quarta-feira, 31 de julho de 2013

'Assombrada' por máfia russa, casa de Neymar pertence a famoso padeiro

Proprietário de rede de padarias é o dono da residência do brasileiro no bairro de Pedralbes. Criminosos eram donos de mansão vizinha ao craque

Por Cláudia Garcia, especial para o GLOBOESPORTE.COM Barcelona, Espanha

O bairro de Pedralbes está situado numa zona nobre de Barcelona. Seu mais recente morador é o atacante Neymar, contratado a peso de ouro pelo principal clube da cidade - e um dos maiores do mundo. Mas o craque brasileiro mal sabe que a poucos metros de sua residência, alugada de ao proprietário de uma famosa rede de padarias, encontra-se uma mansão "assombrada" pela máfia russa.

Cerca de 30 metros separam Neymar da mansão em forma de castelo. Até um ano e meio atrás, a casa era habitada por integrantes da máfia russa-georgiana. Curiosamente, o consulado da Rússia também se encontra na região. Mas as coincidências não param por aí.

Tariel Oniani é o nome do antigo proprietário da mansão. O chefe da máfia da Geórgia, atualmente preso na Espanha, comandava uma organização criminosa no país. De acordo com a imprensa espanhola, um dos elementos chave da organização era casado com Manana Giorgadze, secretária pessoal do antigo presidente do Barcelona, Joan Laporta.

Oniani residia na mansão, mas abandonou a casa de Pedralbes em 2005. Porém, em 2011, a residência voltou a ser ocupada por criminosos da máfia russa. Atualmente, ela está trancada pela polícia, mas até recebe visita de curiosos que passam na porta e tiram fotos.

Mosaico casa Neymar (Foto: Editoria de Arte)
 
Pouco a pouco os vizinhos vão se dando conta da presença do novo morador ilustre. Muitos não querem falar sobre Neymar, outros não ligam para o assunto e alguns dizem estar até proibidos. Foi o caso do instalador de antenas parabólicas que deixou a casa do craque na tarde da última terça-feira. O senhor, que provavelmente acabara de facilitar o acesso do craque à televisão internacional (e brasileira), disse não estar permitido para falar.

- Me pediram para manter sigilo - alegou.

Casa tem três andares, jardim, piscina, cinco quartos...


Neymar se instalou recentemente com a família numa residência de luxo de três andares com jardim, piscina, cinco quartos e até estátuas em mármore. A casa está localizada numa rua muito íngreme e, por isso, de difícil acesso. A mansão é vigiada por várias câmeras e pertence ao padeiro mais famoso de Barcelona, o proprietário da rede de padarias "Macxipan".

Lionel Messi também possui uma residência em Pedralbes, mas prefere morar em Castelldelfeis, perto da praia
 
Neymar é novo no bairro e ainda não teve tempo para se apresentar à vizinhança, mas o novo camisa 11 já sabe que mora do lado do dirigente do Barcelona, Sílvio Elías, e que as duas mansões em construção atrás de seu quarto pertencem aos filhos de Elías.

O zagueiro e capitão do Barcelona, Carles Puyol, também mora no bairro, mas ainda relativamente longe da casa de Neymar. Segundo Pedro Martos, responsável pelas obras nas futuras casas dos filhos de Elías, Lionel Messi também possui uma residência em Pedralbes, apesar de o craque morar em Castelldelfeis, perto da praia.

A presença de Neymar não deverá afetar a rotina do bairro - não em longo prazo. Ao menos essa é a opinião de uma de suas vizinhas, que passeava tranquilamente com o seu cachorro na rua que cruza a casa do atacante do Barça.


- Acho que não vou ter nenhum problema, apesar de morar aqui do lado, não acredito em concentração de fãs aí na porta, especialmente porque a casa fica nessa subida de difícil acesso - comentou.

Neymar estreia Barcelona (Foto: Reuters)Craque estreou pelo Barcelona na última terça-feira (Foto: Reuters)
 
Vizinhos são empresários em maioria
Preferindo não se identificar, ela ainda revelou que o bairro não é o preferido dos "boleiros".
- Eu sei que Neymar mora nessa casa, pois conheço o proprietário, mas é estranho ele ter escolhido esse bairro. Tem ótimas casas, é verdade, é um bairro de luxo, mas ocupado sobretudo por empresários, não tem tantos futebolistas. Os jogadores do Barcelona normalmente preferem morar fora da cidade, perto da praia, em Gavà ou Castelldefels. Mas Pedralbes também é uma boa escolha, pois fica perto da cidade e bem perto do estádio e do centro de treinos.

A nova mansão de Neymar, com vista para o Camp Nou, fica a cerca de dois quilômetros do estádio do Barcelona e a dez quilómetros de Sant Joan Despí, onde está situado o centro de treinamento do Barcelona. Em matéria de acessos, Neymar terá a vida facilitada.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/2013/07/assombrada-por-mafia-russa-casa-de-neymar-pertence-famoso-padeiro.html

Nenhum comentário: