domingo, 18 de maio de 2014

De virada, Djokovic derrota Nadal de novo e conquista 3º título em Roma

Número 2 do ranking, sérvio vence melhor do mundo. Nos últimos quatro jogos, ele levou a melhor. Em 2014, ainda não perdeu para o espanhol


Por Roma, Itália



De um lado, o número um do mundo. Do outro, o atual vice do ranking, mas que já esteve no topo. Em jogo, além do título do Masters 1000 de Roma, na Itália, uma rivalidade que é tida como a maior do tênis na atualidade. Rafael Nadal e Novak Djokovic entraram em quadra neste domingo e mediram forças. Em uma batalha de 2h19, melhor para o sérvio, que chegou ao seu terceiro título na competição italiana (o último havia sido em 2011). Ele fez 2 sets a 1, de virada, com parciais de 4/6, 6/3 e 6/3. Ele chega com moral em Roland Garros, o Grand Slam francês.

Um fato curioso é que nos últimos quatro jogos entre os dois, quem se deu melhor foi Nole - apesar de perder no total de confrontos diretos: 22 a 19. 
Além disso, em 2014, ele ainda não foi derrotado pelo Touro Miúra. Nas últimas quatro decisões entre os dois, o sérvio venceu todas, em Pequim e no ATP Finals, em 2013 e, nesta temporada, nos Masters de Miami e Roma. A última vitória de Nadal sobre o sérvio foi no US Open, no ano passado.

Novak Djokovic x Nadal tênis Roma (Foto: AP)
Novak Djokovic beija o troféu de 
campeão do Masters 1000 de Toma 
2014 (Foto: AP)

Ao todo, são 41 confrontos (22 a 19) com vantagem do espanhol. Enquanto Nole conquistou seu terceiro caneco em Roma, Nadal tem sete. É o 44º título de Djokovic em torneios de simples na carreira, e o 19º em Masters 1000.


O jogo

Logo no primeiro game, o jogo deu mostras de que poderia ser bem diferente da última vez em que Rafael Nadal e Novak Djokovic se enfrentaram, na final do Masters 1.000 de Miami, que foi rápido e acabou 2 a 0 para o sérvio. 

No saque, o número 2 do ranking disputava ponto a ponto com o melhor do mundo. No fim das contas, ele acabou confirmando seu serviço. No segundo, Djokovic levava 40 a 0, se recuperou, mas errou e viu Nadal igualar o placar: 1 a 1.

Tênis Nadal x Djokovic (Foto: Reuters)
O Touro Miúra teve ótimos momentos 
durante o jogo (Foto: Reuters)

Em seguida, Nole cometeu dois erros não-forçados e demonstrou um pouco de irritação ao ceder três possibilidades de quebra para o rival. Ele até se recuperou, mas o game ficou com o espanhol. O Touro Miúra ampliou ao confirmar seu serviço. Com Djoko novamente no saque, um lance do rival surpreendeu. Ele errou feio uma devolução, muito para fora. Mesmo assim, conseguiu concretizar o break pela segunda vez.

Com a presença de diversos ex-tenistas nas arquibancadas, como Boris Becker, Nadal se mostrava completamente concentrado na partida até então. Mas Djokovic levou sorte com o rival sacando e começou a inverter o panorama. Em uma jogada, a bola deu uma batida na rede que matou o Touro Miúra, e o sérvio conseguiu uma quebra. Depois, Nole sacou e confirmou seu serviço.


Tênis Nadal x Djokovic (Foto: Reuters)
Djokovic precisou suar a camisa contra 
Rafael Nadal (Foto: Reuters)

Pela forma como encostou no placar, Djokovic ganhou o apoio do público e pressionou o rival até ter outra chance de quebra. Nadal respondeu com um lindo contra-ataque, se animou, acabou marcando e evitando o ponto do adversário, que deixou de aproveitar algumas chances que teve. Nole confirmou o saque em ponto após deixadinha, lobby e smash. No game seguinte, começou bem com um lindo voleio, mas o Touro Miúra chegou ao duplo set point demonstrando muita categoria e abriu 1 a 0, parcial de 6/4.

O segundo set começou com Djokovic focado e disposto a virar. Afinal, ele não poderia bobear contra o número um do mundo. E, por isso, no saque, fez 40/0 e levou o primeiro game. Depois, Nole surpreendeu Nadal com uma paralela forte com as duas mãos. Ele conseguiu a quebra e abriu 2 a 0 com uma diagonal sensacional. Voltando à posição de saque, Djoko confirmou o serviço com categoria e após um erro do Touro Miúra na rede.

Novak Djokovic x Nadal tênis Roma (Foto: AP)
Nadal é o atual número 1 do mundo, com 
Djoko em segundo (Foto: AP)

Nadal enfim levou um game com uma pancada de segunda bola: 3 a 1 para Djokovic no segundo set. Depois, ele aproveitou uma falha do rival, com uma bola fora, mas demonstrou seu talento defendendo um ataque forte do Touro Miúra no fundo da quadra. Em seguida, teve dois erros não-forçados. Em um deles, a bola pegou no aro da raquete. Nervoso, ele acabou levando a quebra. O sérvio ficou irritado com uma senhora que levou duas crianças ao jogo. Elas não paravam de fazer barulho, conversar, e o tenista perdeu um pouco da concentração. Djokovic deu uma deixadinha logo no início do game seguinte e matou o rival. Depois, confirmou seu serviço. Nadal fez o mesmo, e o sérvio foi sacar pelo set. Rapidamente, fez 6 a 3 e igualou o placar geral.


saiba mais

O terceiro set começou com domínio de Djokovic, que abriu 2 sets a 0 . No terceiro game, fez um ace espetacular com uma bola de quase 170 km/h. Ele teve seu melhor momento no jogo, sendo ovacionado pela torcida por estar encaixando os contra-ataques e acertando os saques. Os conterrâneos presentes até levaram cartazes com as inscrições "#supportserbia", ou seja, "#apoieaservia", já que o país passa por um momento tenso com enchentes trágicas. Mas foi Nadal quem levou o game com muita dificuldade.

O sérvio continuou sacando forte e abriu 3 a 1. Depois, Djokovic errou ao mandar uma devolução fácil para Nadal pontuar. O espanhol comemorou demais. Com muita energia, ele deu uma pancada cruzada para diminuir o placar conquistando o game. Em seguida, conseguiu a quebra com uma jogada em que encurralou Djoko na rede e jogou em cima de seu rival. A partida seguiu eletrizante, com Nole abrindo 40/15 e concretizando o break point. O sérvio confirmou o serviço e fez 5 a 3, ficando a um game do título. Djokovic então teve dois match points, perdeu um, mas não desperdiçou o outro e saiu com o caneco nas mãos. No fim do jogo, ele comemorou desenhando um coração no saibro, assim como o brasileiro Gustavo Kuerten, após conquistar o tri em Roland Garros. A diferença é que Guga se deitou dentro dele.

Novak Djokovic x Nadal tênis Roma (Foto: AP)
Djokovic comemora muito mais uma 
vitória sobre o rival (Foto: AP)


FONTE:

Nenhum comentário: