quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Na estreia de Arturzinho no Paysandu, América-MG vence em Belém

Com o resultado, time mineiro chega a quarta vitória em seis jogos longe de casa. Papão amarga a zona de rebaixamento com 12 pontos

A CRÔNICA 
 
por GLOBOESPORTE.COM

Quatro vitórias em seis jogos fora de casa. Este é o retrospecto atual do América-MG depois de vencer o Paysandu nesta terça-feira (06), em Belém, pelo placar de 2 a 0. O resultado construído com gols de Vítor Hugo e Leandro Ferreira, um em cada tempo, manteve o Papão com 12 pontos, em penúltimo lugar, na zona de rebaixamento. Enquanto isso, o Coelho se mantém cada vez mais próximo do G-4 – ganha uma posição e agora é sexto, com 22 pontos – depois dos resultados da 13ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.

Desacreditada, a torcida do Papão não compareceu em grande número, nem mesmo sentiu empolgação pela estreia do novo treinador do time, Arturzinho. Já o América-MG, melhor postado durante boa parte dos 90 minutos, venceu pela eficiência. As duas equipes voltam a jogar na sexta. Os mineiros enfrentarão o ASA, em Arapiraca, e os paraenses têm pela frente o Joinville, outra vez no Estádio da Curuzu.

América-MG marca no fim do 1º  tempo
Mesmo com o gramado encharcado por conta da chuva forte que caiu sobre a capital paraense, a partida começou bem tecnicamente com as duas equipes se movimentando bastante. O time da casa parecia mais motivado, talvez pela estreia do técnico Arturzinho, e conseguiu chegar ao gol adversário em duas oportunidades logo no inicio do jogo. Já o Coelho se mostrava compacto e valorizava o trabalho de seus jogadores de defesa.

Rodriguinho Paysandu x América-MG (Foto: Thiago Gomes / Futura Press) 
Rodriguinho foi um dos destaques do América-MG (Foto: Thiago Gomes / Futura Press)
 
O Paysandu continuou ligeiramente melhor e passou a explorar o lado direito, principalmente com Yago Pikachu. Mas, apesar da maior posse de bola, o Papão não tinha objetividade e jogava na base da vontade. O Coelho, àquela altura, já delineava a sua forma de atuação: nos contra-ataques. Porém, a equipe mineira também encontrou a defesa bicolor atenta e só teve a primeira chance real aos 23. Marcelo saiu mal do gol e Diego Bispo salvou o chute de Rodriguinho.
Depois dos 30 minutos da etapa inicial, o América-MG cresceu na partida e chegou a abrir o marcador, mas o bandeirinha acabou assinalando o impedimento corretamente. O Paysandu respondeu com Marcelo Nicácio, que encontrou Matheus bem posicionado nas duas oportunidades. Quando o jogo parecia caminhar para o 0 a 0, no último lance do primeiro tempo, Victor Hugo aproveitou lançamento e deixou o dele: 1 a 0 Coelho.

Paysandu piora, e Coelho amplia
Na volta para o segundo tempo era perceptível o gramado castigado, fazendo com que a bola encontrasse dificuldade para rolar e as duas equipes errassem muitos passes. O América-MG marcava adiantado em relação aos 45 minutos iniciais e o que se via era uma partida truncada, com o Paysandu sem esboçar qualquer reação para conseguir o gol de empate. Foi quando Arturzinho colocou mais um atacante em campo para tentar reverter o quadro.

A mudança, no entanto, não surtiu efeito e o time da casa continuava sem poder de reação. Enquanto isso, o Coelho cadenciava as jogadas e era quem conseguia criar as poucas oportunidades de perigo. O time conseguiu ampliar em um belo lance. Leandro Ferreira recebeu lançamento e, antes de deixar a bola cair ao chão, chutou forte para o fundo das redes de Marcelo: 2 a 0 América e a torcida bicolor começava a deixar o estádio.

Na reta final, o América-MG manteve a postura e segurou o resultado com tranquilidade, tocava a bola com facilidade e ainda aproveitava os lances pelas laterais. De outro lado, um Paysandu desnorteado e demonstrando apatia até o apito final.

 
FONTR:

Nenhum comentário: