sexta-feira, 2 de maio de 2014

Menos jogos e gols: início de R10 em 2014 lembra começo de 2012 no Fla

Em baixa no Galo com eliminação precoce da Libertadores, meia vive momento parecido com o que passou na Gávea antes de acertar com o Atlético-MG


Por Belo Horizonte

 
A má fase de Ronaldinho Gaúcho no Atlético-MG atingiu seu auge com a eliminação prematura da equipe na Taça Libertadores. Até aqui na temporada, R10 acumula poucas partidas, muitos passes errados, um pênalti perdido, sem falar na má forma física que vem contribuindo, e muito, para suas atuações apagadas. No empate por 1 a 1 diante do Nacional-COL, nesta quinta-feira, no Independência, R10 voltou a deixar a desejar, fato que contribuiu para a queda, realidade que lembra o momento vivido pela meia em 2012, quando deixou o Flamengo de forma conturbada, após eliminação da competição continental.  

Apesar de o presidente Alexandre Kalil ter chamado a responsabilidade pela eliminação e ter, inclusive, isentado o jogador e todo o grupo, o próprio já reconheceu a má fase em entrevistas anteriores. A pressão sobre ele tende a aumentar a partir de agora, e com Levir Culpi no comando, o meia já experimentou ser substituído com 20 minutos do segundo tempo, fato raro nas gestões de Cuca e Paulo Autuori.  

Oscar Murillo e Ronaldinho, Atlético-MG x Nacional-COL (Foto: EFE)
Contra o Nacional-COL, Ronaldinho, 
mais uma vez, teve atuação discreta 
pelo Galo nesta temporada (Foto: EFE)

Diante dos colombianos, o jogador atuou durante toda a partida, mas nem de longe lembrou aquele meia que conduziu o Galo à conquista da América em 2013. Algo que tornou a despedida da competição continental deste ano ainda mais emblemática foi o fato de o jogador terminar a partida mancando, praticamente parado, por ter sentido um problema muscular minutos antes.  
Já sem o aval total dos torcedores, o caminho do ídolo alvinegro se assemelha ao trilhado em 2012. Porém, mesmo com todos os problemas daquele ano até sua saída, o jogador acumulou números melhores até o fim de sua passagem pela Gávea. Naquela temporada, Ronaldinho jogou 21 jogos, ficou fora de cinco, marcou seis gols e não ganhou nenhum título. Esteve no grupo que perdeu o Campeonato Carioca, a Libertadores de forma ainda mais precoce que agora, na primeira fase, e só jogou um jogo do Brasileirão.  

Neste ano, R10 demorou a entrar em campo e atuou em apenas 50% dos jogos do Atlético-MG. Das 24 partidas, ele participou de 12, com apenas um gol, de pênalti, contra o Nacional-PAR, no Independência. No mesmo jogo, ele já havia perdido um pênalti – situação que também viveu no início de 2012 pelo Flamengo.  

Praticamente intocável quando Cuca e Paulo Autuori estavam no comando, o meia terá que provar que ainda é competitivo, já que Levir deixou claro que o rendimento de todos será avaliado com base nos números, como gols, assistências e jogadas realmente efetivas.  

Veja o comparativo dos números de Ronaldinho Gaúcho na atual temporada e nade 2012:  

Ronaldinho no Fla em 2012
Jogos: 21 (um no Brasileiro, dez no estadual, oito na Libertadores e dois amistosos)

Gols: 6
Cartões: 3
Títulos: 0
Ficou de fora de: 5 jogos

Ronaldinho no Galo em 2014
Jogos: 12 (dois no Brasileiro, quatro no estadual, seis na Libertadores)
Gols: 1
Cartões: 3
Títulos: 0
Ficou de fora de: 12

Nenhum comentário: