Com performance segura, britânico da Mercedes supera concorrência. Ricciardo bate Vettel novamente e larga na primeira fila. Rosberg erra e fica em quarto. Bottas é o 7º
Não perca as emoções do GP da China, neste domingo, ao vivo na TV Globo, a partir das 4h (horário de Brasília). O GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real.
- Foi um treino difícil. Mas eu me diverti. O carro estava ótimo. Temos uma boa posição para a corrida e espero mantê-la amanhã. Me disseram que o tempo estará bom. Não sei. Aqui é sempre nebuloso, nunca se sabe o que vai acontecer. Espero que seja uma corrida no seco, já que esses caras (dupla da RBR) estão um pouco mais próximos na pista molhada - analisou Hamilton.
E apesar de a chuva se mostrar grande inimiga da Williams neste início de ano, a equipe britânica parece ter conseguido evoluir na pista molhada. Após passar um sufoco para avançar à superpole no fim do Q2, Felipe Massa conseguiu sua melhor posição de largada em 2014: o sexto lugar no grid, arrancado com o cronômetro já zerado. O brasileiro largará - pela terceira vez em quatro etapas - na frente de seu companheiro de equipe, Valtteri Bottas, e logo atrás de seu antigo parceiro na Ferrari, Fernando Alonso.
Lewis Hamilton no treino classificatório
do GP da China de 2014 (Foto:
Getty Images)
A surpresa do dia ficou por conta de Romain Grosjean, que levou a problemática Lotus ao Q3, fechando o top 10, atrás de Nico Hulkenberg (Force India) e Jean-Eric Vergne (STR). Desempenho que deve ter causado inveja em seu companheiro Pastor Maldonado.O já folclórico venezuelano teve mais um dia para esquecer. Após pagar dois micos na sexta-feira, ele sofreu com problemas em seu carro no 3º treino livre, que teve que ser desmontado nos boxes, o impossibilitando de participar da atividade.
E quem foi para a pista e ficou devendo foi Kimi Raikkonen. Além de acabar, outra vez, atrás de Alonso, o "Homem de Gelo" sequer avançou para a disputa da superpole, ficando com o 11º lugar. A McLaren também deixou a desejar: Jenson Button largará em 12º e o novato Kevin Magnussen parte apenas em 15º.
Williams de Massa apresentou evolução
na pista molhada no treino classificatório
para GP da China (Foto: Getty Images)
A chuva, que caía desde o treino livre, apertou para a classificação. Com isso, os pilotos tiveram que ir para a pista com pneus para chuva extrema. Lewis Hamilton foi o mais rápido desta parte da sessão, com 1m55s913. Nos instantes finais, com a formação de um trilho no traçado, alguns competidores arriscaram os intermediários. Nico Hulkenberg foi um deles e se saiu bem, anotando o segundo tempo. Apesar do histórico ruim da Williams no molhado, Felipe Massa avançou com tranquilidade, em sétimo, duas posições atrás de Valtteri Bottas. O primeiro eliminado no Q1 foi conhecido antes mesmo do treino começar. Enquanto os demais pilotos iam para a pista, a Lotus do venezuelano estava desmontada nos boxes, sem a parte traseira. As duplas da Marussia – Jules Bianchi e Max Chilton – e da Caterham – Kamui Kobayashi e Marcus Ericsson – também foram eliminados. A última “vaga” ficou com Esteban Gutiérrez. Com o cronometro zerado, o mexicano até vinha conseguindo um lugar entre os 15, mas teve dificuldades para se manter no traçado com os pneus intermediários, deu diversas escapadas e acabou não melhorando seu tempo, ficando em 17º.
Com as condições climáticas melhorando, os pilotos puderam ir para a pista com pneus intermediários. E foi um Q2 de fortes emoções para Felipe Massa. Atrapalhado pelo tráfego, o brasileiro teve dificuldades para encaixar uma volta limpa. Mesmo assim, nos instantes finais, pulou de 16º para nono. Com o cronometro zerado, porém, brigou diretamente com Hulkenberg, Button e Raikkonen por um lugar no Q3. O inglês da McLaren e o finlandês da Ferrari chegaram a emplacar boas primeira e segunda parciais. Mas para a sorte do brasileiro, a chuva resolveu apertar, o ajudando a se manter na zona de classificação. Além de Raikkonen e Button, também saíram da disputa: Kvyat (STR), Sutil (Sauber), Magnussen (McLaren) e Pérez (Force India). Lá na frente deu mais uma vez Hamilton, o mais veloz com 1m54s029, seguido por Vettel, Rosberg, Ricciardo, Alonso e Bottas. As surpresas entre os classificados ficaram por conta de Grosjean com sua Lotus e Vergne, com a STR.
A insistente chuva deixou as equipes em uma sinuca. Massa, Bottas e Hulk foram para pista com pneus azuis (chuva extrema) enquanto os demais optaram pelos verdes (intermediários). Vettel foi o primeiro a marcar tempo: 1m54s499. Mas Hamilton logo destruiu o tempo do alemão, subindo para a ponta com 1m54s029. Rosberg, Ricciardo e Alonso também completaram suas voltas, mas não conseguiram serem melhores que os dois. Massa foi para os boxes, pôs os intermediários e anotou o sexto tempo, logo à frente de Bottas.
À caça da pole, Rosberg acabou errando e perdendo a chance de desbancar Hamilton. Ricciardo foi quem mais ameaçou o inglês: estava melhor no segundo setor, mas acabou com o segundo tempo. Na sequência, Hamilton baixou seu tempo em quatro décimos, colocando mais de 1s na concorrência. Com o cronômetro zerado, Rosberg ainda errou mais uma vez, rodando na reta, a poucos metros da bandeirada. Ricciardo evoluiu, mas não chegou nem perto do pole. Ainda deu tempo de Massa, último a cruzar a linha de chegada, melhorar seu tempo e pular para sexto, à frente de Bottas, após ter sido empurrado para nono durante a sessão.
Lewis Hamilton entre Daniel Ricciardo
e Sebastian Vettel: os três primeiros
do grid de largada do GP da China
(Foto: AP)
Confira o grid de largada para o GP da China, válido pela 4ª etapa da temporada:
1) Lewis Hamilton (ING/Mercedes) 1m53s860
2) Daniel Ricciardo (AUS/RBR-Renault) 1m54s455 +0s595
3) Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) 1m54s960 +1s100
4) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) 1m55s143 +1s283
5) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) 1m55s637 +1s777
6) Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes) 1m56s147 +2s287
7) Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes) 1m56s282 +2s422
8) Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) 1m56s366 +2s506
9) Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Renault) 1m56s773 +2s913
10) Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) 1m57s079 +3s219
Eliminados no Q2:
11) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) 1m56s860
12) Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) 1m56s963
13) Daniil Kvyat (RUS/STR-Renault) 1m57s289
14) Adrian Sutil (ALE/Sauber-Ferrari) 1m57s393
15) Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Mercedes) 1m57s675
16) Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes) 1m58s264
Eliminados no Q1:
17) Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) 1m58s988
18) Kamui Kobayashi (JAP/Caterham-Renault) 1m59s260
19) Jules Bianchi (FRA/Marussia-Ferrari) 1m59s326
20) Marcus Ericsson (SUE/Caterham-Renault) 2m00s646
21) Max Chilton (ING/Marussia-Ferrari) 2m00s865
22) Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Renault) sem tempo
Circuito Internacional de Xangai, palco
do GP da China (Foto: Editoria de arte)
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2014/04/debaixo-de-chuva-hamilton-assegura-pole-para-gp-da-china-massa-e-o-6.html:
Nenhum comentário:
Postar um comentário