quinta-feira, 18 de julho de 2013

Dez anos depois: Inter fica fora de uma disputa de título internacional

Com classificação na Copa do Brasil, equipe não disputará a Sul-Americana

Por GLOBOESPORTE.COM Porto Alegre

Dunga, Fluminense x Internacional (Foto: Celso Ávila/Futura Press) 
Dunga tem a missão de levar o Inter ao título nacional (Foto: Celso Ávila/Futura Press)
 
Talvez o torcedor do Inter nem tenha notado. Ou não veja problema. No entanto, um fato curioso ocorreu com a classificação da equipe à quarta fase na Copa do Brasil. Pela primeira vez em 10 anos o clube gaúcho ficará sem disputar um torneio internacional na temporada, já que a sequência na competição o retira da Copa Sul-Americana.

Após eliminar o América-MG na terceira fase do campeonato nacional, o Colorado lembrará o ano de 2002, último em que não entrou em um certame com equipes de fora do Brasil. E, neste período, o clube não só se acostumou aos enfrentamentos com times argentinos, uruguaios e europeus como a amealhar taças.

Em 2012, o Inter foi eliminado nas oitavas de final da Libertadores pelo Fluminense. O ano também marcou uma quebra de sequência. Entre 2006 e 2011, a equipe não ficou sem levantar uma taça internacional.

No ano anterior, o Colorado disputou três competições com equipes estrangeiras: Libertadores, Recopa e Copa Audi.  O primeiro ele tentava defender o título, mas, assim como em 2012, acabou alijado nas oitavas para o Peñarol. Na Recopa, superou o Independiente e ficou com o título. Na Copa Audi, acabou no terceiro lugar, ao vencer o Milan nos pênaltis.
Ano Torneios
2012 Libertadores – eliminado nas oitavas 
2011 Copa Audi -  3º lugar
Recopa – campeão
Libertadores - eliminado nas oitavas
2010 Mundial -  3º lugar
Libertadores - campeão
2009  Sul-Americana - eliminado nas oitavas
Recopa – vice-campeão
Copa Suruga – campeão
2008 Sul-Americana – Campeão
Dubai Cup – campeão
2007 Recopa – Campeão
Libertadores – eliminado na fase de grupos
2006  Mundial – Campeão
Libertadores – Campeão
2005 Sul-Americana – eliminado nas quartas de final
2004 Sul-Americana – eliminado nas semifinais
2003 Sul-Americana – eliminado na fase de grupos
 
Em 2010, o final de ano ficou com marcado com a inesperada derrota para o Mazembe por 2 a 0 no Mundial. O resultado fez o time disputar o terceiro lugar com o Seongnam e, ao superar por 4 a 2, conquistar a medalha de bronze. Entretanto, só se credenciou porque conquistou o segundo título da Libertadores, ao vencer o Chivas na decisão.

Na temporada de 2009, o clube gaúcho só conquistou a Copa Suruga, no Japão, ao derrotar o Oita Trinita. Antes, ficou em segundo lugar da Recopa ao ser derrotado pela LDU. Na Copa Sul-Americana, foi eliminado pela Universidad de Chile.

Em 2008, o retrospecto internacional foi positivo. O Colorado começou o ano disputando a Dubai Cup, ficando com a taça ao vencer a Inter de Milão. No final do ano, ganhou a Sul-Americana, ao bater o Estudiantes. Em 2007, o clube ficou com a taça da Recopa, ao superar o Pachuca. Porém, acabou eliminado na fase de grupos da Libertadores.

O ano de 2006 é até hoje inesquecível para o torcedor colorado. Após levantar pela primeira vez a cobiçada Libertadores, ao vencer o São Paulo, os comandados de Abel Braga ainda foram além. Com o gol de Adriano Gabiru, os gaúchos venceram o Barcelona por 1 a 0 e ficaram com a taça do Mundial de Clubes.

Este caminho foi pavimentado pelas eliminações das Copas Sul-Americanas de 2004 e 2005, ambas para o Boca Juniors (semifinal e quartas de final, respectivamente). Em 2003, ano em que o clube voltou aos torneios do Conmebol, o time saiu na fase de grupos, onde só tinham times brasileiros (Santos e Flamengo compuseram a chave com os gaúchos).

Agora, Dunga e seus jogadores concentram as energias para tentar voltar a levantar uma taça de um torneio nacional. Na Copa do Brasil, que não vence desde 1992, ou o tão sonhado Brasileirão, distante do Beira-Rio desde 1979. Os torcedores esperam que tenha chegado a hora para retornar aos torneios continentais em 2014.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/internacional/noticia/2013/07/dez-anos-depois-inter-fica-fora-de-uma-disputa-de-titulo-internacional.html

Nenhum comentário: