quarta-feira, 31 de julho de 2013

'Não pise na escada': novos estádios criam modalidade de cartão amarelo

Construídos para casos de emergências, degraus estão servindo para levar jogadores à torcida nas comemorações de gol

Por Thiago de Lima Rio de Janeiro

"Não pise na escada". Não há placas com a mensagem no caminho que separa os jogadores da torcida na comemoração de um gol nas novas arenas do Brasil. Mas a proibição ao elo entre arquibancada e campo está num papel longe dos seis estádios reformados para a Copa do Mundo e das Confederações no país. A regra consta no ofício circular de número 17 da Comissão de Arbitragem da CBF, enviado em maio a todos os clubes dos campeonatos organizados pela entidade. A orientação passou a valer no início do mês, e a sua violação criou uma outra modalidade de punição para as competições nacionais: cartão amarelo para quem subir os degraus.

Desde que a norma passou a vigorar, ela já foi infringida por três jogadores: o rubro-negro Elias, no Flamengo 1 x 1 Botafogo, o alvirrubro Derley, em Náutico 3 x 0 Internacional, e o cruzeirense Vinícius Araújo por Cruzeiro 3 x 0 Náutico (veja no vídeo acima). O jogador celeste foi o único que escapou da punição do árbitro na ocasião, pela 7ª rodada do Brasileirão. Na última segunda-feira, o volante flamenguista reclamou publicamente do cartão que recebeu ao cair nos braços do povo após marcar no último minuto o gol de empate do clássico no Maracanã. Ele criticou o futebol nacional ao dizer que "está ficando chato" e usou como exemplo os campeonatos europeus, onde comemoração de atletas com os torcedores é habitual nos estádios, especialmente na Inglaterra. Mas na visão da comissão de arbitragem brasileira, o uso das escadas é visto como uma ameaça à segurança.

- É uma questão de risco para o jogador e o torcedor. Pode desencadear algum dano físico, algum acidente, é como se subisse num alambrado. Claro que tem a parte emotiva, de conseguir um êxito maior, mas é questão de precaução e prevenção e está na regra do jogo - explicou Antônio Pereira da Silva, presidente da Comissão de Arbitragem da CBF.

Elias comemoração gol Flamengo x Botafogo (Foto: Cezar Loureiro / Agência o Globo) 
Elias some no meio de jogadores e torcida durante a comemoração (Foto: Cezar Loureiro / Agência o Globo)
 
As escadas foram uma orientação da Fifa para servirem como rota de fuga do público em caso de emergência. O seu uso para comemorações ganhou um parágrafo dentro do item de número 12 do ofício de 17 páginas da CBF. O documento classifica o acesso ao público como "conduta antidesportiva" e compara a situação aos alambrados, que acumulam um histórico de acidentes nos estádios do país (relembre no vídeo ao lado a queda do alambrado durante Palmeiras 1 x 1 Corinthians, em Presidente Prudente, pelo Campeonato Paulista de 2009). Além disso, a confederação brasileira responsabiliza os clubes por orientar os jogadores a evitar ato de subir os degraus. Leonardo Gaciba, ex-árbitro da Fifa e comentarista de arbitragem da TV Globo, acredita que os consórcios que administram as novas arenas poderiam ajudar no isolamento do local e diz que, pela regra, não só o autor do gol deve ser punido.

- Não é só para ele (autor do gol). Pela lei, era para punir todo mundo que subisse. O raciocínio é o mesmo, subir dez toma dez cartões. Mas dar dez cartões ninguém dá (risos). Na hora da emoção é difícil ficar pensando, mas a lei é bem clara nisso. É uma providência que poderia ser tomada pelos estádios, usar cordinhas, um segurança contendo...
Oficio CBF (Foto: Reprodução) 
Veto às escadas consta no item 12 do ofício da CA-CBF, na página quatro do documento (Foto: Reprodução)
 
Pelas Séries A e B do Brasileiro, os seis estádios já foram utilizados em 16 jogos ao todo, e nesta rodada mais seis times voltam a campo nos reformados palcos: Fluminense x Cruzeiro e Botafogo x Vitória no Maracanã, além de Bahia x Flamengo na Fonte Nova. Apesar dos recentes casos de infração à norma, o presidente da comissão de arbitragem não teme que a comemoração junto à torcida vira um hábito nas novas arenas. Mas pediu um esforço para conscientização dos jogadores ao invés de tentar proteger as escadas com seguranças.

- Essas novas arenas têm esse aspecto, mas foram poucas (comemoração com a torcida). Três, né? É preciso controlar e educar, ter uma consciência coletiva. Não tem como mensurar que um agente vai ter o alcance para evitar essa questão - observou.

Maracanã, a exceção à regra

Todos os seis estádios já prontos para a Copa do Mundo têm as escadas que dão acesso ao campo. Mas o Maracanã tem um diferencial dos demais que o fez virar uma exceção à regra da CBF. Enquanto nas outras arenas as laterais dos gramados têm fossos ou arquibancadas mais altas, nas laterais do palco carioca a torcida fica no mesmo nível dos jogadores. Ali, degraus não são necessários e há apenas pequenos portões. Ou seja, não é preciso subir para chegar ao público, e foi o que Fred e muitos outros da Seleção fizeram na comemoração do primeiro gol da vitória por 3 a 0 sobre a Espanha, na final da Copa das Confederações (reveja no vídeo acima).

Se na prática não tem diferença, na teoria há. Questionado sobre o assunto, o presidente da comissão de arbitragem reconheceu que Fred não poderia ser punido com cartão amarelo pela comemoração. O ofício enviado aos clubes não previu essa possibilidade. Se não está escrito, os juízes ficarão reféns quando os jogadores forem para junto do público nas laterais do campo do Maracanã.

- Ele ali só se aproximou da mureta, não utilizou as escadas, não houve questão de subir. São questões a calhar - admitiu Antônio Pereira da Silva.

Montagem Estádios Maracanã Mané Garrincha Arena Pernambuco rampa campo (Foto: Editoria de Arte) 
Maracanã (topo) é o único estádio que tem a torcida no mesmo nível do gramado nas laterais. Arena Pernambuco (esq.) e Mané Garrincha (dir.) contam com escadas nos lados do campo. Mineirão, Castelão e Fonte Nova, além dos degraus, possuem um fosso separando o palco da torcida (Foto: Editoria de Arte)
 
  
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2013/07/nao-pise-na-escada-novos-estadios-criam-modalidade-de-cartao-amarelo.html

Nenhum comentário: