sábado, 10 de maio de 2014

Osasco segura cubana, bate Volero Zurich e agora luta pelo bi no Mundial

Sheilla e Adenízia brilham em semifinal contra as donas da casa, e time brasileiro se classifica para sua terceira final do campeonato de clubes, contra o Dinamo Kazan


Por Zurique, Suíça


Inspirada, a forte ponteira cubana Kenia Carcaces deu muito trabalho. Do outro lado da quadra, porém, o Osasco tinha um time de várias estrelas bem entrosadas. Sheilla, Adenízia e a sérvia Sanja se destacaram na vitória da equipe brasileira neste sábado sobre o Volero Zurich na semifinal do Mundial de Clubes, em Zurique, na Suíça. O time do técnico Luizomar de Moura venceu as donas da casa por 3 sets a 1, com parciais de 25/21, 18/25, 25/16 e 25/20, e garantiu uma vaga na decisão da competição, em busca do bicampeonato.  

- O Osasco mostrou neste jogo que é muito forte quando joga unido. Estávamos merecendo fazer um bom jogo como fizemos diante do Volero, e a vaga na final é muito merecida. Foi uma partida muito legal com todo mundo ajudando e participando em todos os momentos. Essa é, sem dúvida, a principal força do nosso grupo, mas a minha felicidade ainda não é completa porque o nosso objetivo ainda não foi cumprido. Estou muito contente com a vaga na final, mas espero ficar ainda mais alegre após a final e com o título do Mundial - disse Sheilla após a partida.

Campeão do Mundial de Clubes de 2012, Osasco pode ser o primeiro bicampeão da história do torneio. Esta é a terceira final do time brasileiro que, desta vez, entrou na competição como convidado. Na decisão, o time de Luizomar de Moura vai reencontrar o Dinamo Kazan, pelo qual foi derrotado por 3 sets a 2 na fase de classificação. As russas superaram o Sesi-SP por 3 a 1 na outra semifinal do torneio. 

- A equipe trabalhou bastante para disputar esse Mundial e se concentrou muito para chegar ao seu melhor momento para essa competição. Conquistamos o direito de disputar esse Mundial pela tradição e por já termos sido campeões mundiais e estamos honrando esse convite - festejou Luizomar. 

Volei - Mundial de Clubes - Osasco x Volero (Foto: FIVB)
Osasco vibra com vitória e classificação 
para a decisão do torneio (Foto: FIVB)

Apesar da derrota de seu time, a ponteira cubana Kenia Carcaces, de 28 anos, foi a maior pontuadora da partida, com 18 pontos. Pelo Osasco, a oposta Sheilla foi a mais eficiente, com 16 pontos, seguida pela central Adenízia, com 15.

Osasco sofre apagão no segundo set, mas se recupera e garante vitória
O Osasco começou melhor na partida: bem nos bloqueios, com dois pontos da meio de rede Adenízia, e forte nos ataques, com a ponteira sérvia Sanja. Logo de cara, abriu 4/0. Do outro lado da quadra, o time da casa demorou para se encontrar. Os erros constantes fizeram o técnico Dragutin Baltic mexer. A principal mudança, colocando a levantadora americana Thompson no lugar da brasileira Karine, deu certo, e a equipe reagiu. A experiência da central sérvia Golubovic, de 37 anos, e a potência da ponteira cubana Carcaces nos ataques também começaram a fazer a diferença, e o time suíço assumiu a liderança no placar. Mais: abriu uma vantagem de dois pontos: 16/14. No momento decisivo da parcial, porém, a oposta Sheilla e a central Thaísa cresceram e lideraram a virada. Enquanto isso, o Volero sentiu falta da oposta ucraniana Rykhliuk, maior pontuadora do Mundial, que passou a errar consecutivamente, permitindo assim a vitória das brasileiras por 25/21.  
  
Volei - Mundial de Clubes - Osasco x Volero (Foto: FIVB)
Cubana dá trabalho, mas bloqueio do 
Brasil funciona (Foto: FIVB)

O segundo set começou mais equilibrado. O Volero chegou a fazer 2/0, mas Sheilla e Thaísa colocaram o Osasco no jogo. No meio da parcial, porém, o time brasileiro passou a cometer muitos erros na recepção, principalmente de Gabi e de Caterina. As jogadoras da casa souberam aproveitar o momento ruim das rivais. O bloqueio passou a ter mais facilidade para barrar as pancadas adversárias, e a sérvia Ninkovic garantiu bons ataques. Mas foi a cubana Carcaces quem realmente desequilibrou e ditou o ritmo do jogo, abrindo em 19/15. Apática, a equipe de Luizomar de Moura não mostrou reação e permitiu o empate em sets: 25/18.

Volei - Mundial de Clubes - Osasco x Volero - Sheilla (Foto: FIVB)Sheilla se destaca nos ataques e ajuda o Osasco a chegar em mais uma final (Foto: FIVB)

Embalada pelo bom momento na parcial anterior, Carcaces voltou para quadra esbanjando potência em seus ataques. Pelo time do Brasil, a ponteira Sanja foi acionada por Luizomar de Moura novamente, depois de ter ficado um tempo no banco, e acertou três ataques seguidos. Além da sérvia, Sheilla também seguiu bem na partida e foi determinante ao garantir mais dois pontos com saques indefensáveis: 12/6. A ucraniana Rykhliuk, do outro lado, também acertou boas pancadas, diminuindo a diferença no placar. Mas o time brasileiro não relaxou. Sheilla e Adenízia conseguiram dois pontos de bloqueio, e o Volero voltou a cometer muitos erros. Com uma bela pancada da central Adenízia pelo meio, o Osasco fechou em 25/16. 

No quarto set, os dois times mostraram equilíbrio. Thaísa variou bem nos ataques, com bolas colocadas e pancadas explorando o bloqueio, enquanto Klaric e Golubovic também garantiram os pontos do outro lado. O time suíço conseguiu abrir vantagem em 9/7, mas logo em seguida o Osasco empatou com um ataque de Sanja e, depois, assumiu a liderança. Em um momento importante do jogo, Adenízia acertou dois aces, deixando sua equipe tranquila no jogo: 14/11. Os erros do time da casa voltaram a acontecer. O Osasco soube aproveitar fechando o bloqueio em cima da principal adversária, a cubana Carcaces. Com mais uma falha no ataque do Volero, o Osasco fechou o set em 25/20 e a partida em 3 sets a 1. 


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2014/05/osasco-segura-cubana-bate-volero-zurich-e-agora-luta-pelo-bi-no-mundial.html

Nenhum comentário: