domingo, 17 de novembro de 2013

Pelo segundo ano seguido, Stepanek dá título da Davis à República Tcheca

Vitória sobre sérvio Dusan Lajovic define confronto em 3 a 2 e tchecos celebram segundo título seguido da competição em Belgrado

Por Belgrado, Sérvia

A decisão da Copa Davis entre República Tcheca e Sérvia chegou ao quinto jogo neste domingo com dois oponentes bem distintos. De um lado, Radek Stepanek, 34 anos, responsável pela vitória sobre Nicolás Almagro, que deu o título do ano passado aos tchecos sobre a Espanha. Do outro, o sérvio Dusan Lajovic, 27 anos, que disputava no piso rápido da Arena de Belgrado a sua terceira partida na competição, substituindo Janko Tipsarevic, contundido no calcanhar. A experiência falou mais alto. Stepanek venceu por 3 sets a 0 (6/3, 6/1 e 6/1), em 1h52m, fechou a série em 3 jogos a 2, e os tchecos comemoraram na casa do adversário o segundo título seguido - o terceiro na história, contando a conquista da Tchecoslováquia, em 1980.

stepanek copa davis republica tcheca x servia final 2013 (Foto: Agência Reuters) 
Equipe da República Tcheca levanta troféu de campeão 
da Copa Davis (Foto: Agência Reuters)
 
Na partida anterior, Novak Djokovic vencera Tomas Berdych por 3 a 0 e deixava nas mãos de Lajovic a responsabilidade pelo segundo título da Sérvia, campeã de 2010. Para delírio da torcida, logo no primeiro game o número 117 do mundo quebrou o saque de Stepanek, 44º. Mas o tcheco respondeu logo em seguida devolvendo a quebra. Lajovic mostrava raça, mas seu repertório era fraco, limitado às jogadas de fundo de quadra. O experiente Stepanek dominava as ações. Em um game que durou quase 10 minutos, o sérvio teve o saque novamente quebrado e Stepanek fez 3 a 1. No oitavo game, Lajovic recuperou uma desvantagem de 40/0, evitou a quebra, mas no game seguinte Stepanek definiu o set facilmente em 6/3.

O segundo set começou com a quebra de Stepanek. Daí em diante, o tcheco passeou em quadra, fechando a parcial em 6/1 e repetindo o placar do set seguinte, para delírio dos milhares de torcedores que viajaram cerca de 900 km e quase dividiram a Arena de Belgrado.

stepanek copa davis republica tcheca x servia final 2013 (Foto: Agência Reuters) 
Stepanek comemora muito após vencer quinto jogo 
da final (Foto: Agência Reuters)
 
Confira os resultados do confrontos:

Novak Djokovic 3 x 0 Radek Stepanek (7/5, 6/1 e 6/4)
Tomas Berdych 3 x 0 Dusan Lajovic (6/3, 6/4 e 6/3)
Tomas Berdych e Radek Stepanek 3 x 0 Nenad Zimonjic e Ilija Bozoljac (6/2, 6/4 e 7/6(4))
Novak Djokovic 3 x 0 Tomas Berdych  (6/4, 7/6 (7-5) e 6/2)



FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/copa-davis/noticia/2013/11/pelo-segundo-ano-seguido-stepanek-da-titulo-da-davis-republica-tcheca.html

Nenhum comentário: