quarta-feira, 7 de agosto de 2013

GUIA DA RODADA #12: tem briga boa, não importa a parte da tabela

Atlético-MG x Botafogo, Santos x Corinthians e outros colocam frente a frente times em dificuldade e equipes em evolução

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Montagem Seedorf e Ronaldinho Gaúcho (Foto: Montagem sobre foto da Agência Estado) 
Craques, gênios, ídolos: é Seedorf x R10 na 12ª rodada (Montagem sobre foto da Agência Estado)
 
O principal jogo da 12ª rodada do Brasileirão tem o líder contra o 17º colocado, o primeiro da zona de rebaixamento. Onde está a graça? Simples: é o Botafogo de Seedorf contra o Atlético-MG, campeão da América, de Ronaldinho Gaúcho. Ex-companheiros de Milan, eles se encontram no Independência, em Belo Horizonte, nesta quarta-feira. Na mesma noite, outro jogo de peso: Santos e Corinthians, na Vila Belmiro. Humilhado pelo Barcelona, o Peixe precisa dar uma resposta aos torcedores. Só que o clássico é contra o maior rival, que ganhou as duas últimas partidas e começa a subir rápido na tabela. A rodada está recheada de partidas que colocam frente a frente equipes que estão em dificuldade e outras em evolução.

É o caso de Criciúma x Cruzeiro, por exemplo. No Heriberto Hülse, o Tigre tenta se manter fora da zona de rebaixamento, apesar de ter o Z-4 nos calcanhares. A Raposa, que está no calcanhar do Botafogo, tem de vencer e torcer, veja você, para o Atlético-MG, seu maior rival, não perder para os cariocas. A liderança vale o esforço.

   
Um dos jogos interessantes da rodada envolve equipes que estão loucas para chegar ao G-4. O Bahia, que já foi vice-líder por uma noite, tenta voltar. Já o Atlético-PR, de mansinho, vai chegando, chegando, e está a três pontos do quarto colocado. A mira está apontada para a zona da Libertadores da América, e o ânimo lá em cima.

Disputas à parte, a 12ª rodada já tem um jogo realizado. São Paulo e Internacional não entrarão em campo. Como o Tricolor Paulista estaria fora do Brasil esta semana para disputa de torneios, eles se enfrentaram no dia 24 de julho, no Morumbi. O Colorado venceu por 1 a 0.

VITÓRIA X FLUMINENSE

confronto guia da rodada bolinha Vitória x Fluminense (Foto: Editoria de Arte)QUARTA-FEIRA, 19H30M - BARRADÃO
Só um pontinho separa o Vitória do G-4. Ali, colado na zona de classificação para a Libertadores da América, o Rubro-Negro baiano enxerga a chance de ficar entre os quatro primeiros, algo que não ocorre desde a nona rodada. Invicto em casa no Brasileirão, com quatro vitórias e dois empates, o time de Caio Júnior recebe uma equipe que ainda não conseguiu vencer como visitante. O Fluminense perdeu quatro das cinco partidas que fez na casa do adversário e só conquistou um pontinho, na rodada passada, no empate por 1 a 1 com a Ponte Preta. Apesar de ter o sétimo melhor ataque do Brasileirão, com 16 gols marcados, o Leão é o que menos finaliza e também o que menos cria chances de gol entre os times da Série A. Ao contrário do Vitória, o Flu é um dos times que mais criam chances de gol no Brasileirão. Está em segundo lugar, com 66, atrás apenas do Cruzeiro. Artilheiro do campeonato com sete gols ao lado de William, da Ponte, Maxi Biancucchi estará em campo. Fred é o goleador tricolor, mas por enquanto só tem dois gols. O atacante vive uma crise com os pênaltis. Os dois últimos foram desperdiçados, inclusive os rebotes. Será que ele cobra o próximo? Vanderlei Luxemburgo já disse que sim. E será que o Flu de Luxa embala? O torcedor não tem gostado de ver a equipe naquela parte chata que é o meio da tabela.
Cartola FC: já virou rotina ver Wilson sair de campo como um dos destaques do Vitória. E o goleiro pode ser uma boa opção nesta rodada, contra o Fluminense em casa. Wilson já fez 22 defesas difíceis no campeonato, tem média de 5,08 pontos e custa C$ 12,21. Pelo Tricolor, vale confiar na regularidade de Carlinhos, lateral-esquerdo que já tem três gols no campeonato, média de 5,96 pontos por jogo no Cartola FC e custa C$ 14,42.
Na TV: SporTV (menos BA) e PremiereFC 2: Luiz Carlos Júnior e Edinho.
Arbitragem: Andre Luiz de Freitas Castro (GO) apita o jogo, auxiliado por Anderson José de Moraes Coelho (SP) e Luiz Souza Santos Renesto (PR).
Você sabia que... o Vitória não vence o Fluminense há dez anos (ou 9 jogos)? A última vitória da equipe baiana foi no Brasileirão 2003, por 2 a 1, no Barradão. Nos últimos nove jogos entre as duas equipes, todos pelo Campeonato Brasileiro, o Flu obteve sete vitórias e houve dois empates.

CRICIÚMA X CRUZEIRO

confronto guia da rodada bolinha Criciúma x Cruzeiro (Foto: Editoria de Arte)QUARTA, 19H30M - HERIBERTO HÜLSE
Veja só o que a rodada pode reservar ao Cruzeiro: se vencer o Criciúma, e o Atlético-MG, seu maior rival, não perder para o Botafogo, a Raposa volta à liderança do Brasileirão. Dono do melhor ataque da competição, com 23 gols marcados, o time mineiro encara a segunda pior defesa (20 gols sofridos). Mas jogar no Heriberto Hülse dá trabalho. Não que o Criciúma seja imbatível por lá, mas dez dos 11 pontos dos catarinenses foram conquistados em casa. Cada vez mais firme no G-4, o Cruzeiro figura entre os quatro primeiros desde a sétima rodada. A chance de retomar a ponta é preciosa, mas o aproveitamento longe de Belo Horizonte tem de melhorar. Até agora, só uma vitória (3 a 0 sobre o São Paulo). Nas outras quatro partidas, apenas dois pontos ganhos. Depois de ficar em 11º lugar na oitava rodada, o Tigre volta a descer a ladeira. Em 16º, está no limite da zona de degola. É bom não vacilar.     
Cartola FC: a necessidade de vencer deve fazer o Criciúma adotar uma postura ofensiva diante do Cruzeiro, e o meia Ivo pode ser uma boa aposta para a rodada. Ele tem média de 3,50 pontos e preço de C$ 9,24. Na Raposa, a bola da vez é o atacante Vinícius Araújo. A média de 6,27 pontos parece ainda mais alta quando se vê o seu preço: apenas C$ 5,03. É o chamado bom e barato.
Na TV: PremiereFC 5: André Lino e Paulinho Criciúma.
Arbitragem: Marcos Andre Gomes da Penha (ES) apita a partida, auxiliado por Cristhian Passos Sorence (GO) e Rener Santos de Carvalho (AC).
Você sabia que... a única vitória do Criciúma sobre o Cruzeiro pelo Campeonato Brasileiro ocorreu há 19 anos (ou sete jogos)? No dia 9 de novembro de 1994, o Criciúma venceu por 1 a 0, gol do atacante Jairo Lenzi, no estádio Heriberto Hülse.

FLAMENGO X PORTUGUESA

confronto guia da rodada bolinha Flamengo x Portuguesa (Foto: Editoria de Arte)QUARTA-FEIRA, 21H - MANÉ GARRINCHA
O Mané Garrincha é uma casa provisória, vá lá, mas é em Brasília que o Flamengo tem encontrado conforto neste Brasileirão. Na capital federal, o Rubro-Negro está invicto. Disputou quatro jogos, ganhou dois e empatou dois. À vontade por lá, mas sem seu principal atacante. Marcelo Moreno, com uma lesão muscular, não joga. Desfalque para o segundo time que mais finaliza no Brasileirão (média de 15,1 por partida). A Lusa tem péssimo aproveitamento como visitante neste campeonato. Até agora, foram seis partidas, com dois empates e quatro derrotas. A equipe paulista venceu apenas uma vez nesta edição. A única vitória foi na quinta rodada, quando venceu o Fluminense por 2 a 1, em São Paulo. Depois disso, a Portuguesa somou apenas dois pontos nas últimas seis partidas. Uma das chances de sair da má fase e tentar escapar da zona de rebaixamento é jogar pelo alto. A bola aérea é a principal jogada do time nesta competição. Dos 12 gols marcados pela Portuguesa, metade foi de cabeça e, na partida contra o Vitória, o gol marcado por Cañete ocorre no rebote de uma cabeçada. Atenção, Mano Menezes!
Cartola FC: na ausência de Marcelo Moreno, o "Brocador" Hernane terá mais uma chance no ataque rubro-negro. Diante da Portuguesa, que tem a terceira pior defesa da competição, trata-se de um bom nome. Em seis jogos, Hernane manteve média de 5,05 pontos. Ele custa C$ 13,20. Pela Lusa, o lateral-direito Luís Ricardo é uma opção. Ele tem 4,21 pontos de média, muito em função de duas assistências e 16 roubadas de bola feitas em sete jogos, e custa C$ 8,86.
Na TV: PremiereFC 4: Júlio Oliveira e Roger Flores.
Arbitragem: Cleisson Veloso Pereira (MG) apita o jogo, auxiliado por Fabiano da Silva Ramires (ES) e Cleriston Clay Barreto Rios (SE).
Você sabia que... das 27 partidas realizadas entre Fla e Lusa, nove terminaram com vitórias dos times visitantes? O Rubro-Negro venceu sete vezes em São Paulo e a Portuguesa conseguiu duas vitórias no Rio.

ATLÉTICO-PR X BAHIA

confronto guia da rodada bolinha Atlético-PR x Bahia (Foto: Editoria de Arte)QUARTA, 21H - DURIVAL DE BRITTO
Só três pontos separam Atlético-PR e Bahia na tabela, e os dois times andam empolgados com as boas campanhas. O Furacão é o oitavo e venceu nas três últimas rodadas. O Tricolor não fica devendo. Em quinto, é o 19º e ganhou as duas últimas. Muito próximos na classificação e no ânimo. A promessa é de um jogo franco entre paranaenses e baianos. O Atlético é o terceiro time que mais finaliza na competição, com 157 chutes (média de 14,3 por jogo) e o segundo que mais cria chances de marcar (66 no total, com média de seis por partida). O problema da equipe é a defesa, que já foi vazada 18 vezes, mas que demonstrou evolução nas últimas duas rodadas, sofrendo apenas um gol. O Tricolor continua como o único time a não marcar gols de cabeça no Brasileirão. Os 13 assinalados foram com os pés e bola rolando, já que também não houve gols de falta direta. Apesar dos bons resultados, o Bahia é uma das equipes que menos cria chances de gol, com 39 oportunidades criadas (média de 3,5 por partida). É o time que mais cometeu faltas na competição, com 237 infrações (média de 21,5 por jogo), dando oportunidade aos adversários de criarem chances nas bolas paradas.
Cartola FC: apesar de o Atlético-PR ter sofrido gols em 10 dos seus 11 jogos, Manoel tem uma média de 5,08 pontos por jogo. Na rodada passada, o Furacão não sofreu gols pela primeira vez, e o zagueiro fez 6,60 pontos. Agora, o time tentará repetir a dose contra o Bahia, em casa. Mesmo custando C$ 17,95, Manoel vale o investimento. Já pelo Tricolor, vale ficar de olho no meia Marquinhos Gabriel. Autor de três gols, uma assistência e 21 faltas sofridas em oito jogos, ele tem média de 5,80 pontos e custa C$ 11,35.
Na TV: PremiereFC 6: Felipe Lestar e Edson Militão.
Arbitragem: Celio Amorim (SC) apita o jogo, auxiliado por Clovis Amaral da Silva (PE) e Ramires Santos Candido (ES).
Você sabia que... Atlético-PR e Bahia voltam a se enfrentar depois de dois anos? A última partida disputada entre as equipes foi em 21 de setembro de 2011, pela Série A do Campeonato Brasileiro. Os baianos venceram por 1 a 0, em Pituaçu, gol de Junior.

GOIÁS X NÁUTICO

confronto guia da rodada bolinha Goiás x Náutico (Foto: Editoria de Arte)QUARTA, 21H50M - SERRA DOURADA
É jogo da parte mais ingrata da tabela, com o Náutico estacionado na lanterna. Parece até que criou raízes na zona de rebaixamento, já que não saiu de lá desde o ínicio da competição. A derrota por 3 a 0 sobre o Inter na rodada passada surpreendeu muita gente e serve de alento. Será que agora vai? Apesar de ser o nono em número de finalizações no Brasileiro, o Náutico é o segundo que menos cria chances claras de gol. Isso porque mais da metade dos chutes do Timbu (52%) sai de fora da área. Com dois jogos a menos, a equipe tem o pior ataque da competição, com sete gols marcados. No entanto, demonstrou grande evolução ao bater o Inter. Até aqui foram cinco jogos como visitante na competição, com quatro derrotas e apenas uma vitória, sobre o Flamengo. Apesar da campanha irregular, o Esmeraldino ainda não foi batido em seu estádio: foram cinco jogos, com duas vitórias e três empates. A equipe marcou gols em todos as partidas como mandante neste campeonato. Os jogadores de ataque precisam estar atentos ao posicionamento, já que o time é o segundo que mais teve impedimentos assinalados, com 39 (média de 3,5 por jogo).
Cartola FC: jogando em casa, diante do Náutico, o Goiás acredita numa boa vitória sobre o lanterna. Uma escalação a ser considerada é a do técnico Enderson Moreira, que custa apenas C$ 7,67, o segundo mais barato. Ele tem média de 2,75 pontos. Se o caso for de arriscar em alguém do Náutico, um bom nome é o do meia Derley, que tem média de 4,06 pontos e custa C$ 6,15. Derley já fez um gol, nove roubadas de bola e sete faltas sofridas, em cinco jogos.
Na TV: Globo para GO (menos Goiânia) e PE: Rembrandt Júnior, Lúcio Surubim e Wilson Souza. PremiereFC 5: César Rezende e Kleber Guerra.
Arbitragem: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS) apita o jogo, auxiliado por Luiz Claudio Regazone (RJ) e Rafael da Silva Alves (RS).
Você sabia que... Goiás e Náutico voltam a se enfrentar pela Série A do Brasileiro depois de quatro anos? A última partida pela Primeira Divisão ocorreu em agosto de 2009, com vitória do Timbu por 2 a 0 nos Aflitos. Os gols foram de Leandro Eusébio (contra) e Anderson Lessa.

ATLÉTICO-MG X BOTAFOGO

confronto guia da rodada bolinha Atlético-MG x Botafogo (Foto: Editoria de Arte)QUARTA, 21H50M - INDEPENDÊNCIA
Que jogo, meus amigos e amigas! O líder do Brasileirão contra o campeão da América. "Vai ser um jogão", disse o técnico do Atlético-MG, Cuca. A ressaca atleticana acabou. E tem de acabar mesmo, já que a equipe está na zona de rebaixamento. O treinador promete força máxima. Isso quer dizer que Ronaldinho Gaúcho e Jô vão jogar. Já era hora. Afinal, foram três derrotas nas últimas três rodadas. Apesar da superioridade do Botafogo em edições do Brasileirão, nas últimas três vezes em que as equipes se encontraram pela competição o Galo saiu vencedor. A derrota para o Atlético-PR na 10ª rodada pôs fim a uma invencibilidade de 54 jogos da equipe no estádio Independência, palco da partida desta quarta-feira. Ao lado do Goiás, o Atlético tem o segundo pior ataque da competição, com apenas nove gols marcados. Na história do Brasileirão, o Botafogo leva vantagem, com 19 vitórias, 13 empates e 15 derrotas diante do Galo. Com 18 gols marcados neste campeonato, o Glorioso tem demonstrado força nas finalizações de perna direita, com 12 gols feitos desta forma. Após finalizar 28 vezes diante do Vasco, o maior número em uma mesma partida na competição, tornou-se o quarto que mais chuta ao gol adversário, com 156, média de 14,2 por partida. E ainda tem Seedorf e Rafael Marques em grande fase.       
Cartola FC: ainda sem engrenar no Brasileirão, a maioria dos jogadores do Atlético-MG tem médias baixas no Cartola FC. Um dos melhores é Junior Cesar, que vale ser considerado contra o Botafogo. O lateral-esquerdo tem média de 3,54 pontos e custa apenas C$ 5,24. Já no Botafogo, está difícil resistir a Seedorf. Quatro gols, quatro assistências, 16 faltas sofridas e 11 roubadas de bola, em 10 jogos. Média de 6,59 pontos que valem o investimento de C$ 19,84.
Na TV: Globo para RJ, Santos (SP), ES, MG, DF, RS, BA, RN, AL, PB, SE, PI, Balsas (MA), PA, AM, RO, AC, RR e AP: Luís Roberto, Júnior e Renato Marsiglia. PremiereFC 3: Rogério Corrêa e Leonardo Figueiredo.
Arbitragem: Raphael Claus (SP) apita o jogo, auxiliado por Vicente Romano Neto (SP) e Paulo Cesar Silva Faria (MT).
Você sabia que... as três últimas partidas entre Atlético-MG e Botafogo foram vencidas pelo Galo? Na penúltima rodada do Brasileirão 2011, o time mineiro goleou por 4 a 0 em Sete Lagoas, resultado que assegurou sua permanência na Série A. No Brasileirão 2012, o Galo venceu duas vezes por 3 a 2, ambas de virada. A última vitória do Botafogo foi pela Copa Sul-Americana 2011, por 1 a 0.

SANTOS X CORINTHIANS

confronto guia da rodada bolinha Santos x Corinthians (Foto: Editoria de Arte)QUARTA, 21H50M - VILA BELMIRO
A pancada recebida em Barcelona, por 8 a 0, feriu o Santos. Jogadores e dirigentes pediram desculpas aos torcedores pelo vexame. A derrota na Espanha fez aumentar a responsabilidade do grupo para o clássico com o Corinthians. Uma resposta imediata é necessária. Se anda na parte de baixo da tabela, com dois jogos a menos, o Peixe é líder em disciplina. Até aqui, é a equipe que menos cometeu faltas no campeonato, com média de 12,7 infrações por partida. É também, em média, apenas o 13º que mais sofreu faltas no Brasileirão (16,67 por partida), uma mudança de panorama após a saída de Neymar, que costumava ser parado pelos adversários com infrações e deixava a equipe no alto da tabela neste quesito. Dos 12 gols marcados pelo Santos, quatro foram feitos de cabeça, sete de bola rolando e um de pênalti. Para quem achava que o Corinthians estava morto, um grande engano. O time de Tite ganhou as duas últimas partidas e já é o sétimo na tabela. A defesa está em alta: em 11 jogos, só sofreu cinco gols. O Corinthians, aliás, sofreu apenas 56 finalizações no campeonato, dando poucas chances aos adversários. Por outro lado, é o terceiro time que menos criou oportunidades claras de gols (média de 3,3 por partida) e foram apenas dez gols marcados, o terceiro pior ataque da competição. A equipe é a segunda que mais sofre faltas no Brasileirão, podendo usar a bola parada como arma para vencer o Santos. Pelo momento, o favoritismo seria do Timão. Mas é clássico.
Cartola FC: o atacante Neilton tem sido o mais confiável do Santos no Cartola FC. Ele custa relativamente pouco, C$ 9,01, e 6,39 pontos. O garoto tem quatro gols em oito jogos e tentará superar a forte defesa do Corinthians. No Timão, vale arriscar no meia Danilo, uma das grandes pechinchas do momento. Ele custa apenas C$ 3,51. É verdade que sua média de 0,44 pontos não anima muito, mas vale lembrar que o jogador costuma crescer em grandes jogos.
Na TV: Globo para SP (menos Santos), PR, SC, Goiânia (GO), CE, MA (menos Balsas), MT, MS e TO: Cléber Machado, Casagrande e Arnaldo Cezar Coelho. PremiereFC 1: Linhares Júnior e Wagner Vilaron.
Arbitragem: Marcelo Aparecido de Souza (SP) apita a partida, auxiliado por Carlos Augusto Nogueira Junior (SP) e Danilo Ricardo Simon Manis (SP).
Você sabia que... o Santos leva vantagem em seus confrontos recentes diante do Corinthians? No século 21, de 2001 para cá, as duas equipes se enfrentaram 44 vezes, com 19 vitórias do Santos, 11 empates e 14 vitórias corintianas. Foram 66 gols santistas e 64 do Timão.

VASCO X PONTE PRETA

confronto guia da rodada bolinha Vasco x Ponte Preta (Foto: Editoria de Arte)QUINTA-FEIRA, 21H - SÃO JANUÁRIO
A derrota para o Botafogo doeu, principalmente pelo esforço do time. Mas o Vasco é um novo Vasco. Tanto que o técnico Dorival Júnior saiu do Maracanã satisfeito com o que viu da sua equipe no clássico. O momento é de evolução e escalada na tabela. Pena que Guiñazu se machucou e só volta na reta final do Brasileiro. Mas o Cruz-Maltino tem Juninho Pernambucano. E como é o quarto time que mais sofreu faltas neste campeonato, as chances de decidir a partida em jogadas de bola parada crescem. Mas é preciso ter cuidado. É costume da Macaca complicar a vida dos vascaínos em São Januário. Nos últimos quatro confrontos pelo Brasileirão, foram três empates e uma virada cruz-maltina por 3 a 2. A equipe de Campinas, porém, precisa ter atenção com os impedimentos, já que só perde para o São Paulo em número de atletas na banheira e tem um jogo a menos que o rival.
Cartola FC: escalar Juninho Pernambucano é quase irresistível. Grande astro do Vasco, o meia tem 9,37 pontos de média, com dois gols e três assistências, em três jogos. Ele custa C$ 12,07. Ou seja, nada caro perto do que pode render. Pelo lado da Ponte Preta, também é difícil não destacar William, o artilheiro do Brasileirão. Ele tem média de 5,15 pontos e custa C$ 15,73.
Na TV: PremiereFC 1: Roby Porto e Lédio Carmona.
Arbitragem: Emerson de Almeida Ferreira (MG) apita o jogo, auxiliado por Ivan Carlos Bohn (PR) e Marcia Bezerra Lopes Caetano (RO).
Você sabia que... a Ponte Preta não vence o Vasco no Rio de Janeiro há quase 44 anos (ou 14 jogos)? A última vitória da Macaca foi em amistoso disputado em São Januário no dia 14 de dezembro de 1969, por 2 a 1, gols de Nélson Oliveira e Alan para a Ponte e Tião para o Vasco.

GRÊMIO X CORITIBA

confronto guia da rodada bolinha Grêmio x Coritiba (Foto: Editoria de Arte)QUINTA-FEIRA, 21H - ARENA DO GRÊMIO
O Coxa olha para o topo da tabela e vê que está pertinho, pertinho. Mas não pode perder terreno. A derrota para o Cruzeiro na rodada passada deixou que o Botafogo abrisse vantagem de três pontos. Na Arena, o Grêmio tenta manter um domínio histórico. Apesar do empate em 2012 em Porto Alegre, o Tricolor tem ampla vantagem sobre o adversário, sem derrota para os paranaenses na capital gaúcha desde 1996. A roubada de bola pode ser uma ótima opção para a equipe gremista, já que é a quinta melhor da competição neste quesito. O atacante Barcos, por exemplo, desarmou nove lances e ficou com a posse de bola, o que pode ser um diferencial para chegar mais perto do gol da vitória. Para segurar o ataque adversário, a esperança do Coritiba está depositada muito em seu jogador mais recuado. Vanderlei vem sendo um dos grandes destaques do Brasileirão e é o goleiro com mais defesas difíceis até o momento. Se o camisa 1 conseguir ser o paredão que foi em algumas rodadas - já ficou sem sofrer gols em três jogos - é um bom caminho para conseguir encaixar um contra-ataque e surpreender os donos da casa.  
Cartola FC: Alex Telles é uma boa alternativa para quem joga com laterais no Cartola FC. O jogador do Grêmio tem 4,01 de média, com duas assistências, 13 faltas sofridas e 12 roubadas de bola, em oito jogos. Ele custa C$ 9,01. Do lado do Coxa, vale acreditar numa boa atuação do goleiro Vanderlei. Diante de uma possível pressão gremista, ele deve seguir sua rotina de defesas difíceis. Já são 26 (maior número do atual Brasileirão), o que tem ajudado a mantê-lo com média de 6,57 pontos. Mas é uma aposta para quem está com o patrimônio em dia. Vanderlei custa C$ 19,85.
Na TV: SporTV (menos RS) e PremiereFC 2: Eduardo Moreno e Batista.
Arbitragem: Paulo Henrique Godoy Bezerra (SC) apita o jogo, auxiliado por Herman Brumel Vani (SP) e Jackson L Massarra dos Santos (RJ).
Você sabia que... no ano passado, além dos confrontos pela Série A, as duas equipes se enfrentaram também pela fase nacional da Copa Sul-Americana? Apesar de cada time ter vencido seu jogo como mandante, o Grêmio levou vantagem nos gols marcados fora de casa e eliminou o Coxa da competição.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2013/08/guia-da-rodada-12-tem-briga-boa-nao-importa-parte-da-tabela.html

Nenhum comentário: