segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Valcke afirma que vistoria nesta terça definirá futuro da Arena da Baixada

copa do mundo 2014 

Secretário-geral da Fifa diz que decisão só será tomada após visita de grupo de profissionais da Fifa e especulações sobre exclusão não passam de boatos

Por Brasília

O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, voltou a afirmar nesta segunda-feira que ainda não há uma decisão sobre o futuro de Curitiba na Copa do Mundo. Segundo o dirigente francês, técnicos farão uma vistoria final nas obras da Arena da Baixada nesta terça-feira e, só então, será anunciado o resultado.

- Temos um time técnico que vai até Curitiba amanhã (terça-feira) e então vamos dar a resposta final. Não estamos fazendo isso apenas pelo prazer de deixar todos esperando, mas haverá pessoas que vão lá amanhã para apresentar um relatório final - afirmou Valcke durante vistoria no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.

Neste domingo, começaram a surgir rumores de que a Fifa estaria decidida a excluir a cidade de Curitiba da Copa. No entanto, Jérôme Valcke disse por sua conta oficial no Twitter que as informações não passam de boatos e que a decisão só será tomada nesta terça-feira.

- Conforme anunciado várias vezes, a decisão sobre Curitiba ocorrerá só dia 18. O resto é pura especulação por pessoas que querem criar boatos - escreveu o dirigente.

No último dia 21 de janeiro, durante visita à Arena da Baixada, Jérôme Valcke demonstrou bastante preocupação com o atraso nas obras e deu um ultimato para que a cidade apresentasse soluções até o dia 18 de fevereiro. Desde então, o clube Atlético-PR e os governos federal, estadual e municipal vêm procurando maneiras de acelerar a conclusão do estádio.


Valcke e do Aldo Rebelo ao Mané Garrincha e ao projeto Fábrica Social copa do mundo (Foto: Fabrício Marques) 
Aldo Rebelo, Agnelo Queiroz e Jérôme Valcke 
no gramado do Mané Garrincha 
(Foto: Fabrício Marques)


Ministro rebate reportagens sobre
incêndio na Arena Pantanal

Durante a coletiva de imprensa no Mané Garrincha, Jérôme Valcke também foi questionado sobre um inquérito aberto pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso na última semana para investigar as consequências do incêndio que atingiu a estrutura da Arena Pantanal em de outubro de 2013. Segundo o documento, assinado pela procuradora da República, Bianca Britto de Araújo, o 'sinistro causou danos significativos na estrutura de concreto do estádio, principalmente na laje situada acima da área da ocorrência do mesmo'.

Aparentando ter poucas informações sobre o caso, Valcke repassou a pergunta para o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, que também participou da entrevista. Rebelo rebateu as reportagens que foram feitas sobre o tema e disse que o MP teria apenas exigido laudos mais conclusivos.

- A informação atribuída ao Ministério Público é um evidente esforço de reportagem, porque não há essa descrição de estrutura comprometida no laudo. O que o Ministério Público alega é que há necessidade de outro laudo porque aquele que foi oferecido pela empresa, pelos responsáveis pelo estádio, não seria suficiente. Daí a necessidade de um laudo que seria independente para oferecer uma visão diferente daquele que atesta que o pequeno incêndio em outubro passado não comprometeu nenhuma estrutura fundamental para o funcionamento do estádio - disse o ministro.

Aldo Rebelo também destacou que esteve recentemente na Arena Pantanal e verificou que as obras estão na reta final.

- Eu visitei o estádio de Cuiabá na semana passada. As obras prosseguem de acabamento. Não há nenhuma obra de estrutura de concreto ou metálica em curso. Todas elas foram concluídas. O que resta são as obras de acabamento.

 

Nenhum comentário: