segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Sem glúten: Novak Djokovic investe em restaurante temático e franquias

Número dois do mundo tem na Sérvia, desde 2008, casas com menu comum e outro sem a proteína que ele aboliu de sua alimentação até tornar-se o nº 1 em 2011

Por Rio de Janeiro

Em 2008, Novak Djokovic vencia o seu primeiro Grand Slam. Ao bater o francês Jo-Wilfried Tsonga, o sérvio conquistava o Aberto da Austrália. Enquanto dava grandes passos para se tornar em 2011 o melhor tenista do mundo, Djoko também se movimentava fora das quadras. Ao lado da família, inaugurava em Belgrado um restaurante com o seu nome, o "Novak Cafe & Restaurant". 

Com menu contemporâneo, a casa aos poucos se tornou um dos locais mais badalados da cidade. Temático, o restaurante tem várias TVS espalhadas, sempre transmitindo partidas de tênis, principalmente de Djokovic. Na decoração, troféus do sérvio ficam entre as mesas. Além da boa comida, o restaurante passou a ser ponto de encontro de fãs do hoje número dois do mundo e também chama a atenção por um menu especial. Além do carpádio normal, há outro voltado para celíacos, sem glúten, dieta seguida pelo próprio Novak e que segundo o tenista, o ajudou a conquistar o topo do ranking mundial, como ele mesmo explica em seu livro "Serve to Win", "Sacando para Vencer".

Restaurante Djokovic tênis (Foto: Divulgação / Facebook Oficial) 
Restaurante de Djokovic tem fotos do tenista 
em suas diversas conquistas 
(Foto: Divulgação / Facebook Oficial)

- Eu tive que aprender a ouvir o meu corpo e fiz a mudança. Posso chamar o que aconteceu de mágica. Me senti como se fosse mágica. Desde os 13 anos me sentia completamente inchado. Acordava grogue e levava muito tempo para "começar a funcionar". Estava sempre cansado quando treinava três vezes por dia. Mentalmente você se sente renovado, feliz, mais calmo. Fisicamente, você fica mais forte, rápido, dinâmico. Seus músculos trabalham melhor. É isso que eu sinto. Antes, toda vez que dava um grande passo na carreira, me sentia com uma corda presa no tronco, me puxando para trás. Fisicamente não podia competir. Mentalmente, não me sentia na mesma quadra que os melhores do mundo - explica Djokovic no livro.

 Dieta sem glúten:  É uma dieta onde os alimentos que contém essa proteína são substituídos. O glúten está presente no arroz e em seus derivados, milho, batata, mandioca, entre outros. É uma proteína vegetal, que aparece no trigo, aveia, centeio, cevada, malte e em todos os produtos que usam esses ingredientes: pães, pizzas, bolos, bebidas. Os celíacos têm intolerância ao glúten, que pode fazer lesões na parede intestinal.

O primeiro, ao lado da Kombank Arena, ginásio que viu a consagração da seleção feminina de handebol como campeã mundial, em dezembro de 2013, deu tão certo que a família expandiu os negócios. Um segundo restaurante foi aberto em Belgrado, e outra cidade da Sérvia, Novi Sad, também ganhou uma franquia, assim como uma na região de montanha da Sérvia, onde turistas vão para esquiar. A ideia agora é levar o restaurante, de cozinha contemporânea e com pratos que vão desde o café da manhã, passando pelo almoço casual a um jantar luxuoso, para outras cidades do mundo. No site oficial do "Novak Cafe & Restaurant", Djokovic convida os interessados em abrir uma franquia.

Mosaico Restaurante Djokovic tênis (Foto: Editoria de Arte) 
Local é temático e tem até uma 
estátua de Djokovic como um 
samurai (Foto: Editoria de Arte)

- Temos especialidades gastronômicas internacionais, uma excelente combinação de sabores e um projeto que tornam o restaurante único. Temos saladas, molhos, massas e cortes de carnes mundialmente famosos. Além de um menu especial sem glúten e uma grande carta de vinhos. O ambiente, conforto e a cozinha internacional também podem estar em sua cidade e no seu país. Se você está interessado em nossa franquia, entre em contato por email - diz o recado.
Djoko, porém, não esconde de ninguém. Apesar de seguir a dieta sem glúten, garante que sente falta de alguns alimentos normais, que o restaurante serve, mas ele passa longe.

- Eu definitivamente sinto falta de chocolate. E de pizza também. Temos pizza sem glúten, mas a pizza comum é muito melhor, tenho que admitir - brinca o tenista.



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2014/02/sem-gluten-novak-djokovic-investe-em-restaurante-tematico-e-franquias.html

Nenhum comentário: