domingo, 17 de novembro de 2013

Volante desencanta, Camarões de Eto'o bate Tunísia e vai à sétima Copa

Jean Makoun não marcava pela seleção desde 2009, mas decide com dois gols nos 4 a 1 na capital Yaoundé. Leões Indomáveis são o terceiro time africano classificado

Por Yaoundé, Camarões


    Camarões jogará a sua sétima Copa do Mundo em 2014. Com direito a uma goleada sobre a Tunísia, neste domingo, por 4 a 1, os Leões Indomáveis fizeram a festa na capital Yaoundé. O atacante Samuel Eto'o, estrela da companhia e do Chelsea de José Mourinho, passou em branco, mas regeu a comemoração diante da torcida após o apito final. Na partida de ida, disputada há um mês, houve empate por 0 a 0.

    Quem brilhou em campo foi o volante Jean Makoun. Sem marcar desde 2009 pela seleção, ele desencantou com os dois últimos gols da vitória. Webó abriu o placar logo aos quatro minutos, Moukandjo chegou a ampliar, mas os donos da casa ainda sofreram um pequeno susto com Akaichi, no início da etapa final. O jogador do Rennes, porém, tranquilizou a torcida na reta final.



    Jean Makoun camarões comemoração (Foto: Agência AFP) 
    Jean Makoun brilha com gols, e Camarões vai disputar 
    a Copa do Mundo de 2014 no Brasil (Foto: Agência AFP)

    A classificação ameniza o clima pesado criado pelo próprio Eto'o durante a semana. Ele afirmou que os seus companheiros resolveram não mais passar a bola para ele. "Por isso, resolvi jogar no meio de campo para dar jogo a mim mesmo na partida contra a Tunísia", contou em entrevista coletiva.

    Esta será a sétima participação dos Leões Indomáveis em Mundiais. A primeira aconteceu em 1982, quando caiu num grupo com Polônia e a futura campeã Itália. A melhor campanha aconteceu em 1990, com o time de Roger Milla surpreendendo e alcançando as quartas de final - terminou em sétimo após a eliminação para a Inglaterra na prorrogação. Os Mundiais de 1994, 1998, 2002 e 2010 também contaram com a seleção africana.


    samuel eto'o camarões comemoração (Foto: Agência AFP) 
    Eto'o estará no Brasil em 2014 para disputar a Copa 
    do Mundo (Foto: Agência AFP)

    Por enquanto, três seleções africanas já garantiram suas respectivas vagas na Copa. Além de Camarões, a Nigéria e Costa do Marfim também se classificaram após passarem pela Etiópia e Senegal, respectivamente, no último sábado. Egito x Gana e Argélia x Burkina Faso (ambos na terça) são os outros confrontos decisivos do continente. Os ganeses já estão praticamente no Brasil depois de aplicarem uma goleada por 6 a 1 no jogo de ida. Os argelinos, por sua vez, precisam de vitória por 1 a 0 ou 2 a 1.

    Sobram apenas oito vagas para a Copa de 2014. Além das duas restantes africanas, há ainda quatro seleções europeias e duas de repescagens mundiais - Uruguai e México são favoritíssimos após golearem Jordânia e Nova Zelândia, por 5 a 0 e 5 a 1, respectivamente. Todas as decisões serão realizadas até quarta-feira. O sorteio da fase de grupos acontecerá no dia 6 de dezembro, na Costa do Sauípe, na Bahia.



    Info_PAISES-CLASSIFICADOS_Copa-2014_5 (Foto: Infoesporte)


    FONTE:
    http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/eliminatorias-africa/noticia/2013/11/volante-desencanta-camaroes-de-etoo-bate-tunisia-e-vai-setima-copa.html

    Nenhum comentário: