domingo, 30 de março de 2014

Após eliminação, Renato decreta: ‘Obrigação passar na Copa do Brasil’

Mesmo com a vantagem do empate, Fluminense cai diante do Vasco na semifinal do Carioca e será colocado em xeque contra o Horizonte-CE, dia 10 de abril


Por Rio de Janeiro

 
Serão dez longos dias sem jogos. Tempo para tentar organizar a casa, superar uma eliminação no Carioca e preparar o time para uma decisão. Após a derrota por 1 a 0 para o Vasco neste domingo e a queda na semifinal do estadual, Renato Gaúcho tem a missão de fazer o Fluminense avançar na Copa do Brasil. Superar o Horizonte-CE, dia 10 de abril, no Maracanã, é o mínimo aceitável, segundo o próprio treinador.
 
- No momento a gente tem que pensar na saída do campeonato estadual. Lógico que vou ter a semana para trabalhar, conversar com o grupo. Mais do que nunca virou obrigação do Fluminense passar de fase na Copa do Brasil. Não é nada fácil, ficou mais difícil, mas virou obrigação. Já era, agora ainda mais. Vamos trabalhar bastante. Agora, não podemos falar que está tudo errado porque perdemos. Saímos para um rival, num clássico, as duas equipes se empenharam bastante, mas o Vasco foi superior hoje. Vamos continuar o trabalho, mas virou obrigação mesmo passar de fase – frisou.


saiba mais

No jogo de ida, em Horizonte, o Fluminense perdeu por 3 a 1 e agora precisa vencer por dois ou mais gols de diferença para passar. Se devolver o placar do Ceará, a decisão irá para os pênaltis.

E a queda para o Cruz-Maltino deixa o Tricolor na marca da crise. Sem reforços de peso e com deficiências claras em alguns setores, Renato reconhece que é preciso renovar.   

- A gente precisa oxigenar o nosso grupo. A diretoria está atenta, os nomes estão lá, eles estão se mexendo. Agora é com eles. Os nomes estão na mesa. A gente espera que possam trazer. Temos um jogo pela Copa do Brasil e depois o Brasileiro (estreia dia 19 de abril, contra o Figueirense). É importante reforçar o grupo para começar a competição, principalmente o Brasileiro.
Tem algo errado, sim. Vamos trabalhar para melhorar"
Renato Gaúcho

Sobre o jogo contra o Vasco, o treinador reconheceu a superioridade do adversário. O Fluminense, que tinha a vantagem do empate, pecou.

- O jogo, como esperávamos, foi truncado, pegado, de poucas chances dos dois lados, ainda menos do que no primeiro jogo. Não entramos com o pensamento da vantagem. Usaríamos no fim do jogo, com inteligência, mas tomamos o gol, tivemos de abrir a equipe, demos espaço, tentamos buscar. Foi uma bola parada, falha nossa, isso reverteu a vantagem. Foi isso - disse Renato Gaúcho.
O grupo do Fluminense terá folga nesta segunda-feira e voltará ao trabalho na tarde de terça. O jogo contra o Horizonte será no dia 10, no Maracanã, às 21h50m (de Brasília). Data e hora marcadas, e trabalho em xeque.
 
Confira a íntegra da entrevista de Renato Gaúcho:


Alterações contra o Vasco
No intervalo tirei o Diguinho, que sentiu a perna, coloquei o Wagner. Depois o Sobis no lugar do Waltinho e depois o Biro Biro. Foram três atacantes, o Vasco marcou bem, não é à toa  que tem a melhor defesa do campeonato. Jogaram bem e não conseguimos passar pela marcação deles ali atrás.

Reestruturação para o Brasileiro?
A gente tem conversado bastante com a diretoria, com o doutor Celso. Temos trocado ideias, e todos pensam da mesma forma. Quando tem um grupo vencedor, de um ano para o outro precisa dar uma mesclada.

Manutenção de Fred no jogo
Você tem um goleador, titular da Seleção, faz gols, decisivo. E tem o Waltinho ao lado, que também sabe fazer gols. Só que pelo sistema que a gente joga, o Waltinho jogava sozinho no ataque do Goiás. E aqui, como perdeu peso, está nos ajudando na marcação, principalmente o cabeça de área adversário. Isso desgasta o jogador. Por isso a saída do Waltinho. Falou que não aguentava mais. Pelo desgaste, para reacostumar o corpo dele. Naquele momento, optei pelo Waltinho e deixei o Fred.

Peso da ausência de Jean
A qualidade do Jean é muito grande, ajuda bastante, tem velocidade, sai para o jogo. Tanto é que tem feito jogadas bonitas nesse campeonato. Nosso gol contra o Vasco (na partida de ida) foi jogada dele. Claro que ele faz falta. Coloquei o Rafinha, que é mais defensivo, um garoto, estamos lançando. Ficou mais na proteção. Não tivemos tão bem como no último jogo, e o Vasco, infelizmente para a gente, conseguiu fazer aquele gol no fim do primeiro tempo.

Peso do ano de 2013 sobre o time
Esse foi o discurso no intervalo do jogo. O jogo estava controlado, muito bom, a gente não poderia bobear e dar o gol. Infelizmente demos. Tivemos uma falha coletiva. Isso deu tranquilidade maior para a equipe do Vasco. Jogo como esse nenhum jogador gosta de perder. Faz parte do futebol, mesclamos, trocamos. Infelizmente hoje a gente não foi feliz no clássico.

Gol do Fred anulado
Não vi o lance. Sem dúvida alguma a história seria totalmente diferente. Infelizmente não saiu, estava impedido. Agora passou. O Vasco fez o gol e conseguiu segurar o placar.

Eliminação muda o planejamento?
Ninguém gosta de ser eliminado, ainda mais numa semifinal. Por outro lado um clássico sempre é muito difícil. Seja de um lado ou do outro. Jogo pegado, truncado. Clássico não importa se uma equipe está melhor do que a outra. Houve muito empenho nos dois jogos. Tomamos um gol que não poderíamos ter tomado. Isso inverteu a vantagem para eles.

Invasão no vestiário das Laranjeiras no sábado
Não vou me meter nesse episódio, não vi. Qual o problema de entrar no vestiário? Ele conhece todo mundo. Não vejo problema algum. Não foi para tirar satisfação. Entrou porque o time já tinha ido embora, foi lá resolver alguma coisa com alguém. Não foi com jogador ou comissão técnica. Não é problema meu, é problema da diretoria e da segurança do clube.

Dez dias de trabalho pela frente
Estamos desclassificados, mas não foi por falta de atitude. O grupo lutou, brigou, tentou que a gente passasse. O que não vai faltar é luta para o próximo jogo da Copa do Brasil. Não adianta achar que está tudo errado. Tem algo errado, sim. Vamos trabalhar para melhorar. Mesmo vencendo uma fase como a de hoje, sempre precisa melhorar. Alguma coisa tem que ser feita. A gente vai sentar, conversar, trocar ideia, ver o que tem de bom e de ruim, procurar corrigir. A próxima partida é decisiva.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/fluminense/noticia/2014/03/renato-gaucho-reconhece-falha-da-defesa-em-derrota-para-o-vasco.html

Nenhum comentário: