sábado, 10 de maio de 2014

Time do Catar volta favoritismo para o Belgorod na final: "Vamos nos divertir"

Depois de surpreender o Cruzeiro na semi do Mundial de Clubes, Al-Rayyan tenta repetir postura de "azarão" para tentar arrancar o título de Muserskiy & Cia


Por Belo Horizonte

Um aperto de mãos, um treino de uma hora e lá iam eles de peito aberto para a disputa do Mundial de Clubes. Nunca haviam jogado juntos e nem poderiam pensar que a receita pudesse dar liga em tão pouco tempo. Mas deu. Unir cinco jogadores conhecidos internacionalmente a parte de seu time original, fez do Al-Rayyan um finalista. Daqueles que chegam com a autoridade de quem derrubou o atual campeão. Depois do Cruzeiro, o gigante da vez será o Belogorie Belgorod. E para enfrentar o time russo, cheio de campeões olímpicos e dono do título europeu, a ordem vai ser a mesma: se divertir em quadra. A partida será às 19h, no Mineirinho.

Volei - Mundial de Clubes - Al-Rayyan (Foto: FIVB)
Rapha comemora ida à final com o 
cubano Simon (Foto: FIVB)

Foi assim, sem peso nos ombros e com sorriso no rosto que a equipe do Catar, montada especialmente para a competição, conseguiu o feito inédito. Após o último ponto, os dois catarianos da formação titular não esconderam a emoção: Mubarak Waleed beijou a quadra e agradeceu, Ali Bairami dizia que estava sonhando e achava que ganharia muito dinheiro na volta para casa.


saiba mais

- A doação de cada um nos levou a passar por cima dos problemas. A sequência de jogos também nos ajudou. E o cinco sets contra o UPCN (na última rodada da fase de classificação) foi a melhor coisa que nos aconteceu, mesmo com a derrota, porque pudemos treinar um pouco mais. Foi muito bom ver a felicidade deles no vestiário antes de jogar uma semifinal. É sem palavras. Recebemos telefonemas do sheik, do príncipe... Não esperavam que a gente fosse brigar na final. A equipe se juntou 12 horas e vai disputar a decisão. Eu me sinto como se fosse um catariano. Consigo definir o sentimento deles nesse momento porque a amizade que se formou nesse pouco tempo foi incrível. Eu tenho também um carinho pelo time porque quando eu estava no Trentino a gente treinava um período lá - disse Rapha.

Com o time italiano, o levantador brasileiro conquistou quatro títulos do mundo no período de 2009 a 2012. Sonha agora colocar mais um no currículo e deixar seu nome escrito na história do Al-Rayyan.

Volei - Mundial de Clubes - Mubarak Al-Rayyan (Foto: FIVB)Mubarak após a vitória sobre o Cruzeiro (Foto: FIVB)

- Joguei a Champions League contra o Belgorod e a gente (defendia o Halkbank da Turquia) perdeu. Sei como são fortes. Mas a gente pode sonhar com o título, sim. A doação de cada um vai ser ainda mais importante.

A contribuição de Alan, antes mesmo do jogo, também. Ex-companheiro de equipe do gigante Muserskiy, o líbero diz que abastecerá o grupo de informações sobre os rivais. Está tão feliz com a campanha do Al-Rayyan, que nem mesmo os questionamentos de alguns técnicos e jogadores sobre a formação de um time de aluguel para a disputa da competição o incomodam.

- So não gosto que chamem de catadão. Se a Federação Internacional dá brecha, por que não fazer? Mas eu acho isso importante para o vôlei, para o espetáculo. Estava em férias, em casa, me ligaram quase aos 48 minutos do segundo tempo. Nunca imaginava estar na final do Mundial. Acho que o favoritismo é deles. Nós vamos nos divertir. Vai ser um bom jogo e acho que todo mundo está esperando o duelo Muserskiy x Simon. 

O cubano de 2,06m também. Melhor bloqueador do Mundial da Itália, em 2010, o central terá do outro lado da rede o gigante de 2,18m que roubou a cena atuando como oposto na final olímpica de Londres contra o Brasil. 

Mursersky´s Belgorie Belgorod x UPCN Mundial (Foto: Divulgação/FIBV)
Belgorod de Murserskiy busca o 
primeiro título mundial 
(Foto: Divulgação/FIBV)

- Nosso time joga sem pressão. Em quadra, podemos fazer o que quisermos, essa é a verdade. Será a primeira vez que enfrentarei o Muserskiy por clubes. E sem dúvida é uma motivação a mais para mim. As pessoas acabam fazendo comparações e o que espero é jogar bem - afirmou.

De poucas palavras, o Belgorod disputará pela primeira vez o título mundial logo em seu debut no campeonato. O silêncio, segundo o capitão Taras Khtey, ajuda na concentração. Só querem falar com a imprensa quando o "serviço" em Belo Horizonte for finalizado. 

- Esse será nosso jogo mais importante. Estaremos preparados para ele - disse. 

as campanhas

Fase de classificação
Trentino 0 x 3 Al-Rayyan
All-Rayyan 3 x 0 Esperance Tunis
UPCN 3 x 2 Al-Rayyan

Belogorie Belgorod 3 x 1 Guaynabo Mets
Cruzeiro 1 x 3 Belogorie Belgorod
Belogorie Belgorod 3 x 1 Matin Varamin

Semifinais
Al-Rayyan 3 x 1 Cruzeiro
Belogorie Belgorod 3 x 1 UPCN



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2014/05/time-do-catar-volta-favoritismo-para-o-belgorod-na-final-vamos-nos-divertir.html

Nenhum comentário: