sábado, 10 de maio de 2014

Na saideira do Português, Porto vence e carimba a faixa do campeão Benfica

Encarnados, Dragões e Sporting jogam a próxima Champions. Olhanense é rebaixado e Paços de Ferreira disputa playoff. Clássico entre juniores é marcado por confusão


Por Porto, Portugal


saiba mais

Em uma temporada sem título algum, o Porto deu ao menos uma alegria a sua torcida na despedida. Neste sábado, pela última rodada do Campeonato Português, venceu os reservas do já campeão Benfica por 2 a 1, no estádio dos Dragões. Fabiano, Danilo, Alex Sandro, Maicon e Kelvin defenderam os anfitriões, enquanto Jardel jogou pelo time de Lisboa. Ao todo, foram cinco duelos entre os rivais portugueses na temporada, com duas vitórias para cada lado e um empate sem gols.

Mais cedo, os juniores do Porto também venceram o Benfica, pelo mesmo placar, 2 a 1, em jogo marcado por muita confusão, em Leiria. Torcedores dos Dragões lançaram explosivos em direção ao banco de reservas adversário e, após o fim da partida, os jogadores encarnados agrediram os atletas rivais. Com a derrota, o time de Lisboa terminou como vice-campeão, e o Braga levou o troféu.

No estádio dos Dragões, a rede balançou somente no primeiro tempo. O Porto abriu o placar logo aos quatro minutos, com Ricardo Pereira. Aos 26, o argentino Enzo Pérez, de pênalti, empatou. Da mesma forma, o colombiano Jackson Martínez colocou o time da casa na frente, quase no fim da etapa, acertando o ângulo na cobrança.

Porto comemora contra Benfica (Foto: AP)
Jogadores do Porto comemoram vitória 
sobre o campeão Benfica na última 
rodada do Português (Foto: AP)

O atacante do Porto terminou como artilheiro do Campeonato Português mais uma vez, com 20 gols, seguido por três brasileiros: Derley, do Marítimo (15); Rafael Martins, do Vitória de Setúbal (15); e Lima, do Benfica (14).

Campeão português com duas rodadas de antecipação e campeão da Taça da Liga na última quarta-feira, o Benfica disputa mais dois troféus nos próximos dias. A equipe enfrenta o Rio Ave na final da Taça de Portugal, dia 18, mas antes decide a Liga Europa contra o Sevilla, na próxima quarta-feira, a partir de 16h (de Brasília), no Juventus Stadium, em Turim. O GloboEsporte.com acompanha o jogo pela competição europeia em Tempo Real.

Jackson Martinez comemora, Porto x Benfica (Foto: Reuters)
Jackson Martínez é abraçado depois de 
balançar a rede em cobrança de pênalti 
no fim do primeiro tempo (Foto: Reuters)

Além do campeão Benfica, a competição termina com o Sporting em segundo lugar, seguido pelo Porto, em terceiro. Os três clubes garantiram vaga na Liga dos Campeões, sendo que os Dragões disputam a fase classificatória. O Estoril e o Nacional, quarto e quinto colocado respectivamente, participam da próxima edição da Liga Europa.

Na parte de baixo da classificação, o Olhanense foi rebaixado para a segunda divisão ao perder para o Vitória de Setúbal por 3 a 1, neste sábado. O Paços de Ferreira foi derrotado pelo Acadêmica por 4 a 2, ficou em 15º e vai disputar um playoff com o Desportivo das Aves, quarto colocado da Liga 2, para decidir quem fica na elite do futebol português na temporada 2014/15.

Três jogos encerram a 30ª rodada neste domingo, mas os resultados nada podem alterar em termos de classificações ou rebaixamento. As partidas começam às 12h (de Brasília). São elas: Sporting x Estoril; Gil Vicente x Nacional; e Marítimo x Rio Ave.


FONTE:

Nenhum comentário: