quinta-feira, 18 de julho de 2013

Numa virada incrível, Canadá bate a Rússia e embola grupo do Brasil

Com a vitória canadense por 3 a 2, seleção brasileira tem que vencer o rival nesta sexta por 3 a 0 ou 3 a 1 para avançar às semis sem fazer contas

Por GLOBOESPORTE.COM Mar del Plata, Argentina

Pela primeira vez na fase final da Liga Mundial, o Canadá deu azar de cair logo na chave do campeão e do vice-campeão olímpico nos Jogos de Londres do ano passado. Mas nem sempre a lógica prevalece. Melhor time do Grupo C, o único representante da América do Norte em Mar del Plata, na Argentina, não se intimidou diante dos favoritos. Mesmo após perder os dois primeiros sets, os azarões da chave não se entregaram, buscaram uma reação que ninguém poderia imaginar e despacharam a toda-poderosa Rússia por 3 sets a 2, parciais de 20/25, 21/25, 25/23, 25/21 e 15/11, nesta quinta-feira.

Derrotada no tie-break pela Rússia na primeira rodada da fase decisiva, a seleção brasileira precisa de uma vitória por 3 a 0 ou 3 a 1 contra o Canadá, nesta sexta-feira, às 16h30m, para avançar em primeiro lugar do Grupo E e seguir na briga pelo décimo título da competição. Em caso de uma vitória por 3 a 2, a decisão vai para a média de pontos, e os semifinalistas serão conhecidos na matemática, já que desta maneira, as três equipes acabariam iguais em número de pontos e na média de sets. Se perder, a equipe de Bernardinho volta para casa. O SporTV transmite a partida e o GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real.

Pavlov jogo Russia e Canadá vôlei (Foto: Divulgação / FIVB) 
Numa virada sensacional, Canadá leva a melhor sobre a Rússia e deixa grupo E embolado(Foto: Divulgação)
 
O JOGO
Precisando apenas de uma vitória simples para avançar às semifinais, a Rússia começou o jogo disposta a poupar energia e não perder muito tempo. Liderada pelo levantador Grankin, que voltou a ser titular diante dos canadenses, os campeões olímpicos rapidamente fizeram 5 a 1 e deram a impressão de que não teriam maiores problemas para fechar a parcial.

A seleção do Canadá, no entanto, esboçou uma reação na parte final do set, quando jogou fora dois contra-ataques e desperdiçou a chance de diminuir o prejuízo para um ponto com o placar marcando 19 a 17 para os russos. A equipe do gigante Muserskiy, um dos destaques da parcial com cinco pontos, parou de errar e fechou em 25 a 20.

O panorama se alterou no início do segundo set. Surpreendentemente, os canadenses abriram 3 a 0 e lideraram o marcador até o décimo ponto. Até que um ace de Sivozhelez, maior pontuador da parcial anterior, com sete pontos, recolocou a Rússia em vantagem. Daí em diante, o jogo ficou lá e cá com as duas equipes se alternando na liderança.

A seleção do Canadá até voltou a abrir dois pontos de vantagem após a segunda parada técnica, mas foi a Rússia que comandou as ações da reta final do set. Menos provocador que na partida diante dos brasileiros, Spiridonov, o "Tintim" russo, começou a virar todas as bolas e foi decisivo na vitória por 25 a 21.

REAÇÃO CANADENSE
O terceiro set foi bem parecido com o segundo. Os canadenses enfrentaram de igual para igual os campeões olímpicos e comandaram as ações até o 18º ponto, quando fizeram 18 a 16 e obrigaram Andrey Voronkov a parar o jogo. O pedido de tempo deu certo e esfriou a equipe canadense. Com três pontos seguidos, os russos viraram para 19 a 18. Mas o Canadá reagiu mais uma vez e fechou em 25 a 23.

A vitória encheu de moral os canadenses, que repetiram o segundo set e abriram 3 a 0 no comecinho. O susto fez Andrey Voronkov pedir tempo e parar a partida. A reação russa veio na sequência, e, num piscar de olhos, o placar já marcava 3 a 3. O jogo, então, passou a ser disputado ponto a ponto, até os campeões olímpicos cometerem três erros consecutivos na reta final e entregarem o set de bandeja por 25 a 21.

A reação canadense mexeu com os brios dos campeões olímpicos, que logo abriram 7 a 2 e pareciam que atropelariam o rival no tie-break. A larga vantagem, porém, trouxe um relaxamento natural ao time russo, que parou em quadra. Sem ter nada com isso, o Canadá engatou uma sequência de cinco pontos e deixou tudo igual no marcador.

VIRADA INCRÍVEL NO TIE-BREAK
O apagão da Rússia só acabou com uma pancada de Muserskiy pelo meio de rede. O momento era tão tenso para os favoritos, que até o provocador Spiridonov não comemorou ao anotar o nono ponto russo e recolocar os campeões olímpicos em vantagem. Esse, no entanto, foi o último suspiro dos favoritos. Daí em diante, só deu Canadá, que numa sequência incrível, fez 15 a 11 e conquistou uma virada sensacional.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/07/numa-virada-incrivel-canada-bate-russia-e-embola-grupo-do-brasil.html

Nenhum comentário: