quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Bernardinho blinda badalado ponteiro Lucarelli: 'Não pode criar ilusão'

Técnico da seleção tenta evitar expectativa demasiada sobre o jogador de apenas 21 anos, que vem sendo tratado como grande talento do novo ciclo

Por Gabriel Fricke Direto de Cabo Frio, RJ

Com apenas 21 anos, ele tornou-se o mais jovem maior pontuador da história da Superliga, na edição 2012/2013. Defendendo as cores do Minas, fez 462 pontos, sendo 384 de ataque, 45 de bloqueio e 33 de saque. Esteve em Londres, em 2012, como espectador na conquista da prata olímpica. Depois, ganhou espaço na Liga Mundial, onde foi o segundo melhor ponteiro e ainda o atleta que mais pontuou pelo Brasil, com 50 pontos (43 de ataque, quatro de bloqueio e três de saque). Tudo isso deve mexer com a cabeça do jovem Ricardo Lucarelli. E é por isso que o experiente técnico Bernardinho quer blindar a badalação sobre seu camisa 8.

Vôlei Brasil e Paraguai Sul-Americano Masculino (Foto: Alexandre Arruda / CBV) 
Lucarelli observa companheiro Lipe dando manchete contra o Paraguai (Foto: Alexandre Arruda / CBV)
 
Em Cabo Frio, na Região dos Lagos, para a disputa do Campeonato Sul-Americano de vôlei, em que estreou com vitória por 3 sets a 0, parciais de 25/7, 25/9 e 25/5, sobre o atrapalhado e esforçado Paraguai, Bernardinho diz acreditar que é preciso baixar as expectativas. Afinal, Lucarelli começou a vestir a camisa do Brasil há pouco tempo e ter os holofotes virados para ele só aumenta a pressão.

- Me preocupo com os jovens, o Lucarelli, por exemplo. Tem muito talento, vem jogando muito bem e recebe espaço proporcional à produção que faz. Mas todo cuidado é pouco porque ele está apenas começando. Não podemos criar uma ilusão ou muita expectativa que ele não saiba lidar com ela. Ele fez uma grande Liga Mundial, mas na final jogou abaixo do que poda jogar. É natural. No Mundial juvenil, ele não foi bem, mas acreditamos nele. Falo dele, mas vale para todos. É um ciclo novo, mas é claro que precisamos dessa energia nesse momento de renovação – comentou o treinador.

A renovação a que se refere Bernardinho vem praticamente desde as Olimpíadas, em que o Brasil foi derrotado pela Rússia na final e ficou com a prata. Saíram nomes como Giba, Serginho, Rodrigão e Ricardinho. Novos líderes como Leandro Vissotto, Lucão e Bruninho apareceram. E os jovens talentos começaram a ter mais oportunidades. Além de Lucarelli, o meio-de-rede Isac, de 23 anos, é um dos garotos que prometem. Mesmo assim, o treinador também prefere frear as expectativas. No jogo contra o Paraguai, por exemplo, deixou o atleta fora do banco.

- O Isac é um potencial muito grande, mas o Sidão está voltando ao time agora. O Lucão é um pilar. O Mauricio Souza fez uma grande Superliga, teve menos oportunidades e precisamos dar chance para ele também. Lucarelli, Isac, Mauricio, Renan, Mauricio Borges, terão a chance de disputar a Copa Panamericana depois para atletas com menos de 24 anos. Eles vão ganhar mais espaço depois – avisou Bernardinho.


Volei - Seleção Brasil (Foto: CBV) 
Seleção de Bernardinho conta com jovens talentos (Foto: CBV)
 
O próprio Isac agradeceu ao treinador pela confiança de acreditar em seu potencial para o ciclo olímpico e o convocar tanto para a Liga Mundial quanto para o Sul-Americano de vôlei. O jogador, contudo, mantém os pés no chão, e sabe que as chances virão gradativamente.

- Segunda competição pela seleção profissional. Representa tudo para mim estar no meio de um grupo vencedor, com o pessoal que já está na seleção há muito tempo, tem experiência internacional. Isso vai valer pela minha carreira toda. Preciso observar tudo que eles fazem - concluiu Isac.

O Brasil volta a jogar nesta quarta-feira, contra a Colômbia, às 20h30m (de Brasília).

Confira a tabela completa e os resultados do Campeonato Sul-Americano:
Terça-feira, 06/08
Argentina 3 x 0 Chile
Brasil 3 x 0 Paraguai


Quarta-feira, 07/08
17h30 - Chile x Paraguai
20h30 - Brasil x Colômbia


Quinta-feira, 08/08
17h30 - Colômbia x Chile
20h30 - Argentina x Paraguai


Sexta-feira, 09/08
17h30 - Argentina x Colômbia
20h30 - Brasil x Chile


Sábado, 10/08
18h45 - Colômbia x Paraguai
21h45 - Brasil x Argentina


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/08/bernardinho-blinda-badalado-ponteiro-lucarelli-nao-pode-criar-ilusao.html

Nenhum comentário: