas cai diante de Kolocova e Slukova por 2 a 1 (21/14, 18/21 e 15/12). Rivais foram algozes de Maria Elisa em Londres


Por Berlim, Alemanha


Maria Elisa tenta vencer o bloqueio tcheco durante Grand Slam de Berlim de vôlei de praia (Foto: Divulgação/FIVB)
Maria Elisa tenta vencer o bloqueio tcheco 
na finaldo Grand Slam de Berlim 
(Foto: Divulgação/FIVB)

Medalhistas de prata nos torneios Open de Fuzhou, na China, e Puerto Vallarta, no México, Juliana e Maria Elisa voltaram a bater na trave em sua terceira final na temporada 2014 do Circuito Mundial. Em um jogo nervoso e de muitas falhas, a dupla brasileira não resistiu às tchecas Kolocova e Slukova na decisão do Grand Slam de Berlim, na Alemanha, perdendo por 2 sets a 1, com parciais de 21/14, 18/21 e 15/12. Maria Elisa não tem boas lembranças das adversárias, que foram as algozes de sua eliminação nas oitavas de final dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, quando atuou ao lado de Talita. Na ocasião, as tchecas ficaram em quinto lugar. Juliana, por sua vez, garantiu a medalha de bronze, ao lado de Larissa.

Usando como principais armas o saque potente de Slukova e a defesa de Kolocova, que estava em um dia inspirado, a dupla segurou a reação verde e amarela e subiu ao topo do pódio pela segunda vez na temporada. Na disputa de terceiro lugar, as alemãs Borger e Büthe venceram as chinesas Wang Fan e Yue por 2 sets a 0 (21/10 e 21/19). O Grand Slam de Berlim marcou a despedida das atuais campeãs do Circuito Mundial, Talita e Taiana, que romperam depois de um ano e seis meses. Em busca do ouro olímpico em 2016, Talita fechou uma parceria com Larissa, enquanto Taiana ainda definiu com quem irá atuar.

Assim como Talita e Taiana, Ágatha e Bárbara Seixas caíram nas quartas de final na capital alemã. Na disputa masculina, Alison e Bruno Schmidt derrotaram os ex-parceiros Emanuel e Pedro Solberg por 2 sets a 0 (21/13 e 21/12) e conquistaram o bronze.


O jogo
As tchecas começaram melhor no primeiro set, abrindo 3 a 0. Juliana e Maria Elisa reagiram (3 a 3), mas voltaram a mostrar nervosismo no contra-ataque e a cometer sucessivos erros. O saque potente de Slukova e as boas defesas de Kolocova, que parecia uma gigante, apesar de ter apenas 1,70m de altura, eram os maiores obstáculos das brasileiras. Após um belo rali, Juliana cortou na rede e as rivais fizeram 10 a 6. Slukova acertou três aces e ampliou: 18 a 9.

As brasileiras não conseguiam se encontrar em quadra e optaram por marcar a inspirada Kolocova, bem no ataque e na defesa. A estratégia deu certo por um breve momento. A tcheca não conseguiu fazer a recepção do saque de Juliana e, na sequência, falhou na diagonal. No contra-ataque, Maria Elisa soltou o braço para salvar o primeiro setpoint. As europeias pediram tempo e chegaram ao 20º ponto na sequência. Slukova sacou forte e fechou em 21 a 14.

Juliana ataca durante a final do Grand Slam de vôlei de praia, realizado na Alemanha (Foto: Divulgação/FIVB)
Juliana ataca e tenta se livrar do bloqueio das 
tchecas. Brasileiras perderam por 2 a 0 
(Foto: Divulgação/FIVB)

O segundo set foi marcado pelo equilíbrio, com trocas de vantagem. Com um saque de efeito, Maria Elisa colocou a bola na linha e deixou o Brasil na frente do placar: 4 a 3. As brasileiras fizeram 11 a 9 no bloqueio armado por Juliana, mas foram alcançadas: 18 a 18. Incansável na defesa, Kolocova dava trabalho para as brasileiras, que precisaram se reinventar para sobreviver na disputa. Juliana usou a experiência no fim, enganou as rivais e colocou a bola no fundo da quadra para vencer por 21 a 18 e levar a decisão para o tiebreak.

Na etapa decisiva, Slukoca seguiu forçando o saque. Kolocova, por sua vez, continuava o seu show na defesa. A dupla brasileira se impôs no início. Depois de um longo rali, Juliana atacou e abriu dois pontos sobre as rivais: 5 a 3. Com um bom volume de jogo, as tchecas reagiram, viraram e assumiram o controle: 11 a 7. Kolocova foi quase até a arquibancada para defender um ataque de Maria Elisa e a parceira mandou a bola de segunda, surpreendendo as brasileiras. Na sequência, mais um ace de Slukoca: 14 a 12. As brasileiras ainda salvaram um matchpoint, no entanto, um outro saque para fora deu o título para as europeias, que vieram para Berlim motivadas pelo ouro no Open de Praga.

Brasil no Circuito Mundial 2014:
Open de Fuzhou
Juliana/Maria Elisa - prata
Alison/Bruno Schmidt - prata

Grand Slam de Xangai
Ágatha/Bárbara Seixas - bronze

Open de Puerto Vallarta
Ágatha/Bárbara Seixas - ouro
Juliana/Maria Elisa - prata

Grand Slam de Moscou
Talita/Taiana - prata

Grand Slam de Berlim
Juliana/Maria Elisa - prata
Alison/Bruno Schmidt - bronze


Próximas etapas do Circuito Mundial:
17 a 22/06 -Berlim (Alemanha) - Masculino/Feminino - Grand Slam
24 a 29/06 - Stavanger (Noruega) - Masculino/Feminino - Grand Slam
8 a 13/07 - Gstaad (Suíça) - Masculino/Feminino - Grand Slam
15 a 20/07 - Haia (Holanda) - Masculino/Feminino - Grand Slam
22 a 27/07 - Long Beach (EUA) - Masculino/Feminino - Grand Slam
29/07 a 3/08 - Klagenfurt (Áustria) - Masculino/Feminino - Grand Slam
19 a 24/08 - Stare Jablonki (Polônia) - Masculino/Feminino - Grand Slam
23 a 28/09 - Brasil - Masculino/Feminino - Grand Slam
7 a 12/10 - Xiamem (China) - Masculino/Feminino - Open
28/10 a 2/11 - Parana (Argentina) - Masculino/Feminino - Open
4 a 9/11 - Doha (Qatar) - Masculino - Open
25 a 30/11 - Chennai (Índia) - Masculino/Feminino - Open
3 a 7/12 - La Reunion (França) - Masculino - Open
9 a 14/12 - Durban (África do Sul) - Masculino/Feminino - Open



FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-mundial-de-volei-de-praia/noticia/2014/06/julianamaria-elisa-perde-para-tchecas-na-final-do-grand-slam-de-berlim.html

Nenhum comentário: