segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Máquina Tricolor, 5 x 2 e Neto no Timão: lista relembra trocas no Brasil

São Paulo inicia ano se reforçando com prática, que é comum no futebol brasileiro. GloboEsporte.com lista transferências deste tipo que mais chamaram atenção

Por Rio de Janeiro

montagem Pato e Jadson troca (Foto: Editoria de Arte)Pato x Jadson: trocas de jogadores é prática antiga no futebol brasileiro (Foto: Editoria de Arte)
 
O meia Jadson foi uma das novidades do Corinthians neste domingo no clássico contra o Palmeiras, pela oitava rodada do Campeonato Paulista. O ex-são-paulino estreou e foi um dos destaques do Timão, seu novo clube, após uma negociação que chamou atenção no mercado do futebol brasileiro. Jadson foi cedido ao Timão pelo São Paulo, que obteve o atacante Alexandre Pato em troca. Mas esta não foi a única troca deste início de ano, nem as únicas envolvendo grandes clubes brasileiros.

Só o São Paulo pode protagonizar mais duas transferências com tal prática na atual temporada: obteve o volante Souza em troca do zagueiro Rhodolfo, que estendeu o vínculo com o Grêmio, e deve ceder o atacante Osvaldo para ter o meia Wagner, do Fluminense. Entretanto, as trocas são frequentes no Brasil há algum tempo. Para relembrá-las, o GloboEsporte.com fez uma lista com os 'troca-trocas' mais famosos do futebol brasileiro.

01
Neto e denys x ribamar e dida (corinthians x palmeiras)

Neto Corinthians (Foto: Gazeta Press)Neto chegou ao Corinthians por meio de troca com o rival Palmeiras (Foto: Gazeta Press)
 
Um dos maiores ídolos do Corinthians chegou ao clube após uma troca com seu maior rival. O meia Neto, principal nome do título brasileiro de 1990, vestiu a camisa alvinegra após uma negociação que envolveu também o lateral Denys. Ambos deixaram o Palmeiras em troca do lateral Dida e o meia Ribamar que, pouco renderam no Alviverde. À época, o jornal “Folha de São Paulo” publicou que “nenhum dos quatro jogadores havia sido informado sobre as negociações”, e “algumas torcidas organizadas do Corinthians ligaram para o clube protestando contra a troca com o Palmeiras”. 

02
a máquina tricolor

A prática de trocas de jogadores foi o motor para a criação da Máquina Tricolor, no Fluminense do meio da década de 1970. Em 1976, o presidente do Flu, Francisco Horta, montou sua equipe cedendo vários atletas para os rivais cariocas em troca de outros jogadores. Tudo começou em janeiro daquele ano, quando o Tricolor buscou no Flamengo o goleiro Renato, o lateral Rodrigues Neto e o atacante argentino Doval, que era ídolo no Rubro-Negro e seria símbolo do ‘troca-troca’ (veja o vídeo). 

O Fla levou o goleiro Roberto, o lateral Toninho e o atacante Zé Roberto. Do Botafogo, o Fluminense levou o ponta-esquerda Dirceu e cedeu os meias Manfrini e Mário Sérgio. Para ter o zagueiro Miguel, do Vasco, o time das Laranjeiras se desfez do zagueiro Abel, do volante Zé Mário e o lateral-esquerdo Marco Antônio, que foram para o Cruz-Maltino. Apesar de terem ficado na história como famosas trocas, os clubes não deixaram de pagar para ter os jogadores. Para ter Doval, por exemplo, o Flu pagou Cr$ 150 mil por 15% do passe do jogador, e para levar Rodrigues Neto, o valor foi Cr$ 600 mil.

03
Vampeta x Adriano e Reinaldo (Flamengo x Inter de Milão x PSG)

“O Flamengo finge que me paga, eu finjo que jogo”. Tal célebre frase marcou a passagem do volante Vampeta pelo Flamengo, em 2001. O pentacampeão mundial chegou ao Rubro-Negro em uma negociação que envolveu também os atacantes Adriano e Reinaldo, o Inter de Milão e o PSG. Vampeta tinha seus direitos econômicos divididos entre o clube italiano e o francês – na época, o volante atuava no PSG. Reinaldo foi para a França, Adriano para a Itália, e o Flamengo recebeu o ex-jogador da seleção brasileira, mais U$ 5 milhões e 25% do valor de futuras negociações dos atacantes que cedeu. No final, Adriano foi emprestado para a Fiorentina e depois retornou ao Internazionale para se tornar o ‘Imperador’, Reinaldo fracassou no PSG, e Vampeta não deixou boas lembranças aos torcedores rubro-negros.

04
César Sampaio x Ranielli e Serginho Fraldinha (Palmeiras x Santos)

Cesar Sampaio, Palmeiras (Foto: Marcos Ribolli  / Globoesporte.com)Ídolo do Palmeiras, Cesar Sampaio foi contratado pelo Alviverde por meio de troca com o Santos (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
 
Em 1991 o volante César Sampaio chegava ao Palmeiras para ser um dos principais nomes daquele time que faria história no início da década de 1990. Revelado pelo Santos, o jogador deixou o Peixe em troca do meia Ranielli e do ponta-direita Serginho Fraldinha. O Alviverde desembolsou mais U$ 350 mil na negociação. Sampaio seria bicampeão brasileiro e paulista, bicampeão do Torneio Rio-São Paulo e campeão da Libertadores. Ranielli e Serginho não tiveram o mesmo sucesso no Alvinegro Praiano. Promessa na época, o ponta-direita sofreu com lesões e não se firmou. Ranielli  se destacou no Santos, mas não com o mesmo sucesso que César Sampaio teve no Palmeiras.

05
Evair x Careca Bianchesi (Palmeiras x Atalanta)

Evair palmeiras comemoração corinthians final paulistão 1993 (Foto: Agência Gazeta Press)Evair também desembarcou no Palestra Itália após uma troca (Foto: Agência Gazeta Press)
 
No mesmo ano em que trouxe César Sampaio, o Palmeiras fez uma troca que, na época, não empolgou tanto seus torcedores, mas trouxe muitas alegrias posteriormente. Em agosto de 1991 o Alviverde cedeu o atacante Careca Bianchesi, que chegara a vestir a camisa da seleção brasileira naquele ano, para o Atalanta, da Itália. Em troca, desembarcava no Palestra Itália o atacante Evair Paulino, que se tornou um dos principais ídolos do Palmeiras. Careca fez pouco no clube italiano e depois foi para o futebol mexicano, onde encerrou a carreira, em 1998.

06
Paulo Nunes e Magno x Agnaldo (Grêmio x Flamengo)

Djalminha Flamengo Paulo Nunes Grêmio Showbol (Foto: Montagem sobre foto da AFP)Para ter o zagueiro Agnaldo, Flamengo cedeu Paulo Nunes para o Grêmio. O atacante virou ídolo no Tricolor, e o defensor não deixou saudades no Fla (Foto: Montagem sobre foto da AFP)
 
Ídolo do Grêmio e destaque nos títulos da Libertadores de 1995 e do Campeonato Brasileiro de 1996, o atacante Paulo Nunes chegou ao Tricolor como moeda de troca em uma negociação envolvendo o Flamengo, clube onde se formou. O Rubro-Negro, que tentava montar um grande time para o seu centenário, pagou U$ 600 mil e cedeu, além de Nunes, o atacante Magno, para ter o zagueiro Agnaldo Liz. O Imortal recebeu os dois atacantes por empréstimo. O Fla ainda liberou em definitivo o lateral-direito Henrique, que já estava emprestado ao Grêmio.

07
Fábio x Alex Dias (Cruzeiro x Vasco)

MONTAGEM _ Alex Dias Vasco Fábio Cruzeiro (Foto: Editoria de arte)Para acelerar o acordo com o Vasco, Cruzeiro cedeu Alex Dias para ter o goleiro Fábio, no início de 2005 (Foto: Editoria de arte)
 
Ídolo do Vasco após a ida de Helton para o Porto, o goleiro Fábio teve uma saída conturbada do Cruz-Maltino. No segundo semestre de 2004, o jogador procurou a diretoria vascaína para receber parcelas do FGTS atrasadas. Sem resposta, o goleiro tentou se desvincular do clube por meio de ação na Justiça, mas não conseguiu. Após quatro meses afastado dos gramados, e com o interesse do Cruzeiro, Fábio conseguiu deixar o Gigante da Colina, que recebeu em troca o atacante Alex Dias. O Pantaneiro havia sido artilheiro do Goiás – estava emprestado pela Raposa – no Brasileirão em 2004. A troca se tornou um bom negócio, principalmente para os mineiros. Fábio se tornou em um dos principais ídolos recentes do Cruzeiro. Alex Dias jogou apenas um ano pelo Vasco, mas caiu nas graças da torcida ao fazer dupla com Romário.

08
Leonardo e Alcindo x Nelsinho e Bobô (São Paulo x Flamengo)

Amoroso e Leonardo - Brasil x Holanda - Goiânia - 1999 (Foto: Weimer Carvalho / O Popular) 
Leonardo chegou ao São Paulo após troca com o Flamengo (Foto: Weimer Carvalho / O Popular)
 
Em julho de 1990, São Paulo e Flamengo foram para o Chile para disputar o Torneio da Amizade e voltaram com uma negociação concluída. O Tricolor levou o jovem lateral-esquerdo Leonardo e o atacante Alcindo e cedeu o lateral Nelsinho e o meia Bobô ao Rubro-Negro carioca. A troca foi feita por empréstimo somente até o fim daquele ano, mas Leonardo estenderia sua passagem pelo Tricolor – após jogar pelo Valencia, da Espanha – e se destacaria no clube paulista. Nelsinho não teve a mesma sorte. Pelo Flamengo e em um jogo contra o próprio São Paulo, se contundiu e não teve sequência no Rubro-Negro. A troca também não foi boa para Alcindo e Bobô, que pouco fizeram em seus novos clubes.

09
Belletti e Serginho x Vítor, Donizete, Palhinha, gilmar e Aílton

Belletti São Paulo (Foto: Gustavo Serbonchini/Globoesporte.com)Belletti fez parte do '5 x 2' entre São Paulo e Cruzeiro: (Foto: Gustavo Serbonchini)
 
Em abril de 1996 o presidente Fernando Casal de Rey era reeleito no São Paulo e no início de seu novo mandato promoveu uma ampla reforma no elenco tricolor. Jogadores como Jamelli, Júnior Baiano, Cafu, Muller e Euller foram vendidos e vários contratados. Uma troca de atletas com o Cruzeiro, que ficou conhecido como ‘5 x 2’, fez parte das mudanças no grupo. O time do Morumbi recebeu os laterais Belletti e Serginho e cedeu à Raposa o zagueiro Gilmar, o lateral Vítor, o volante Donizete, o meia Palhinha e o atacante Aílton. Os novos são-paulinos tiveram sucesso no Tricolor. No Cruzeiro, Palhinha foi que mais se destacou.

10
Valdir Bigode x Ronildo e Gallo (Botafogo x Atlético-MG) 

valdir bigode no Moça Bonita (Foto: Gabriel Fricke / globoesporte.com)Valdir Bigode não deu certo no Botafogo, após troca com o Atlético-MG (Foto: Gabriel Fricke)
 
No início do Brasileirão de 1999 Botafogo e Atlético-MG fizeram uma troca que parecia ter sido vantajosa ao Glorioso. Após se destacar no Galo e se confirmar como um legítimo artilheiro, Valdir Bigode se transferiu para o time da Estrela Solitária. Em troca, os mineiros levaram o lateral-esquerdo Ronildo e o volante Alexandre Gallo. Enquanto o Atlético-MG chegou à decisão do Campeonato Brasileiro, o Botafogo terminou na modesta 14ª colocação do torneio.  Valdir iria para o Santos ainda em 1999 para retornar ao time atleticano no ano seguinte. 

11
Arouca x Rodrigo Souto (São Paulo x Santos) 

MONTAGEM - Arouca santos rodrigo Souto São Paulo (Foto: Editoria de arte) 
Arouca x Rodrigo Souto: santistas tiveram melhores resultados com a troca (Foto: Editoria de arte)
 
Em janeiro de 2010, São Paulo e Santos fizeram uma troca que é comemorada por santistas até hoje. O volante Arouca desembarcou na Vila Belmiro, e o também volante Rodrigo Souto foi para o Morumbi. O acordo era de empréstimo por um ano, mas Souto já fora para o Tricolor com pré-acordo de estender o vínculo com o novo clube por mais seis meses. Arouca, que surgiu como grande promessa do Fluminense, não conseguiu se firmar no São Paulo. No Santos, foi tricampeão paulista, campeão da Libertadores e da Copa do Brasil. Rodrigo Souto esteve longe de ter os mesmos resultados, e em 2011 partiu para o futebol japonês.




FONTE:
http://globoesporte.globo.com/listas/noticia/2014/02/maquina-tricolor-5-x-2-e-neto-no-timao-lista-relembra-trocas-no-brasil.html

Nenhum comentário: