sexta-feira, 2 de maio de 2014

Contemporâneos de Senna jogam futebol em Ímola e relembram histórias

Pierluigi Martini, Ivan Capelli, Emanuele Pirro, Riccardo Patrese e Andrea de Cesaris defendem o Nazionale Piloti contra time da Ferrari. Paula Senna dá pontapé inicial


Por Direto de Ímola, Itália


Em vez da pista, o gramado. Os cabelos ralos de Pierluigi Martini, Ivan Capelli e Emanuele Pirro denunciam a idade: a velocidade e o reflexo não são os mesmos da época da Fórmula 1. Contemporâneos de Ayrton Senna, eles foram alguns dos ex-pilotos que participaram da partida beneficente, uma das atrações do “Ayrton Senna Tribute”, evento de quatro dias realizado em Ímola em memória aos 20 anos da morte do tricampeão da Fórmula 1. Veja um vídeo com imagens do jogo no vídeo acima.

Time do Nazionale Piloti com a camisa em homenagem a Michael Schumacher, em Ímola (Foto: Felipe Siqueira)
Time do Nazionale Piloti com a camisa 
em homenagem a Michael Schumacher, 
em Ímola (Foto: Felipe Siqueira)

De um lado, o Nazionale Piloti, clássico time formado por pilotos e ex-pilotos, pelo qual Senna chegou a atuar algumas vezes. Do outro, uma “seleção” de funcionários da Ferrari - a sede da equipe, em Maranello, situa-se a menos de 100km do local.

Time de mecânicos da Ferrari em partida beneficente em Ímola (Foto: Felipe Siqueira)
Time de mecânicos da Ferrari em partida 
beneficente em Ímola 
(Foto: Felipe Siqueira)

O jogo foi disputado nesta quinta-feira, 1º de maio, no estádio Romeo Galli, localizado ao lado do autódromo. Muitos que participaram das cerimônias em homenagem a Senna na Tamburello aproveitaram para dar uma passada no local e assistir à partida. Paula Senna, sobrinha de Ayrton deu o pontapé inicial. O dinheiro arrecadado foi revertido para os projetos sociais do Instituto Ayrton Senna. Houve espaço também para homenagens a Michael Schumacher, internado desde o fim do ano passado em razão de um grave acidente de esqui. Além de posarem com a camisa nº 1 de Schumi, nos uniformes havia a inscrição #KeepFightingMichael (Continue lutando, Michael).

Ivan Capelli na partida beneficente em homenagem a Ayrton Senna (Foto: Felipe Siqueira)
Ivan Capelli na partida beneficente em 
homenagem a Ayrton Senna 
(Foto: Felipe Siqueira)

Além dos “carequinhas” Martini, Capelli e Pirro, outros ex-pilotos da época de Senna também participaram da descontraída "pelada", como Riccardo Patrese, Pierluigi Martini e Andrea de Cesaris. Dos pilotos em atividade na F-1, apenas Jules Bianchi, membro da academia de pilotos da Ferrari, entrou em campo. E o jovem piloto da Marussia ajudou os mecânicos da Ferrari a vencerem o duelo por 3 a 0. Mas sem se importar muito com o resultado, eles aproveitaram a ocasião para lembrar de histórias com ídolo brasileiro, o grande homenageado da semana.

- Lembro de Ayrton em uma partida de futebol em Pescara. Mas o Patrese, capitão do time de pilotos, ficou nervoso, gritou comigo. Aí, o Senna tomou as dores, ficou chateado e disse: “ Pierluigi, deixa ele pra lá, isso é um jogo de futebol, não uma corrida, não se preocupe" – lembrou o bem-humorado Pierluigi Martini, que disputou 118 GPs de 1985 a 1995, por equipes como Toleman, Dallara e Minardi.

Pierluigi Martini na partida beneficente em homenagem a Ayrton Senna em Ímola (Foto: Felipe Siqueira)
Pierluigi Martini na partida beneficente 
em homenagem a Ayrton Senna em 
Ímola (Foto: Felipe Siqueira)

O exigente capitão Patrese admitiu que nos gramados, Senna não era tão bom quanto nas pistas, mas compensava com sua boa condição física:

- O Senna não era um grande jogador de futebol, mas corria muito, porque estava sempre muito bem preparado fisicamente. No fim das contas, no futebol moderno nem todos são brasileiros de verdade, habilidosos. Basta ser um bom atleta pra jogar futebol e o Senna se fazia respeitar dentro de campo – explicou o italiano, que antes de Rubens Barrichello, era o recordista de GPs, com 256 participações de 1977 a 1993, tendo a Williams, Brabham e Arros como as equipes onde mais correu.

Riccardo Patrese na partida beneficente em homenagem a Ayrton Senna em Ímola (Foto: Felipe Siqueira)
Riccardo Patrese na partida beneficente 
em homenagem a Ayrton Senna em 
Ímola (Foto: Felipe Siqueira)

Já Andrea de Cesaris destacou o lado competitivo de Senna:
- Ele sempre parecia uma pessoa muito relaxada, muito calma, tranquila. Mas quando começava uma partida de futebol, ou uma corrida ele era sempre muito agressivo e concentrado – garante de Cesaris, que tem 208 GPs no currículo, de 1980 a 1994, sendo seus principais times: Alfa Romeo, Tyrrel, Dallara e Ligier.

Paula Senna, sobrinah de Senna, deu pontapé inicial em jogo beneficente (Foto: Felipe Siqueira)
Paula Senna, sobrinha de Senna, deu 
pontapé inicial em jogo beneficente 
(Foto: Felipe Siqueira)

Medalhas com as iniciais de Ayrton Senna para os vencedores do jogo beneficente em Ímola (Foto: Felipe Siqueira)
Medalhas com as iniciais de Ayrton 
Senna para os vencedores do jogo 
beneficente em Ímola 
(Foto: Felipe Siqueira)

No fim da partida, os funcionários da Ferrari, time vencedor, receberam um troféu com a inscrição “Partida do Coração – Memorial Ayrton Senna” e medalhas com as iniciais do eterno brasileiro. Uma lembrança especial para um dia mais que especial.

Troféu para o vencedor da partida beneficente em homenagem a Ayrton Senna (Foto: Felipe Siqueira)
Troféu para o vencedor da partida 
beneficente em homenagem a 
Ayrton Senna (Foto: Felipe Siqueira)


FONTE:

Nenhum comentário: